Pular para o conteúdo principal

Moral e ética existem?


MORAL (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)- conjunto de regras de conduta ou hábitos julgadas válidos, para qualquer tempo ou lugar, para grupo ou pessoa determinada.

ÉTICA (Aurélio Buarque de Holanda Ferreira) - é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.



Começo com o conceito de ética e moral para que possamos confabular sobre notícia publicada na Folha de São Paulo de ontem, 15/04. Vocês devem estar acompanhando as notícias sobre a Operação Hurricane (furacão, em inglês), da Polícia Federal, que prendeu uma quadrilha que tem inclusive dois desembargadores do Tribunal Regional Federal da 2 ª Região. A notícia da FSP de ontem diz que os dois desembargadores, José Eduardo Carreira Alvim e José Ricardo de Figueira Regueira, poderão sair da cadeia e voltar a julgar normalmente processos em suas turmas, se depender apenas do próprio órgão que compõem.
Isso porque o TRF não possui nenhuma unidade de correição nem um conselho de ética, que, reunido, possa pedir o afastamento de um de seus integrantes. Até o fim da tarde de sexta-feira, não havia nenhum movimento do TRF para investigar os dois magistrados.

O corregedor nacional de Justiça, Antônio de Pádua Ribeiro, que abriu sindicância para investigar a conduta dos desembargadores suspeitos, disse que os dois podem ser punidos com a aposentadoria ou serem colocados à disposição. De quem? Do crime organizado?

Os desembargadores federais são acusados de integrar esquema de proteção e venda de decisões judiciais à cúpula da contravenção do Rio. Um deles, Regueira, já esteve afastado uma vez pelo Superior Tribunal de Justiça, suspeito de vender sentenças. Nesse período, continuou a ganhar seus salários como juiz de segunda instância. Portanto, ainda que venham a deixar de atuar por decisão judicial superior, ambos continuarão a receber seus vencimentos.

A confabulação a que os convido é a seguinte: o TRF ou o STF estão agindo dentro da ética e da moral? Pode, um desembargador - que nada mais é que um juiz -, continuar exercendo suas atividades de " julgador" depois de ter cumprido pena por formação de quadrilha, por corrupção? É ético e moral que ele, mesmo afastado, continue a receber os seus vencimentos? É ético e moral que um Poder tenha tanto poder e não julgue os seus com o mesmo rigor com que julga os cidadãos destituídos de títulos da Corte?


Vale, portanto, a conclusão do Prof. Vanderlei de Barros Rosas , Professor de Filosofia e Teologia
" Ética é algo que todos precisam ter. Alguns dizem que têm. Poucos levam a sério. Ninguém cumpre à risca... "

Comentários

  1. Vandinha, meu bem,

    a que ética e moral você se refere?
    Se olharmos para fora, é possível ver bem pouca representatividade; mas, olhando para dentro, poderemos ver uma luzinha no fundo do poço que somos nós todos. Uma réstia de luz pouco expressiva mas que, qual semente enterrada, poderá, se bem cultivada, germinar e produzir bons frutos.
    Beijão,

    Chico Muniz

    ResponderExcluir
  2. Chico,amigo. Saudade. Falo da ética do lado de fora. Dentro também consigo ver uma luzinha no fundo do poço e venho regando esse semente. A ausência da ética e da moral externamente, inclusive dentro da nossa profissão, tem causado muitas lesões.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere