Pular para o conteúdo principal

O privilégio de ter moral com Jesus


A vida tem seus mistérios. A espiritualidade tem seus mistérios. Muitos de nós tem curiosidade de saber como funcionam as coisas após a morte. Muitos de nós sabe o que espíritos desencarnados se dispõem a contar.

Todos nós temos o nosso "anjo da guarda". Os mediuns tem os seus mentores. Os católicos tem os santos, o Espírito Santo; alguns deles, Nossa Senhora (Maria, mãe Jesus) e o próprio Jesus como orientadores.

Minha tia Nenem, o anjo que subiu ao céu há dois dias, católica praticante e de fé extrema, sempre dialogou com Jesus. Quando fez sua primeira cirurgia grave, em que tinha menos de 10% de sair com vida do centro cirúrgico, assim agiu - mesmo contra a vontade do marido e filhos - dizendo ter conversado com Jesus e dito a ele que estava pronta: para partir ou para ficar.

Tia Nenen sempre se questionava porque Jesus ia deixando ela ficar e qual era a sua missão.

Mas, voltando aos mistérios: ela sempre sonhava em reunir de novo os filhos. Nem sempre era possível porque moravam (meus primos) em regiões diferentes da Bahia (uma no Oeste, outro no Sul e outro no Nordeste), enquanto ela estava em Sergipe. Sempre sonhava em reunir os amigos, os sobrinhos (filhos emprestados que amou intensamente) e, principalmente, seus irmãos. Isso era mais difícil ainda. Cada um em um lugar diferente, cada um envolvido demais com suas próprias vidas, seus trabalhos... Só os via separadamente, ou em pequenos grupos. Além disso tinha a saudade permanente daqueles que partiram antes: seus pais Zezinho e Dominicia, sua filha Tina, seu sobrinho Nenen (Atenágora)...

Pois não é que, ao meu ver, a danada tinha mesmo moral com Jesus?!?! Como ela tinha essa intimidade com ele e chegou sua hora de partir, deixando-nos momentaneamente, conseguiu apoio para que sua viagem acontecesse, possibilitando que, no dia do seu aniversário muitos se reunissem em sua homenagem, mesmo que em um funeral.Danada mesmo esse anjo - Tia Nenen.

Nós, que nunca arranjavámos tempo pra um grande encontro, largamos tudo e, de diversos pontos, de Pernambuco e da Bahia, nos dirigimos para Aracaju, onde ela foi sepultada. Ali estava seu amado Abel, Tinho, Bany e Caca (filhos), Plínio (neto-filho), Nicinha (sua irmã querida) e suas filhas Tata, Danda (eu), Aninha e Cida, e os genros de Nicinha Antão e Roberto (meu marido), Dila e Dô (filhos de sua irmã Têca), suas noras Zélia e Rosinha, e a neta Manuela.

Não senti tristeza, até por saber que ela vinha se preparando para partir. Senti uma grande paz e não pude deixar de achar graça da sua estratégia: seu aniversário foi lembrado por todos aqui e, se lhe foi permitido (como acredito, pois ela era um anjo), também comemorado do "outro lado", recebida com amor pelos que foram antes e já citei acima.

Para o marido, filhos e pra sua irmã a dor da separação ficará presente por tempo indeterminado. Para mim, apenas a saudade e a honra de ter tido a oportunidade de ser alguém com quem Tia Nenen gostava de conversar, inclusive para desmistificar sobre o espiritismo. Sempre vou sorrir ao lembrar e ouvir sua voz entusiasmada dizendo: " Danda! Que maravilha". Tia Nenen, mesmo com os contratempos dos quais quase ninguém escapa, sempre celebrou a vida.

Como ela, quero estar de malas prontas quando chegar minha hora de seguir. Também quero ficar mais vigilante para não deixar de ver e demonstrar meu amor por falta de tempo. E você, tem preparado sua mala dia a dia? Confabule comigo.

Comentários

  1. Como você irmã amada, também senti muita paz na despedida provisória. Apesar da saudade, uma alegria que muitos não entenderiam se eu falasse, permeava meu coração e minha alma. Tia Neném, esta Alma querida, prosseguiu no planeta Terra - educandário sublime, sem desanimar nos dias de prova e dor justificando “a moral com Jesus”. Poucos têm o privilégio de comemorar seu aniversário em duas dimensões ao mesmo tempo. Em determinados momentos sentia o seu sorriso de contentamento por reunir parte da sobrinhada que tanto ama.

    Também não fiquei triste, ao contrário imaginava o reencontro dela com Vovó, Vovô e Tina. Até arrisquei interiormente ouvi-la falar ao chegar e ser recebida pelos seus amores que foram antes: “Pois não é que Tata tem razão, estou viva e com a minha amada filha”.

    Semana passada ao falar com ela por telefone, com uma voz muito fraquinha me perguntou: Tata será que vou mesmo encontrar mamãe, papai e Tina? E completou, minha amada sobrinha creio que não lhe verei mais, pelo menos aqui. Então nossa conversa foi realmente de despedida, de carinhosas palavras de amor, agradecimentos e conforto. Continuava afirmando que estava pronta para atender o chamado de Jesus, mas, que fosse sempre feita a vontade Dele.

    A este ser de Luz agradeço por fazer parte da minha vida desde a infância como tia, irmã, amiga. Para ela minha eterna saudade e o desejo de paz e muitas bênçãos, agora do outro lado da vida.


    Para você irmãzinha querida beijos de muito amor e luz.

    Fátima Amorim

    ResponderExcluir
  2. Kátia Luciana(lu)

    Como é interessante o ponto de vista de cada um de nós.
    Mais juro que apesar de não ter vivido tão intensamente ao lado de tia nenem como você danda e você minha amada mainha tata,não deixei de imaginar se quer um segundo a passagem dela deste mundo para o plano superior,onde ela certamente reencontraria os amores que chegaram por lá antes dela.
    Não deixei também de refletir sobre todas as coisas boas que ela sempre fez questão de ensinar a cada um de nós.
    Ela sempre tão sábia,doce,compreensiva e antes de tudo com visão além do que cada um um costumamos ver.
    E refletindo sobre uma de nossas conversas,percebi que eu sou muito falha e que por mais que eu me esforce pra ser uma pessoa do bem,e ajudar ao meu próximo, eu não acredito em mim mesma enquanto obra divina capaz de transformar a vida das pessoas que sofrem fisico e espiritualmente com o dom que Deus me deu,a mediunidade.
    Porque foi isso que ela me falou quando vania(ania) estava em um leito de dor.
    Ela, mais que eu, acreditava no dom de cura vindo das minhas mãos com ajuda dos nossos amigos superiores obvio!
    Certamente ela, nossa tia nenen,deve estar se sentindo leve,porque de tantas responsabilidades atribuidas pelo nosso pai criador,ela conseguiu ser exemplo de espirito do bem para cada uma das pessoas que com ela conviveu.
    Realmente fomos privilégiados!
    Não poderia deixar de encerrar minha participação aqui sem agradecer a Deus o privilégio de tanta gente maravilhosa em minha vida.
    A você Danda e mainha tata, um beijão do coração cheinho de gratidão e amor intenso.

    ResponderExcluir
  3. Como é interessante o ponto de vista de cada um de nós.
    Mais juro que apesar de não ter vivido tão intensamente ao lado de tia nenem como você danda e você minha amada mainha tata,não deixei de imaginar se quer um segundo a passagem dela deste mundo para o plano superior,onde ela certamente reencontraria os amores que chegaram por lá antes dela.
    Não deixei também de refletir sobre todas as coisas boas que ela sempre fez questão de ensinar a cada um de nós.
    Ela sempre tão sábia,doce,compreensiva e antes de tudo com visão além do que cada um um costumamos ver.
    E refletindo sobre uma de nossas conversas,percebi que eu sou muito falha e que por mais que eu me esforce pra ser uma pessoa do bem,e ajudar ao meu próximo, eu não acredito em mim mesma enquanto obra divina capaz de transformar a vida das pessoas que sofrem fisico e espiritualmente com o dom que Deus me deu,a mediunidade.
    Porque foi isso que ela me falou quando vania(ania) estava em um leito de dor.
    Ela, mais que eu, acreditava no dom de cura vindo das minhas mãos com ajuda dos nossos amigos superiores obvio!
    Certamente ela, nossa tia nenen,deve estar se sentindo leve,porque de tantas responsabilidades atribuidas pelo nosso pai criador,ela conseguiu ser exemplo de espirito do bem para cada uma das pessoas que com ela conviveu.
    Realmente fomos privilégiados!
    Não poderia deixar de encerrar minha participação aqui sem agradecer a Deus o privilégio de tanta gente maravilhosa em minha vida.
    A você Danda e mainha tata, um beijão do coração cheinho de gratidão e amor intenso.

    ResponderExcluir
  4. Maria da Vitória amorim23 de maio de 2010 às 17:58

    Meninas, tanto ou um pouco mais do que vocês Tia Nenen foi para mim no princípio da minha adolescência a responsável por todas as respostas e curiosas perguntas que lhe fazia.
    Tata deve lembrar quando ainda crianças Tia nenem ia para nosa casa, lá nos galpão e numa pequena vitrola que papai tinha na sua oficina, junto com uma amiga, que agora me foge o nome, demos nossos primeiros passos para cantar, dançar...
    Quando teve inicio sua paquera com Abel, e depois casados, como ele viajava muito íamos eu, Niltinho passar dias, semana, e uma música que até hoje me acompanha, e que em uma das suas últimas visita aqui em |Recife, relembramos música de Vicente Celestino "Disse um campônio a sua amada, minha idolatrada diga o que queres, por ti vou matar e vou roubar..." e vocês não sabem 4ª ou 5ª feira passada, estou deitada assistindo JÔ e um ator está fazendo um show com músicas de Vicente Celestino e cantou esta música, e como me emocionei...
    Bem assim foi Titia, feliz, cantora, atriz, orientadora, psicologa e mentora.
    Quantas confissões lhe fiz, quanto rimos de momentos intimos de nossas vidas quando contavamos uma para outra.
    Pois é tenho ela como Tata frisou tia, irmã, amiga.
    E ela, podem ter certeza, já se encontrou com suas pessoas amadas.
    Quando Dilas, me ligou falando do seu falecimento, foi incrivel, senti uma grande palpitação de alegria no peito e ao falar logo depois com mamãe, falei"TÊm pessoas que partem para unir" e assim foi, senti não estar neste reencontro. no entanto meu coração e espírito estavam junto a vocês.
    Me sinto feliz por ter como prêmio o calor e a sabedoria de pessoas como você Vanda que já fomos mãe uma da outra, filha uma da outra e eternas irmãs e amigas. Como também todos os meus queridos irmãos, nos quais sempre tive presente de uma forma ou de outra.
    Sinto no meu coração uma força estranha que mesmo no silêncio da ausência os sinto perto de mim.
    O exemplo deste ANJO que nos deixou para viver em outro plano nos deixou um grande legado de perseverança, força e como diz Vanda o privilegio de ter moral com Jesus, irmã e que moral, quando das vezes que veio por aqui estavamos em um aniversário na casa Tio Manezinho e que fazia anos que não se falavam, liguei para falar com ela e disse que tinha um presente para ela e como vi meu tio feliz, que bom que partiu e deu tempo de se reconciliar com seu irmãozinho.
    Esta minha Tia era realmente uma grande encomenda feita por Deus para passar por nós aqui na terra.
    Beijos minha querida tia e que no nosso reencontro possamos ter a sabedoria que nos foi dada.
    Para vocês maninhas um especial abraço e que não paremos por aqui com esta força espiritual que nos envolve e nos faz tão bem.
    Um grande beijo no coração de todas.
    Vitória (Toca)

    ResponderExcluir
  5. Como sempre ñ sou muito de expressar meus sentimentos, mais fiquei muito triste por ñ ter ido me despedi de titia, motivo ñ encontrei passagem para ir e voltar no mesmo dia. Mais sei que de onde ela estiver esta vendo meus sentimentos, fiquei o dia todo em função dela, rezando e desejando uma boa partida e um bom aniversário ao lado de Jesus a qual ela sempre amou e nos davam seu testemunho.
    Lembro que ao vi aqui em minha casa em São Paulo (tive esse privilegio)conversams muito e me deu muito dengo a mim e as minhas filhas que até hoje elas lembram dela da sua meiguice chamando todos de minha lindinha.
    Quando estive muito doente recebi um telefonema dela falando palavras lindas tive o o privilegio de ter pessoas sabias ao meu lado. Minha tia amada um dia estaremos juntas novamente. a você Vanda só tenho que agradece a Deus por ter você sempre ao meu lado.
    As minhas outras irmãs amo muito vcs tb

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere