Pular para o conteúdo principal

Falta de indignação

Preciso me programar para assistir a comédia O Indignado, onde o ator Frank Menezes interpreta texto de Cláudio Simões e Djaman Barbosa, sob a direção de Fernando Guerreiro. Aliás, pelo que li nas reportagens de divulgação, não apenas eu, mas todos os baianos deveriam se programar para ver e ouvir O Indignado. Quem sabe, através da comédia, poderemos perceber como estamos passivos diante da vida. Aceitamos tudo, nos conformamos com tudo. "Tudo é normal"," é assim mesmo", "pelos menos isso"... Cadê nossa indignação?
Como confabulei anteriormente, pagamos impostos caros, de primeiríssima e nos conformamos com serviços públicos de terceira. Nos indignamos com a violência, mas só em determinados casos que ganham a atenção da mídia, como o do assassinato da menina Isabela Nardone. Mas ficamos passivos quando alguém é assaltado sob as nossas vistas ou com tantas crianças que morrem por falta de assistência porque seus pais, sem formação e sem emprego, não têm como pagar um plano de saúde.
Salvador ontem praticamente parou, principalmente em seu miolo (Centro), por causa da chuva. As ruas ficaram alagadas porque a rede de drenagem de águas pluviais praticamente inexiste na cidade e nas áreas em que tem o lixo jogado pelos mal educados - seja pobre ou rico -obstrui. Claro que São Pedro despejou bastante água sobre nossas cabeças.
Quando estávamos fazendo reforma da casa onde moramos, o pedreiro insistia - e convencia meu marido - que não era necessário impermeabilizar a base onde seria erguida uma nova parede. " Você acha que quando essa casa foi construída teve impermeabilização?", me questionavam. Respondi, à época, que certamente não, mas que não devíamos repetir o erro. A casa agora era nossa e tínhamos que fazer a coisa certa sob risco de sofrer as consequências com paredes úmidas. Bati pé e bati boca, mas fiz com que a impermeabilização prévia acontecesse.
Creio que está faltando em nós o sentimento de posse. Moramos na cidade, pagamos impostos e serviços públicos caros; portanto, precisamos exigir dos governantes que façam a coisa certa e exigir de nós a mesma coisa. Cobrar que os impostos sejam revertidos em infra-estrutura social, não jogar lixo na rua e ser solidário com o próximo ( claro que não devemos bancar os heróis e colocar em risco a vida dos outros e a nossa) já é um bom começo.
Vamos nos indignar, gente! Vamos acordar para a vida. Vamos parar de olhar aquele que tem coragem de se indignar como se fosse um ET, um inconveniente. Juntos, somos fortes. Individualmente não somos nada.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere