Pular para o conteúdo principal

Personalidade-legenda: todos nós temos uma e não sabemos

Durante a leitura do livro "A vida continua...", ditada pelo espírito André Luiz ao saudoso Chico Xavier, deparei-me com um trecho que chamou a minha atenção mais especialmente (capítulo 23, pág.186):
" (...) nossos irmãos atrelados ao desespero e à revolta encontram razões para censurar-nos, sempre que preferimos desempenhar na Terra a função  de personalidades-legendas".

Minha curiosidade foi aguçada. Afinal, o que era (ou o que é) uma personalidade-legenda? Logo mais à frente veio a explicação.

 " Muitas vezes somos no mundo titulares desses ou daqueles encargos sem que venhamos a executá-los de modo efetivo. Costumamos ser maridos-legendas, pais-legendas, filhos-legendas, administradores-legendas. Usamos  rótulos sem atender às obrigações que eles nos indicam."

Na hora lembrei de uma das primeiras palestras que ouvi de Newton Simões no Instituto Espírita Boa Nova, onde ele falou que costumávamos usar máscaras: tínhamos uma máscara para a família, para os amigos, para o trabalho... e, muitas vezes, para nós mesmos. Mas achei a personalidade-legenda um tema ainda mais profundo que a máscara. Não tinha como não refletir e depois confabular aqui com vocês.

Será que estou adotando muitas personalidades-legendas? Será que tenho executado de modo efetivo os encargos que assumi nesta encarnação?

O primeiro foi o de filha, seguido do de irmã de muitos irmãos (16), no núcleo mais importante da sociedade, que é a família. Será que exerço em plenitude essas funções ou terei negligenciado esse papel em muitos momentos, priorizando outras coisas?

Precisamos nos manter firmes nos caminhos que escolhemos
Depois veio o papel de aluna e amiga. Soubera aprender e apreender tudo o que me fora passado pelos professores (que tive sorte de tê-los dedicados), aproveitar as oportunidades que me foram dadas pela vida e por meus pais?

Mais adulta, tenho o encargo de ser jornalista profissional, atualmente no desempenho de assessoria de imprensa. Será que cumpro com minhas obrigações? Será que me empenho para alcançar resultados com eficiência e eficácia?

E  papéis tão importantes como o de filha e irmã desempenho no meu novo núcleo familiar: esposa e mãe (emprestada). Será que tenho sido mulher companheira, amiga? Será que, mesmo sem ter parido, dedico amor ao meu filho como se biológico fosse?

Confesso que fiquei encucada. Não quero ser filha-legenda, irmã-legenda, amiga-legenda, profissonal-legenda, esposa-legenda ou mãe-legenda. Se tenho sido, peço desculpas e me disponho a ficar mais atenta aos papéis que aceitei assumir. Afinal, por mais difícil que seja, precisamos nos manter firmes nos caminhos que escolhemos.

E você? Será que tem adotado alguma ou muitas personalidades-legendas? Confabule comigo.

Comentários

  1. Algumas pessoas tem se queixado que não conseguem postar comentários. Se for o seu caso, para ajudar vou destrinchar as opções do Comentar como, logo abaixo.
    A primeira opção é para quem tem conta no google - este pode ser gmail ou blogspot ou outro cadastro do google.
    Para o LiveJournal, Wordpress ou Typepad também tem que digitar seu endereço desses sites.
    O AIM é da Aol. Se não se enquadra, pule essas opções e também o OpenID.
    Se você tem algum site ou blog, pode comentar com a opção NOME/URL (endereço da WEB). MAs, se também não é o seu caso, entre como ANÔNIMO. Só lhe peço que assine o comentário e, se possível,mas deixe seu email, para que você possa receber minha resposta caso não acesse de novo o Foquilha.
    AGora aguardo seu comentário nas minhas confabulações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere