Pular para o conteúdo principal

Salvador sedia VII Simpósio Internacional de Alcoologia e outras Drogas



Pelo sétimo ano consecutivo a Vila Serena Bahia promove o Seminário Internacional de Alcoologia e Outras Drogas em Salvador. Uma oportunidade de esclarecer e contribuir para as discussões sobre o uso, abuso e dependência de drogas, junto a especialistas de renome internacional e nacional. O evento será no dia 23 de novembro, das 8h às 19h, no Fiesta Bahia Hotel, no Itaigara.
 
 O simpósio também tem o intuito de mobilizar profissionais de saúde e a sociedade para a questão, colocando em debate temas atuais, tais como a relação entre a sexualidade e a dependência; a prevenção nas empresas e as implicações jurídicas na segurança do trabalho e na previdência; o uso do crack em Salvador; o tratamento das dependências e a recuperação sob uma perspectiva filosófica. 
A realização é da Vila Serena Bahia, que tem o apoio da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (ABEAD), e conta com o patrocínio da Petrobrás e do Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO – De acordo com a Cannal Assessoria em Comunicação, responsável pela divulgação do evento, uma das atrações internacionais do Simpósio é o fundador da Vila Serena no Brasil, o psicólogo e teólogo John Burns (EUA), a quem entrevistei no ano passado (veja aqui). Doutor em administração de programas de tratamento de dependência e autor de diversos livros sobre a temática, Burns abordará o tema “A neurosociologia do tratamento de dependências”.
Outra conferencista internacional já confirmada é a doutora e professora de Filosofia, Gênero, Mulheres e Estudos da Sexualidade, Peg O’Connor (EUA). Ela ministrará as palestras “Sexualidade e adicção” e “Na caverna: filosofia e adicção”, cujo trabalho explora a adicção e a recuperação a partir das perspectivas filosóficas.  
O coordenador do Programa de Controle e Prevenção de Álcool, Tabaco e Outras Drogas da Petrobras/REDUC e presidente da ABEAD, Joaquim Melo, (RJ), e o mestre e doutor em Toxicologia, Mauricio Yonamine (SP), abordarão como tema “Programa de prevenção na empresa: da implantação à testagem toxicológica”. A desembargadora federal da Justiça do Trabalho, Léa Nunes (BA), e o doutor em Direito do Trabalho e da Seguridade Social, Luciano Martinez (BA), trarão para o debate “As implicações jurídicas da dependência química na segurança do trabalho e no Direito Previdenciário”.
 
Fechando a programação, as conferências sobre “O uso do crack em Salvador-BA” e “Como avaliar um dependente químico” serão ministradas, respectivamente, pelo médico psiquiatra e pesquisador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD/UFBA), Esdras Cabus (BA), e pela chefe do setor de Dependência Química da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro,  Analice Gigliotti (RJ). 
INSCRIÇÕES - Os interessados em participar do evento podem se inscrever através do site da Vila Serena Bahia (www.vilaserenabahia.com.br/simposio). Até o dia 22 de novembro, os valores são R$50 (estudantes e sócios da ABEAD) e R$ 100 (profissionais). 
VILA SERENA - Centro especializado para tratamento de dependência química de álcool, outras drogas e demais transtornos de impulso. Utiliza uma abordagem humanística, não medicamentosa, baseada nos Doze Passos de Alcoólicos e Narcóticos Anônimos e na Terapia Cognitivo Comportamental. Atua no Brasil desde 1982, sob sistema de franquia, em diferentes estados. Na Bahia, o Vila Serena iniciou suas atividades em 1995, se tornando o primeiro e único centro no Brasil certificado pela ISO 9001:2008. (Fonte: Comitê Brasileiro da Qualidade).

Programação

8h – Abertura
8h30 – Conferência “A Neurosociologia do Tratamento de Dependências”.
         Conferencista: John Burns (EUA)
9h30 – Conferência “Na caverna: Filosofia e Adicção”
         Conferencista: Peg O’Connor (EUA)
10h50 – Mesa Redonda “Programa de prevenção na empresa: da implantação à testagem toxicológica”
         Conferencistas: Joaquim Melo (RJ) e Maurício Yonamine (SP)
14h – Conferência “As implicações jurídicas da dependência química na Segurança do Trabalho e no Direito Previdenciário”
         Conferencistas: Léa Nunes (BA) e Luciano Martinez (BA)
15h10 – Conferência “Sexualidade e Adicção”
         Conferencista: Peg O’Connor (EUA)
16h40 – Conferência “O uso do crack em Salvador-BA”
         Conferencista: Esdras Cabus (BA)
17h40 – Conferência “Como avaliar um dependente químico”
Conferencista: Analice Gigliotti (RJ)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere