Pular para o conteúdo principal

Sentimento de culpa dos pais atrapalha educação dos filhos

Ser pai e mãe é difícil. Sempre foi e sempre será. Nem mesmo sei se há pessoas preparadas para educar e criar os filhos. É difícil quando os filhos chegam para pais muito jovens. Difícil também para homens e mulheres que decidem ter seus filhos mais maduros.

Não sou psicóloga, embora goste de ler sobre o tema. Mas digo sem medo que preparar uma criança para a vida não é fácil. Se pintar sentimento de culpa, então, a coisa degringola. E como pinta sentimentos de culpa!

É por sentimento de culpa que muitas mães que trabalham fora de casa não corrigem os erros dos seus filhos nem impõem limites. " Fico fora o dia todo... na hora que estou com ele não quero ser chata e brigar com meus filhos". Acho que você já ouviu isso. Ou será que você fala isso com frequência? Nem lembram que o que importa é a qualidade do tempo e não a quantidade do tempo que passamos no tempo que dedicamos aos nossos filhos.

Tem pais que tem sentimento de culpa por não ter dinheiro para dar aos filhos as coisas que eles desejam. Se passou um bom tempo desempregados, então, a culpa cresce horrores. "Porque os filhos dos outros podem ter e o meu não?", costumam dizer. É como se a função dos pais fosse, exclusivamente, oferecer aos filhos os bens materiais cobiçados, anunciados na TV ou vistos no corpo ou na casa de amigos e/ou familiares.

Tem ainda os pais separados, que tentam amenizar a culpa abrindo totalmente a guarda. E aí são vítimas de chantagens dos filhos.Eles não querem que os filhos sofram ainda mais. Em quase todas as situações os pais querem dar aos filhos o que nunca tiveram, mesmo que os filhos não façam por merecer. É a substituição do SER pelo TER.

Um ponto é comum nas religiões: os pais são guardiões dos filhos. Cabe a eles cuidar para que tenham o alimento, o agasalho e o teto para morar. Essas são funções básicas, que estão acompanhadas da responsabilidade com a educação. Mas não é apenas a educação relacionada com o crescimento intelectual. A educação que possibilite o crescimento moral e espiritual é imprescindível. E aí entra outra regra para os pais - biológicos ou não: saber dizer não, ser observador para identificar as tendências de comportamento e corrigi-las se necessário.

Não deve haver espaço para a culpa, seja ela por qualquer um dos motivos elencados acima. É na família que temos que exercitar o companheirismo, a solidariedade, a humildade, a amizade. Quando deixamos de estimular isso por algum motivo, nossos filhos podem se perder pelo caminho, sofrendo e nos fazendo sofrer. Claro que seguir as regras não significa que nossos filhos estarão livres da contaminação pela parte podre da sociedade. Mas, aí, teremos a certeza de que a nossa parte foi feita. Se erros foram cometidos por nossos filhos, foram pelo livre arbítrio dele. E  eles aprenderão, pelo amor ou pela dor, que pra cada ação há uma reação. Melhor, pra todos, que seja pelo amor. Então, deixe a culpa de lado e aprenda a dizer NÃO!

Se você tem filho, sabe dizer não? E como filho, sabe receber o não? Sabem o valor dessa palavra pequenininha na educação? Confabule comigo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere