Pular para o conteúdo principal

Como a TAM salvou meu reencontro com colegas da Faculdade

Sabe quando você está nostálgico e morre de saudade de certos tempos? Não que os tempos atuais estejam ruins, mas a distância e a falta de contato com pessoas que compartilharam bons momentos faz dessas coisas. E assim estava eu já há alguns anos por não conseguir localizar os colegas com quem dividi os bancos do curso de jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, concluído em 1984.
No auge do Orkut, catei todo mundo. Nada. Veio o Linkedin. Busquei pelo grupo da Unicap. Nada também.

A saudade aumentava no peito. Poxa! São 28 anos de formatura e nos perdemos totalmente de vista. Ainda via Mônica Silveira, repórter da TV Globo Recife, que não formou conosco mas cursou boa parte. Também via o nome de Sônia Azoubel em algumas edições na mesma emissora, em matérias nacionais. Sabia que Neyde Conde estava na Assessoria de Comunicação da Chesf... será que ainda estava?

Veio, então, o Facebook como a salvação da pátria. Ou melhor, a salvação para a minha saudade. Saí fazendo a mesma busca, desta vez associando-a com o Google. A primeira a localizar foi Ivana Moura, da editoria de Cultura do Diário de Pernambuco. Através de uma matéria no Google descobri que escrevia em um blog. Depois encontrei Abiud Gomes, com sua alegria sem fim... e Roberto Neves... Gisela Didier... Flávia Gusmão... Djalma Agripino Melo Filho, que também se formou em Medicina e preferiu seguir essa profissão.

Através de um encontrei outro... e outro... e outra... e a rede foi se formando, conectando grande parte daqueles jovens da década de 1980. E assim o nosso primeiro encontro foi planejado a partir do final de junho. Tão logo se configurou a data comprei minha passagem de avião. Seria em 24 de novembro, uma semana depois do meu retorno das férias.

De lá de Pernambuco Djalma, Gisela e Flávia viam o local. De cá, eu continuava fazendo minhas buscas pra ter o time inteiro. Também pelo Google consegui localizar Lindemberg ( nosso Junior Bó) lá na Flórida (EUA) e descobri que ele é o organizador do Carnaval Santa Bárbara, lá nos States, que completará 10 anos em 2013.
Eu não aguentava de ansiedade. Viajei com meu marido e um casal de amigos pro Uruguai e Argentina, fiz caminhadas belíssimas mas, ao parar, a cabeça voltava para o encontro. É claro que pelo perfil no Facebook já sabíamos como estávamos cada um. Mas pela rede não dava pra abraçar, conversar, saber como estava e o que fazia. Casou? Tem filhos? Tá trabalhando na área? Seria um encontro... reencontro de tagarelas.
Voltei das férias e na véspera nem queria sair pra noite passar rápido. Mas meu marido me convenceu a ir encontrar nossos vizinhos-amigos, a quem não víamos desde que chegamos, havia uma semana. Tá bom, mas vamos voltar cedo, avisei. E voltamos. Não queria esquecer nenhum detalhe. Nem mesmo as fitinhas do Senhor do Bonfim para abençoar a todos.

Na ansiedade cometi dois errinhos. Ao colocar o alarme para despertar às 3h30 (meu voo era às 5h20), não conferi o dia em que tocaria. Normalmente deixo de segunda a sexta-feira. E a viagem era no sábado. O segundo erro foi beber cerveja. Dois copos foi o suficiente para me fazer relaxar e dormir profundamente. Sem o despertador tocar só acordei quando vi luz na janela. Desesperada, olhei o relógio: 5 horas. Pulei da cama gritando. Porra!!! perdi o voo!! Vamos, vamos!! Tadinho do meu marido. Levantou mais atordoado que eu. Nos vestimos e corremos pro Aeroporto (ainda bem que moro perto). "E agora, será que você consegue embarcar em outro?". Claro! Vou nem que seja na mala de alguém. Estava quase aos prantos, sufocando o choro pra não perder a esperança.
Fui direto no balcão da TAM. Cheguei abanando meu voucher e dizendo que perdi o voo. As lágrimas já estavam marejando os olhos. A educada moça disse que só tinha outro à noite. Não posso, tenho que chegar lá ao meio-dia. " Se a senhora tivesse chegado um pouquinho mais cedo poderia ter embarcado em um com conexão pro Rio". Ai, meu Deus! Por favor, moça! Certamente com pena pelo meu desespero ela disse: " Peraí. Tem um saindo às 8h30, mas a senhora só chegará lá às 15h20, porque ele vai por São Paulo". Não tem problema. Eu tenho é que chegar lá ainda de dia. Muito obrigada. Muito obrigada, agradeci emocionada. A TAM me embarcou em outro avião sem custo adicional, por causa das confusões criadas pelo fato de Salvador ter saído, de última hora, da programação do horário de verão. Que bom pra mim. Valeu TAM!

Aliviada, era hora de avisar minha irmã e pedir pra ela avisar Rosineide, uma das amigas que participaria do encontro. Com essa nunca perdi o contato (mas ela só concluiu conosco; foi da turma anterior). Nunca um voo pareceu tão longo. De Garulhos pro Recife, então, foi uma eternidade. Ainda de São Paulo liguei de novo pra minha irmã. "Diga a Rosineide pra falar pra galera me esperar, por favor"! Calma, respondia ela. Como calma, se eu tinha me planejado há quase quatro meses pra chegar na hora H e corria o risco de não encontrar meus amigos?
Cheguei no horário previsto e já era esperada por minha irmã Vitória, minha mãe e meu sobrinho Thiago. Fomos o mais rápido que Thiago pode. O aeroporto do Recife fica longe do apartamento de minha irmã. Em casa, Rosineide já estava de prontidão. Ainda fomos no endereço errado por minha causa, mas conseguimos chegar no Botequim da Hora e encontrar muitos dos que disseram que iam. Alguns já tinham saído (poucos). Cheguei acenando com minhas fitinhas do Senhor do Bonfim, embalada pelo samba tocado pelo grupo de partido alto no bar. Pense na felicidade que nem cabia no meu peito! Ficamos por ali até pelo menos às 19 horas, atualizando as informações sobre as nossas vidas, fazendo fotos... confraternizando, graças ao Google, ao Facebook e à TAM.

Infelizmente Junior Bó não veio da Flórida, André Avelino ficou preso em Salvador por causa do trabalho, Neyde Conde, Ana Dubeux, Ivana Moura e outros também tiveram seus motivos para não ir ao encontro e se lamentaram. A viagem me permitiu, ainda, o reencontro com dois amigos do pré-vestibular: Nanci Figueiredo e Alexandre Fragoso. Deste vocês terão notícias mais à frente, porque estamos desenvolvendo um projeto de um livro onde eu escrevo e ele ilustra. Aguardem.

Voltei pra minha rotina em Salvador cansada, mas feliz... muito feliz! Nada tão bom como reencontrar amigos, mesmo que eu tenha dificultado tudo. Vai ver que é porque eu gosto das coisas com muita emoção.

Comentários

  1. Vinha sempre querida Vanda. Você foi fantástica. Fico feliz por ter lhe proporcionado esse momento feliz. Todo essa dificuldade vai marcar mais ainda esse reencontro. Fique certa de uma coisa: somos felizes por tê-la como amiga e colega de turma. Você é e será sempre inesquecível para nós todos. George Orwell não passou por aqui, mas está registrado. Beijão e muito axé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te encontrar bem e com saúde foi muito bom, Abiud. Agora aguardo a sua vinda na Bahia.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Pena que na correria esquecei de levar o seu livro pra vc autografar. Da próxima vez que eu for aí levarei.

      Excluir
  3. Eu agradeço a sua turma da faculdade por ter marcado esse encontro, pq só assim eu e Alexandre (amigos do 3º ano científico - Colégio Boa Vista), pudemos desfrutar de sua companhia no domingo a tarde. Adorei, ou melhor, adoramos. Bj.

    ResponderExcluir
  4. Djalma Agripino Melo Filho29 de novembro de 2012 às 15:31

    Na nossa vida cotidiana sempre nos deparamos com jornadas (viagens) semelhantes à dos heróis míticos, como destaca Joseph Campbell. Revisitar o passado que nos transformou é sempre uma boa aventura. Foi bom você ter chegado em tempo. Daqui envio lembranças a essa cidade em que você vive. Sempre me recordo do largo do Rio Vermelho onde comia acarajé (com tudo, menos pimenta) e depois, uma cocada com trilhões de calorias. Bons tempos aqueles em que vivi em Salvador no início da década de 1990. Abraço com a prosperidade de Oxum.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns, Vanda. Quando a vontade é maior que os obstáculos, é assim.
    Vivo muito ocupada e não faço parte de grupos da internet. Daí não ter visto antes a sua crônica. Muito interessante. Meu abraço. Miriam

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere