Pular para o conteúdo principal

Amor de mãe independe do ventre

Depois de algum tempo sem confabular com vocês volto a escrever. No Dia das Mães não poderia deixar de abrir meu coração mais uma vez. Quero falar sobre o amor de mãe - não apenas daquela que carrega um bebê por meses no útero, mas daquelas que os carregam no útero da vida por todo o sempre desde o seu encontro com aquele ou aquele a quem tem como filho.

O desconhecimento de muitas pessoas sobre a intensidade possível do amor de uma mulher por um filho que não saiu do seu ventre ainda é muito grande. Não sei se por preconceito, por arrogância ou por medo. Sim. Preconceito, porque ainda tem muita gente que acha que quem pariu é que deve balançar o berço ou que sabe balançar o berço. Mas não falo do berço - cama. Falo da vida, do cuidar, do amar. Arrogância, provavelmente por achar que pode ser melhor que outras mulheres porque teve a capacidade de gerar em seu ventre. E medo, porque no fundo sabe que para amar não é necessário que o filho tenha o mesmo sangue, que se pareça fisicamente com você...

Foto no seu aniverário de 26 anos (em junho fará 29)

Meu filho Acácio - Cacá -  me foi trazido na mala por meu querido Roberto. Quando o conheci ele tinha 4 anos e meio e vivia a dor da separação dos pais há pouco mais de seis meses. Ainda como amiga de Roberto, procurei lhe dar carinho. Depois, como namorada, companheira e mulher do seu pai, amor da adolescência reencontrado na vida adulta, procurei lhe dar carinho, amor, educação, sins e nãos mesmo sem ele ter sido gerado dentro de mim.  Algumas amigas me sugeriam evitar ser mãe e ser apenas amiga. "Não se desgaste", recomendavam, quando me preocupava com seu rendimento na escola.  Mas não sei amar pela metade. Não podia ter uma criança ao meu lado e não buscar contribuir para o seu crescimento espiritual, moral e intelectual.

Tivemos conflitos como qualquer mãe e filho. Creio termos carinho, amor e respeito do mesmo jeito que mãe e filho biológico. Até a sua mãe biológica, Isa (que retornou ao plano espiritual há pouco mais de quatro anos), percebeu que o meu amor e o meu cuidado não o roubaria dela e me permitiu ser a segunda mãe quando ele entrava na adolescência. Nossos cuidados se complementavam.

É certo que sofri e chorei muito por não terem vindo irmãos para Acácio. Mudanças na natureza impossibilitaram esse sonho. A maternidade via adoção não foi concretizada porque é preciso dois "quereres" - de uma mãe e de um pai. E Roberto, por desconhecimento, preconceito e medo, nunca quis. Não desisti do sonho de uma família com três filhos. Por acreditar em reencarnação, ambos, assumimos um compromisso para um futuro vindouro.


Além de Cacá dedico meu amor de mãe a dois dos meus sobrinhos. Amo a todos os 26 filhos das minhas irmãs e irmãos, mas as circunstâncias me fizeram dedicar atenção especial, em muitos momentos, a Val e Junior. Sei, e eles sabem, que são filhos biológicos de minha irmã Mirian e meus filhos do coração e da minha irmã Aparecida. Amamos, cuidamos, perdemos noite, repreendemos, estimulamos ... amamos um amor de mãe.

Hoje, Dia das Mães, grito ao mundo o meu orgulho de ser mãe emprestada ou mãe nº 2 ou madastra, ou tia-mãe. Parabenizo a todas as mães que tem filhos do coração, seja a forma que foi o acolhimento.  Parabéns também às mães biológicas e aos pais que criam sozinhos seus filhos, assumindo funções de mãe.

Sei que todos os dias são das mães, dos pais e dos filhos. Mas lembro a todas as mães que amar é também saber dizer não. Que Deus lhes (me) dê sabedoria para saber o momento das permissões e das negações. Quando nossos filhos crescem sabendo a importância do sim e do não, tem mais chance de serem pessoas melhores e de contribuírem para um mundo de paz.

Comentários

  1. Que lindo minha querida!
    TOdos eles são privilegiados,em especial o Acácio Araújo,porque você o ensinou direitinho o verdadeiro sentido de ser humano, criação divina e hoje ele adulto,é uma prova que o amor com razão é o melhor caminho!
    Xeiro bemmmmmmmmmmmmmmmmm grandãooooooooooooooooooo sua linda!
    Amo você,hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns gatona pelo seu dia bjokas no coração

    ResponderExcluir
  3. parabéns, mamãe Vanda Amorim pois eu sendo mais velha também foi minha mãe no momento em que mais precisei. Amo vc do fundo do meu coração. bjão

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Maninha. Sempre disse que você é um ser especial. Acompanhei boa parte de sua caminhada, e posso dizer com a toda a certeza, que és Mãe. Deus a abençoe sempre

    ResponderExcluir
  5. Feliz dia das mães, Vandinhaaaaaaaaaa! =]

    ResponderExcluir
  6. Excelente e verdadeiro texto!!! Adorei. Cheiro, Vanda querida!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere