Pular para o conteúdo principal

Será que seu pensamento lhe pertence?


Dias deste precisei viajar para Itabuna a trabalho e um amigo e sua esposa me convidaram para um jantar em sua casa. Além de prazer de revê-los, tive a oportunidade de conhecer pessoas novas e conversar sobre temas nem tão novos assim. No grupo dos homens, discutimos política. Com as mulheres, papos diversos sobre trabalho, amor, comportamento e sentimentos. E uma das conversas rendeu bastante. Falamos sobre a capacidade de identificarmos sentimentos, pensamentos e reações que não são nossas.

Como assim?!, você pode estar se perguntando. Tudo o que sentimos, pensamos e fazemos não vem de nós mesmos? Sim e não.

No grupo estava uma psicóloga apaixonada pelo estudo da mente de pessoas infratoras. Disse ela que tenta entender o que os leva a cometer um delito, um crime. E acabamos por falar das influências externas e, até, invisíveis.

Contei-lhes sobre minha mãe, que tem 77 anos e por muitos anos dependeu de remédios para dormir, até que se determinou que não queria mais viver assim. Já tem mais de 20 anos que ela saiu dessa dependência, mas volta e meia surge um quê de tristeza, talvez sinal de depressão, em seus olhos pretos e pequenos. Sempre em dezembro, mês em que aniversaria, ela vem a Salvador para festejar o seu aniversário e o Natal comigo e mais duas filhas que moram aqui. Sempre fico atenta aos sinais do seu corpo para tentar ajudá-la.

Quando chego do trabalho, à noite, ela está sentada no sofá, assistindo a alguma novela ou missa. Quando está bem, levanta-se e vem ao meu encontro na varanda para receber o meu abraço de caranguejo. Quando algo não vai bem, permanece sentada com uma sombra a diminuir ainda mais os seus olhos. Certa noite isso aconteceu. Entrei em casa, larguei a bolsa, puxei-a pela mão e lhe dei um beijo em cada olho perguntando o porque da tristeza. Ela me respondeu que não sabia. Convidei-a, então para fazer um inventário.

Era assim o inventário:
Quantos filhos a senhora tem? Onze.
Algum morreu? Não
Afora o alcoolismo de um, algum é vítima de doença grave? Não
A senhora tem doenças crônica como diabetes. Perdeu alguma parte do corpo ou visão? Não
Tem onde morar? Sim
Tem o que comer? Sim
Pode viajar pra ver os filhos? Sim
A saudade que tem dos seus pais que se foram está doída? Não
A saudade do marido bateu forte? Não
Essa tristeza é sua? Acho que não.

Continuei contando às pessoas no jantar como orientei mamãe.

Lembrei a ela de um momento difícil, onde duas vizinhas agiram de forma diferente. Uma, pediu-lhe calma e serenidade. Outra, estimulou a discórdia com o marido por causa de uma traição. Disse-lhe que do mesmo jeito pode acontecer no invisível. Um espírito pode ser atraído por uma pequena faísca de sentimento negativo - raiva, tristeza....- e colar conosco, estimulando nosso pensamento. Talvez, quem sabe, uma mulher que tenha tido muitos filhos como a senhora e morreu sozinha. Sentiu sua saudade dos filhos espalhados por Paulo Afonso (BA), Piranhas (AL), Recife (PE), São Paulo (SP) e Salvador (BA) e quis lhe fazer companhia. "Será?" . Faça o seguinte: mentalmente agradeça a solidariedade desse espírito, mas diga que ele não pode ficar assim, porque temos os filhos para o mundo. Diga pra que deixe a mágoa e a tristeza de lado, que perdoe e siga adiante para encontrar a paz. E todas as vezes que a senhora sentir isso, faça a mesma coisa.

Minha mãe voltou para Paulo Afonso e, meses depois, ao nos falarmos por telefone (conversamos todos os dias) ela me disse:
"Acho que meus amiguinhos invisíveis estavam querendo ficar junto de mim de novo"
Foi? A senhora sentiu o quê?
" Uma tristeza como naquele dia em que estava na sua casa"
E o que fez?
" Disse que não tinha motivos pra estar triste e que eles seguissem em paz"
E passou a tristeza? Sorrindo, ela disse que sim.

Lembro que Newton Simões, que coordenou o Centro Espírita Boa Nova até o seu desencarne, falava que a obsessão é mais comum do que pensamos. Não falo aqui da obsessão demonstrada por pessoas que querem algo a qualquer custo e não sossegam. Falo da obsessão espiritual. Aquela que faz, como fez com mamãe, a gente sentir um sentimento que surge do nada. Pode ser uma tristeza, uma raiva, um desejo exacerbado por sexo, ou por álcool ou drogas. Newton dizia que, quando paramos e nos conhecemos, conseguimos identificar se esses sentimentos são nossos ou não.

Segundo  artigo de Marcos Paterra, diretor científico da Associação Médico-Espírita  de Pernambuco, " Para evitar e/ ou afastar os obsessores é  necessário, acima de tudo, autoconhecimento e reforma íntima.

Na semana seguinte, já em Salvador, encontrei a psicóloga que estava no jantar. Ela me disse que a conversa a fez refletir e a se auto-observar; que conseguiu identificar sentimentos que não eram delas. Fiquei feliz, principalmente porque a maioria de nós não consegue. Não conseguimos vigiar nossos pensamentos, sentimentos e ações. Tampouco orar quando a influência espiritual nos leva a doenças psicossomáticas.

Você consegue identificar sentimentos e pensamentos que não são seus? Tente e pode dizer: esse sentimento/pensamento não me pertence.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere