Pular para o conteúdo principal

Aborto: crime ou pecado?


Hoje minha confabulação é sobre a descriminalização do aborto, um tema mundial. Ontem, o chefe do Estado português, o conservador Aníbal Cavaco Silva, decidiu sancionar a lei que descriminaliza a interrupção voluntária da gravidez durante as primeiras 10 semanas.
Ele, porém, sugeriu várias recomendações para sua aplicação:


  • a mulher deve ser informada sobre a possibilidade de entregar o bebê em adoção;

  • a publicidade sobre o aborto deve ser restrita;

  • os médicos contrários à prática não serão excluídos de consultas prévias e

  • seja criada uma rede pública de acompanhamento psicológico e social às mulheres que queiram abortar.

Em Portugal, o projeto foi aprovado em 8 de março com o apoio do PS, do Partido Comunista Português, do Partido Verde, do Bloco de Esquerda e de parte dos deputados do PSD.

Naquele país, a lei atual, de 1984, impõe penas de até três anos de prisão à mulher que se submeter a um aborto ilegal, e de dois a oito anos ao médico que realizar a operação, mas permite o aborto nas primeiras 12 semanas em caso de estupro ou em caso de risco para a vida ou a saúde da mãe.

No Brasil, a Lei permite aborto em caso de estupro ou risco de vida à mãe. Tramita na Câmara Federal propostas contra e a favor. Projetos de autoria dos deputados petistas Luiz Bassuma (BA) e Odair Cunha (MG) tentam proteger, em toda e qualquer situação, o nascituro (aquele que está no ventre ). Cida Diogo, também do PT/RJ, propõe a liberação do "aborto terapêutico" em caso de grave e incurável anomalia do feto, incluindo o anencéfalo, que implique na impossibilidade de vida extra uterina

CRIME OU PECADO

As questões acima abordam a questão legal, que representam contingências da sociedade em que vivemos. O aborto é crime ou é pecado. Ou ambos? Ao se pagar pelo crime cometido, a dívida de quem o cometeu estaria perdoada?

Na minha juventude, quando comumente somos arrogantes e donos da verdade, defendia com unhas e dentes o aborto. Era um direito da mulher, argumentava à época. Depois, ao começar a estudar a doutrina espírita, li, e concordei, que o aborto transgride a lei de Deus ( questão 358, O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec) porque impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando.

Mas a doutrina ressalta também o livre arbítrio. Não é uma lei que vai impedir que alguém cometa algum crime – aí se inclui o aborto -, senão não teríamos tantos condenados penalmente em todo o mundo. Descriminalizar ou não, não vai aumentar nem diminuir o número de abortos. Dará apenas mais chance de o fazê-lo com segurança.

Mas, podem perguntar, se é crime pela lei de Deus, qual a punição para o criminoso? Na minha opinião, a consciência. Se ele, o criminoso (mulher e/ou médico) tiver consciência, será punido por si mesmo, com o sentimento de culpa, com o remorso. Poderá, ainda, atrair a revolta do espírito abortado.

Como diz Newton Simões, do Instituto Espírita Boa Nova, que estuda profundamente a doutrina, o Espiritismo não condena ninguém nem determina comportamentos e/ou procedimentos. Orienta sobre o valor da vida e sobre as conseqüências dos nossos atos – para cada ação uma reação. É a lei de causas e efeitos. Cada um com a sua consciência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere