Pular para o conteúdo principal

O Filho de Jesus


O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas.


Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas...


Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madalena, tendo um filho com ela.

Agora, Slavisa Pesci, um especialista em informática e estudioso amador, afirma que a superposição de "A Última Ceia", com sua imagem espelhada, cria uma imagem contendo uma figura que parece um cavaleiro templário e outra pessoa segurando um bebê. Pesci disse a jornalistas que percebeu isso por acidente e garante que, a partir de alguns detalhes, pode provar que não está falando de coincidência, mas sobre cálculos precisos.

Na versão sobreposta, uma figura à esquerda de Cristo parece segurar um bebê nos braços, disse Pesci, mas ele não faz sugestões de que a criança possa ser filha de Cristo. Judas, que no quadro é mostrado à direita de Cristo, aparece em um espaço vazio no lado esquerdo na imagem sobreposta.

E Pesci também sugere que a versão sobreposta mostra um cálice diante de Cristo e ilustra quando Ele abençoou o pão e o vinho na ceia com seus apóstolos. O quadro original de Da Vinci mostra Cristo quando ele prevê que um entre seus apóstolos irá traí-lo.


Essa nova teoria deve ter deixado o Vaticano em polvorosa. Imagine que, além de Madalena ser mulher de Jesus, ainda teria um filho com ele? Bem, isso o livro o Código da Vinci já diz. No Instituto Espírita Boa Nova o coordenador Newton Simões tem abordado com frequência essa questão. E, se formos deixar a paixão religiosa de lado, veremos que o normal, àquela época, teria sido que Jesus fosse um homem casado. Afinal, tinha 33 anos. Entre os argumentos apresentados por Newton tem o de que, em uma época onde as mulheres não tinham realmente vez, os homens, principalmente os nobres, não deixariam suas mulheres andando pela rua com um homem solteiro. Os machistas de carteirinha podem entender bem isso.


De concreto, dentro de minha consciência, tenho o seguinte: Jesus Cristo foi e continua sendo um grande líder. Se foi casado e teve filhos, ou não, não faz diferença na admiração que tenho por ele. Bastam-me os ensinamentos por ele deixados. Demais, é só briga de religiões.

Comentários

  1. Ontem no canal Discovery Channel foi exibido um documetário onde arqueólogos forenses descobriram o que parece ser a tumba da família de Jesus, sendo que encontraram ossários com o nome de José, de Maria, dos irmãos de Jesus, Tiago e Jose, e de outra mulher que pelo que tudo indica foi Maria Madalena. Como o DNA de Jesus não combina com o DNA de Maria Madalena, descartando o parentesco, os dois só poderiam estar na mesma tumba se fossem marido e mulher. O mais surpreendente é que encontraram uma ossada de uma criança de nome Judá, sendo que no ossário tinha a descrição Judá, filho de Jesus. Mais esses dados estão todos sendo estudados, mas como você mesmo disse, a condição de Jesus ter sido ou não casado, e ter ou não um filho, não diminui em nada a minha admiração com ele. Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Não ha chances alguma de Jesus Cristo ter tido um filho com Maria Madalena, simplesmente pelo fato de que ele era de uma cultura na qual apenas podería se casar após aos trinta anos de idade. Como protestante, cristão admiro o homem mais sábio que pisou no solo da existência. Um grande homem intelectualmente que se fez pequeno, para fazer dos pequenos, grandes homens. A luz para minha fé é a palavra de Deus, ou seja, a bíblia, se nela não cita relatos como esse então não acredito, pois minha fé é firmada no Salvador. Porém, respeito pensamentos e opiniões de outros seres pensantes e racionais...

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, na religião judaica somente um homem casado pode ser rabino. Portanto, tendo sido ele rabino tinha que ser casado. Simples assim...

    ResponderExcluir
  4. é incrivel como as pessoas quando se deparam com algo novo discutem e apoiam. o questionamento que o filme fez foi grande ( o código da vinci) mas se as pessoas acreditassem mais na igreja e não em um filme ou livro que mostra de uma forma errada de como foi a relação de Jesus com Maria Madalena.
    é muito dificil provar que tudo o que o livro aborda é verídico pois não se tem muito conhecimento histórico sobre jesus pois tudo o que se tem está escrito na bíblia e não há nenhum vestígio de que Jesus tenha tido um relacionamento com Maria Madalena ou com qualquer outra pessoa.

    ResponderExcluir
  5. se na biblia a historia de Jesus pula dos doze anos para os trinta e tres muita coisa deixou de ser citada... pode ter ocorrido varias coisas nesse meio tempo... e se por acaso Jesus se casou e teve filhos mesmo vc por acaso deixaria de admira-lo só por causa disso!!!

    ResponderExcluir
  6. Não deixaria de adnirar Jesus se ele tivesse casado etivesse filhos. O vejo como um mestre, um grande líder.

    ResponderExcluir
  7. infelizmente a Bíblia foi muito modificada e deixou muitos evangelhos de fora.

    ResponderExcluir
  8. Acho muito simples as coisas, se Jesus casou ou não, isso não muda o que ele foi, é, e será, se isso for provado o que mudará será o poder que a igreja católica tem sobre o povo e que vem caindo com o passar dos séculos, muitas coisas foram manipuladas, omissas e excluidas do que hoje conhecemos como biblia, a história esta ai, e so ler, estudar, experimentar, cristo é mais do que impressos, infelizmente a ganância humana e tão antiga quanto a propria história, e a liberdade e a justiça que queimou no peito de cristo ainda queima nos corações de quem entendeu sua menssagem.

    ResponderExcluir
  9. É incrível que existam tantas pessoas, ainda hoje, preocupadas em afirmar fatos sem comprovações científicas respeito muito a fé destas pessoas, porém temos que admitir que até hoje ninguém sabe ao certo quem escreveu e nem o por que a bíblia foi escrita, pode até ser um livro de um mito. Temos a certeza que muitos fatos que não aconteceram, pois não tem nada que os comprove, fazem ou fizeram parte da história do mundo são ensinadas nas escolas por puro interesse político ou similar. Muitos reis mandaram escrever a historia como ficaria melhor para eles e seus comparsas os próprios meses do ano foram escolhidos assim. Muitas das leis foram e são criadas por conveniência. Será que a historia contada na bíblia é o que nos é mostrada e a interpretação da bíblia?Quem consegue realmente saber o que querem dizer aquelas palavras. Tenhamos fé em Deus não importa o credo ou a religião, acreditemos no amor de cristo por toda a humanidade, mas por que não questionar algumas coisas, do tipo: sabemos que os padres, arcebispos, bispos e até os papas sempre estiveram através do tempo, sendo o poder ou muito próximos de quem estivesse no poder e por que a miséria humana só cresce o descaso com quem tem tão pouco, aumentou tanto e as guerras e as cruzadas, dizimados aos olhos a igreja?Por que não usou sua força para que estas coisas não acontecessem?Eu espero que cristo tenha tido dias felizes, casado ou não com filho ou não com homem ou mulher, não diminui em nada o Grande Homem que foi. De uma coisa tenho certeza, dias difíceis ele teve. Antes de afirmar coisas vamos ler mais.

    ResponderExcluir
  10. Eu na realidade tenho muita fé em Cristo,em Deus,acredito tbm que ele possa ter se casado e ter tido filhos,álias vendo pelo lado científico ele era humano,e pelo lado espiritual ele tinha o dever de deixar sua semente,oque acontece como muitos de nós sabemos é que Constantino é quem refez a bíblia, e não visando o celestial e sim a política,na época existia muitos confrontos religiosos,por isso então ele resolveu unificar religiões para não perder o seu reinado,existia assim como hoje muitas religiões cada uma sendo a verdadeira de Cristo e Deus,se é que me entende vou te dar um ex:Constantino de dez religiões fez uma,e assim nasceu o Cristianismo e por isso até hoje existi a igreja católica,que tanto lutou,tantou derramou sangue humano para se dizer a verdadeira igreja de Deus,sabemos que os templários lutavam para defender os preceitos católicos,mas no fundo de toda essa proteção oque eles defendiam eram a descendência de Jesus,e quando a igreja católica descobriu,mandou dízimar á todos,alguns conseguiram salvar-se mas não duraram muito tempo,e infelizmente hoje poucos pessoas sabem desse segredo, e onde está esse segredo.
    Bom vou terminar por aqui,se alguém quiser falar á respeito me mande um e-mail que responderei á todos.l

    ResponderExcluir
  11. Os quatro evangelhos relatam a vida de Jesus desde o nascimento até sua morte e eu tenho a Biblia Sagrada como regra de Fé.
    Então não acredito nesta que Jesus Cristo teve um filho, pois senão seria relatado nos quatro evangelhos, pois a Biblia em um todo não mostra somente o que os Profetas fizeram de bom, mas a sua vida num todo, incluindo os maus passos dados como por exemplo no Antigo Testamento, os adultérios comentidos, e mostra também o preço que cada um pagou pelo pecado cometido.
    Resumindo no que eu acredito Jesus Cristo não teve nenhum filho com Maria Madalena e nem outra mulher.

    Maxwilsson Carvalho
    maxdecarvalho10@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Os quatro evangelhos é o que sobrou depois de uma condensação ds demais envagelhos. Caso tenha interesse para saber mais, sugiro a leitura do livro CristianismoX Espiritismo, de Leon Denis. Um livro pequeno, de uma leitura interessante.

    ResponderExcluir
  13. pois acho totalmente estranho tantas hipóteses erradas sobre o nosso cristo.Deus não enviaria seu filho para a simples missão de ser casado, pois isto já é banal no meio de nós .Cristo sofreu para justificar os homens.Até Isaías fala-nos bem disso e não cita nada sobre Cristo ser casado e nem cita nada sobre sua descendência.E sabe-se também que existiram rabinos que não casaram e como disse paulo: Jesus é o fim da lei.Quem está acima da Lei dos homens não comunga em tudo com ela.Até o apócrifo de felipe todo retalhado não cita em nenhum momento que madalena foi esposa de Cristo, entretanto companheira de Missão.Jesus é a imagem do Deus invisível e Deus não pertence a mulher nenhuma , pois então não seria Deus.Caminhe sempre na fé, e viva Jesus aquele , como afirmava paulo, sem mácula, portanto imaculado.

    ResponderExcluir
  14. Que tal se, em vez de nos basear em especulações e documentários sensacionalistas nos propuséssemos em estudar individualmente e guardar as nossas opiniões pra nós mesmos em vez de escrever tanta besteira sonbre o que ouvimos de alguém ou o que alguém nos contou?

    ResponderExcluir
  15. É certo que é dado um certo tom de sensacionalismo a cada vez que são divuldados novos estudos. Mas não acho que, por causa disso, não tenhamos que debater o tema. Participar de debates não significa ter dúvidas. Debater é, sim, uma forma de estudo. Se não déssemos tanta importância ao que outros falem ou escrevam, não leríamos a Bíblia, escrita há séculos, modificada bastante na essência dos evangelhos. Ou você esqueceu que ali são relatos de outros pessoas sobre o que Jesus teria feito ou dito? Inclusive de pessoas que nem foram apóstolos? Porquê só é verdade o que está ali escrito? Acho que está na hora de você também estudar mais para desenvolver seu censo crítico.

    ResponderExcluir
  16. A Bíblia ensina que Jesus não é um ser criado como os anjos, mas o próprio Criador do universo.Jesus teve dois filhos?
    Estes documentos, nunca foram mostradas ao público e estão em posse do Vaticano.
    Eu acredito!

    ResponderExcluir
  17. Os Manuscritos do Mar Morto, descobertos em 1947 numa caverna de Qumran, na Palestina, confirmariam a tese de que Jesus se casou e teve filhos com Madalena, gerando uma linhagem que teria o direito sagrado de reinar sobre a França e Israel. Esses documentos,estão de posse do Vaticano.

    http://www.youtube.com/watch?v=TzhwpXMkgrE

    ResponderExcluir
  18. Nome: Sara Saint-Clair
    Pai: Jesus Cristo de Nazaré
    Mãe: Maria Madalena


    Os segredos escondidos pelo Vaticano.

    ResponderExcluir
  19. Quantas heresias!!!
    Vamos ler e conhecer a Bíblia gente, com os olhos da fé, se muito e se vai mais longe!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

A dor dos filhos "bastardos"

Hoje, ao fazer cobertura do trabalho dos defensores públicos na Ação Cidadã Sou Pai responsável, no bairro da Liberdade, em Salvador, tive a oportunidade de confirmar a fragilidade das relações dos casais da atualidade e o buraco deixado em muitos por uma legislação marcada pelo preconceito, embora já justamente corrigida. No Centro Social Urbano da Liberdade passaram mais de 100 pessoas, a convite da Defensoria Pública, que busca estimular a paternidade responsável e oferece exame de DNA gratuito. Tive a oportunidade de conversar com alguns, que me autorizaram relatar os seus dramas. Gostaria de contar a história de Arivaldo José Veloso (foto), 54 anos. Ele conviveu por toda a sua vida com o estigma de " filho bastardo", imputado por uma legislação preconceituosa. Durante a infância não sentiu muito o peso desta condição. Mas, ao se tornar adulto e ser questionado, todas as vezes em que apresentava a carteira de identidade (RG), o porque de não ter o nome do pai, começou a f