Pular para o conteúdo principal

Assessor de imprensa faz jornalismo, sim senhor.

O jornalista colombiano Javier Dario Restrepo, especialista em ética, ganhador do Prêmio Latino -americano de ética jornalística, ( outorgado pelo Centro Latino de Periodismo e Universidade Internacional da Flérica, em 1997), autor de vários livros sobre o tema e fundador da Comissão de Ética do Circulo de Jornalistas de Bogotá, diz em entrevista na revista Imprensa de setembro, que:


" o jornalismo é essencialmente público. Somos jornalistas para toda a
sociedade. A informação tem sua razão de ser. A sociedade, para ser livre, precisa conhecer a realidade. Há uma conexão muito estreita entre conhecimento jornalístico e liberdade. É a condição de liberdade que dá ao jornalismo toda a sua dignidade. O jornalista deve estar a serviço de toda a sociedade, não de uma parte. Quando o jornalista se coloca a serviço de uma empresa, recorta seu campo de ação e sua
dignidade. Se torna um propagandista. E a propaganda, por sua própria natureza, é a visão parcial da realidade. Jornalismo é a visão integral de toda realidade. O jornalista se degrada quando deixa estar serviço de todos e se coloca a serviço de uma empresa, um governo, partido político ou religião."
Continuo discordando de quem tem esse ponto de vista. Já há algum tempo muitos jornalistas, como eu, têm questionado se o seu trabalho e de tantos outros colegas em redações - rádio, televisão, jornal ou internet - está realmente a serviço da sociedade. Em muitos casos estão a serviço dos interesses do patrão. Ou a serviço da fofoca, seja ela política, artística ou outra. Exemplo: a cobertura dos poderes legislativos por parte dos jornais se limitam às questões políticas - e muitas politiqueiras. Poucas vezes são divulgados projetos de interesse da sociedade apresentados por deputados ou vereadores. A informação é sempre produzida e encaminhada como release para as redações, para que sirvam, ao menos, como pauta. A poucas questões é dada atenção.


Quem continua a pensar como o colega colombiano nunca pisou em uma assessoria de comunicação e não sabe como é feito o trabalho. O AI é um jornalista com multi funções - é pauteiro, chefe de reportagem, repórter, redator e editor. Tem que colher informação, cobrir eventos, sugerir pautas aos jornais, entrevistar não apenas o assessorado mais pessoas que participam dos eventos, atender os colegas das redações.... E isso não é fazer jornalismo?


Bom, pensando bem, é mais do que fazer jornalismo... é fazer comunicação. E que tem que ser bem feita, senão a sociedade pode ficar sem saber coisas que são do seu interesse, mas os donos dos veiculos de comunicação não deixam ser publicadas por interesse político, econômico ou picuinha pessoal. Os milhares de jornalistas que, como eu, fazem assessoria de imprensa, sabem muito bem o que digo. Milhares que estão em redações, também.


Tá mais é na hora de acabar com esse purismo e concentrarmos todas as nossas energias para lutarmos pela inclusão de Assessor de Imprensa como uma das funções do jornalista na lei que regulamenta nossa profissão. Enquanto isso não acontece, trabalhamos por cinco e ganhamos por, no máximo, um. Você pensa o quê? Você sugere o quê?

Comentários

  1. Não sou jornalista... quer dizer... não me formei jornalista. Mas, por ter pai jornalista, tenho no sangue o amor pelas notícias e os ventres mentais por onde elas são colhidas, gestadas, pesadas, preparadas, pois ser jornalista é também uma tarefa de altíssima responsabilidade. O assessor de imprensa é alguém imprescindível para aquele que de alguma forma vai gerar notícia. O empresário, o administrador, enfim, aquele que tem de lidar com a informação para o público tem no AI um elemento sine qua non, dada a experiência e a noção da forma pela qual se deve propagar idéias e acontecimentos. Jogar um evento qualquer em jornais, de maneira impensada, é o mesmo que dirigir um carro irresponsavelmente. Não se chega a lugar nenhum ou, quando muito, chega-se aos piores lugares. Pode-se dizer tudo, mas não se deve dizer tudo de qualquer maneira. Aí está o valor inestimável de um Assessor de Imprensa.
    Érico Penna

    ResponderExcluir
  2. Como é bom ter pessoas que reconhecem o valor do Assessor de Imprensa. Valeu, Érico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere