Pular para o conteúdo principal

Solidão a dois não é amor

http://www.dinet.tv/passaros-e-cantos.html
Dizem que o passar dos anos faz com que mudemos nosso modo de pensar e agir; que nos tornamos mais maduros e capazes de enfrentar situações que na infância e juventude não conseguiríamos. Amar sem sofrer é um bom exemplo disso.

É comum vermos jovens, e pessoas nem tão jovens, que vivem amores - melhor dizendo, paixões - que lhe provocam sensações como se estivessem em uma imensa montanha russa: uma vida cheia de sobressaltos e, muitas vezes, alagada por lágrimas e marcada por brigas, dor e solidão a dois. Como já disse Cazuza em sua música Eu queria ter uma bomba, " solidão a dois, de dia faz calor depois faz frio".

Esse turbilhão ocorre primeiro porque pensam, cegos pela paixão, que  esse sentimento os tornará uma só pessoa. Quando percebem que não é bem assim como queriam, sofrem. Depois, tentam mudar a outra pessoa para que esta fique o mais próximo do que deseja que ela seja. Como não consegue, briga. E chora. E sofre.

Passam, então, a imaginar, até a adivinhar, o que a outra pessoa sente. Aí, enche a cabeça de caraminholas. Vê o que não existe. Ouve palavras não pronunciadas e nem mesmo pensadas pela outra pessoa. Sofre, indevidamente, por antecipação e fantasia.

Muitos são os casai que sofrem separados, mesmo estando juntos. Não conseguem ser eles mesmos, individualmente, nem o que o outro deseja que ele seja, porque nem mesmo DR (discutir relação) sabem fazer com sinceridade, com amor, com entrega.

Não sou psicóloga, vocês sabem, mas me permiti que a vida me ensinasse muito nessas 5,1 milhas. Uma das lições que aprendi é que ninguém adivinha o que você pensa ou sente. Se não quer sofrer por algo que lhe incomoda no outro, diga francamente: " Não gostei e não quero que faça mais isso comigo".

A oura lição é que achar que encontrou a sua outra metade não significa que  isso os tornará numa única pessoa. Cada um é um, que se complementam mas não se unificam. Podem, sim, viver uma relação de simbiose. São duas pessoas que, mesmo diferentes, podem viver em harmonia, em sintonia.

Não fique colocando fantasmas onde não existem. Se eles (os fantasmas) estão dentro de você, tenha coragem de apagá-los. Se não consegue só, procure ajuda de um terapeuta. Pare de ver  apenas os defeitos da outra pessoa, porque eles podem estar mais acentuados dentro de você mesmo. Não crie expectativas em relações à pessoa escolhida. Ninguém tem obrigação de ser o que você deseja.
Não se esforce para fazer a outra pessoa mudar para que, assim, vocês briguem menos. Tente começar a mudança por você mesmo. A sua mudança de atitude poderá ser mais eficiente e, aí sim, provocar a mudança e a harmonia desejada com quem ama.

Por fim, não tenha medo de amar ou de sofrer por amor. Entregue-se, principalmente se você vê que a outra pessoa tem carinho, paciência e respeito por você. Esses sentimentos são essenciais no amor. Naquele amor que não vai lhe levar às lágrimas por frustração, raiva ou ciúme, mas por se sentir pleno e confiante de que a vida a dois tem defeitos que não precisam manchar a tela que você imaginou. Potencialize os acertos.

Coragem! Você consegue!.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere