Pular para o conteúdo principal

Reflexões sobre a renúncia do papa Bento 16

Tenho uma mania que não sei se é boa ou ruim. Em minha opinião, acho boa. Mas, não sei o que você, leitor, pensa. Esta minha mania é a seguinte: sempre que tomo conhecimento de um fato de grande repercussão tento me colocar no lugar... tento saber como eu agiria. Será que sou corajosa assim? Será que sou honesta como tal pessoa? Será que sou capaz de amar como esta outra? Será que perdoaria em tal situação? Claro que nem sempre tenho as respostas. Nessa semana que acabou o meu exercício foi motivado pela renúncia do papa Bento 16. Será que tenho humildade para admitir minha incapacidade para alguma coisa?

A renúncia do papa pegou todo mundo de surpresa na segunda-feira, 11. Afinal, a última renúncia ( houve três outras) aconteceu há mais de 600 anos. Especulações sobre pressões internas no Vaticano também não faltaram para encontrar justificativas. Mas não quero confabular sobre a política do Vaticano ou o impacto dessa renúncia sobre o mundo católico. Quero falar do ato de admitir ser ou estar incapaz para alguma coisa.

Em sua declaração oficial, Bento 16
( Joseph Ratzinger) disse:

" [...] Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado.[...]"

Esse trecho da declaração de Bento 16 é ou não um ato de humildade? Será que eu conseguiria ter essa atitude? Será que você teria? Sei que você pode dizer que ele já vai fazer 86 anos, está velho e cansado e 'tava na hora de dar a vez a alguém mais jovem, com propostas mais progressistas.  Mas também não quero conduzir nossa confabulação por aí.

Muitas vezes somos testados sobre nossa humildade nas coisas mais simples do dia a dia. Nem sempre, evidentemente, convivemos bem com isso. Temos que provar que somos bons em tudo o que nos propomos. Que somos incansáveis e eternos. Que nunca adoecemos, que nunca sofremos, nunca choramos, nunca temos vontade de parar tudo e ficar quietinhos, sem fazer nada, só descansando. Ser humilde parece ser fraco.

Mesmo que Bento 16 não tenha exalado a mesma energia e carisma que João Paulo II, com esse seu ato passei a admirá-lo. Não é qualquer um que solta assim o bastão de uma religião com mais de 1 bilhão de seguidores no mundo. Não é fácil renunciar ao poder. Que o diga nossos governantes.

Antes de publicar esta confabulação conversei sobre isso com o meu marido. Perguntei-lhe se ele seria capaz de renunciar. "Por que não?", respondeu. "Você acha que não é capaz?". Disse-lhe que não tinha certeza. "Esqueceu que você renunciou ao trabalho da Defensoria (Pública da Bahia) ?" De fato eu tinha esquecido. Trabalhava em dois lugares e planejava deixar um deles em 2010. Queria permanecer na coordenação de Comunicação da DPE. Mas, justamente por ser a mais desafiadora e que me exigia muita dedicação, tive que renunciar a ela quando passei a engordar a estatística de hipertensos. Foi uma decisão difícil e chorei muito quando a tomei. Precisava cuidar mais da saúde.

Queria saber de você: já renunciou alguma vez algo importante para você? Foi difícil? O que motivou sua decisão? Se você fosse o papa, teria renunciado? Venha cá e confabule comigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere