Pular para o conteúdo principal

Itapuã: lixo, buracos e calçadas irregulares

Hoje acordei cedo e aproveitei a caminhada para comprar meu remédio para pressão ( é, faço parte do time desde 2010). Para alongar a caminhada, em vez de seguir pela orla, fui pelas ruas internas, saindo de Piatã/Plakafor para Itapuã. Assim eu mataria dois coelhos de uma cajadada só.
Situação costumeira da Rua Dias Gomes, Piatã, apesar de a Limpurb recolher.

Duas coisas me incomodaram. Duas coisas que tem a ver com educação e com poder público. A primeira foi com as calçadas. Claro que não é novidade pra mim, pois, volta e meia, opto por caminhar por essas ruas. Mas, incomoda a mim o fato de as pessoas não terem educação e não se preocuparem com o próximo ao fazerem suas calçadas. Definitivamente, não dá para deficientes físicos e/ou visuais e idosos caminharem por essas ruas. Tem cestas de lixo, tem plantas, tem degraus de mais de 60 cm de altura de uma pra outra. E tem podas de árvores e entulhos, misturados com lixo, em muitos pontos .

Algumas pessoas dizem que sou radical. Particularmente digo que sou 8 ou 800. Como?? Sim, não é 8 ou 80. Sou radical em determinadas situações. É em casos como esses, digo que primeiro se faz uma campanha educativa e logo depois se exige, punindo quem não segue a regra. A Lei deOrdenamento, Uso e Ocupação do Solo (LOUOS) prevê que o morador tem que fazer a calçada e que ela tem que permitir a mobilidade. Prevê um monte de coisas e punição, no bolso. Mas não há fiscalização. Portanto, não há punição. Nem mesmo para os mal educados que insistem em entulhar as calçadas com o que não quer em sua casa, até sofá comido por cupins, mesmo que o carro da Limpurb tenha acabado de passar.

A segunda coisa foi a varrição das ruas. Em apenas três delas encontrei garis trabalhando. Na primeira, a calçada e o acostamento eram “varridos” com um ciscador de grama, em vez de vassourão. Na segunda, o gari tinha vassourão, mas varria em uns pedaços da calçada e da rua e em outros não. Mas o que me deixou mais curiosa foi na Dorival Caymmi. Cheguei nela por uma rua próxima às antigas lojas de 1,99, a cerca de uns 150 a 200 metros do 7º Centro de Saúde. Ali estavam pelo menos três garis varrendo. Varreram a avenida, mas deixaram a calçada do posto de saúde tomada por folhas de amendoeira – comuns nessa região – e por lixo deixado pelos vendedores e transeuntes. A mesma coisa se repetiu na calçada larga do ponto de ônibus defronte à loja Insinuante. Oxente... não deveria ser varrido tudo?

Aí, mais uma vez, entra a educação e o poder público. Será que os garis que varrem as ruas são treinados para a tarefa? Vale lembrar que homem não tem muito costume com vassoura. Acho que falta esse treinamento, inclusive, para os garis que passam quebrando com suas machadinhas, literalmente, as calçadas e o precário asfalto para retirar o mato. Os trabalhadores tem que ser treinados. E o poder público tem que supervisionar o serviço que está sendo pago.

Levei cerca de uma hora na minha caminhada. Cheguei em casa grata por ter condições de me locomover mesmo em áreas que exijam maior esforço, como essas ruas. Mesmo que não consiga mais ler bulas sem colocar óculos, considero-me com boa visão. Não tenho labirintite e outras ites comuns aos idosos (ainda não cheguei lá), nem preciso de muletas ou cadeiras de rodas. Mas, como fica quem tem alguma deficiência?
O poder público tem que intervir urgente. Claro que, agora, só a partir de janeiro, com o próximo prefeito que ainda não sabemos quem será. Mas cada um de nós também pode fazer sua parte. Olha aí umas sugestões:

Faça ou conserte sua calçada de forma que os pedestres possam andar por ela. Elas tem que ser retas e contínuas. Se tiver um declive muito acentuado, faça degraus decentes ou rampa, se não ficar muito inclinada.

Ao fazer as podas, corte os galhos em pedaços pequenos e coloque em sacos. Deixe no seu quintal até o dia e horário da coleta do lixo. Coloque o lixo na rua, próximo ao horário em que o caminhão passará.

Se está fazendo reforma, contrate um contêiner e vá colocando seus entulhos. Seus vizinhos não tem que receber a sua sujeira. Nada também de sair colocando entulhos nos buracos no asfalto. O peso dos carros só fará com que os buracos aumentem de tamanho.

Se cada um fizer a sua parte. Teremos uma cidade melhor.

Já confabulei sobre isso em outra ocasiõe. Confira.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere