Pular para o conteúdo principal

Sem medo de ter 50 anos

Na minha adolescência houve o rumor de que o mundo acabaria no ano 2000. Em minha sede de viver, ficava indignada. Deus não poderia fazer isso comigo. Afinal, eu teria só 38 anos e não teria vivido quase nada. Naquele momento eu sonhava em completar 15 anos, debutar... sim, debutar, dançar valsa, como ainda hoje acontece em algumas cidades pequenas. Depois disso já planejava meu sonho dos 18 e dos 25 anos. Por que essas idades? Porque eram emblemáticas para mim.  Nos 15 eu me tornaria "moça". Aos 18 entraria na vida adulta e aos 25 queria minha independência financeira. Como, então, o mundo poderia acabar quando eu nem tivesse chegado aos 40 anos?
Meus 15 anos chegaram. Eu cursava a 8ª série. Não participei do Baile de Debutantes. Meu pai me convenceu que eu lucraria mais se fizesse uma festinha em casa, onde eu poderia receber meus amigos e colegas da escola. No baile, os convites seriam limitados, como acontece hoje nas festas de formatura. Não foram todos os que convidei para minha festa, mas os que foram se divertiram muito. E eu, claro, fiquei feliz com a comemoração da minha nova idade.
No mesmo ano, dois meses depois, encontrei o meu amor na figura de um carinha de 20, cabeludo, vindo da capital, Salvador.Não ficamos juntos pra toda vida, como achava que seria. Pelo menos nos meus 18 anos, recebidos em Recife, onde estudava, ele não estava comigo. Mas entrei na vida adulta dando um rumo à minha intelectualidade e ao meu projeto de 25 anos - iniciava a faculdade de Comunicação Social - Jornalismo, na Unicap. Esquecida, completamente, do fim do mundo previsto para 2000.
Os esperados 25 anos chegaram três anos depois de formada. Já tinha voltado pra minha cidade natal, Paulo Afonso, e seguido para Teixeira de Freitas, no Extremo Sul da Bahia. Independente, era diretora de programação e jornalismo da Rádio Alvorada, onde tinha meu próprio programa de variedades e jornalismo - Jogo Aberto, o carro-chefe da emissora. Comemorei com novos amigos - Milton, Nini e filhos. A amizade permanece. Também não estava ao lado do meu amor dos 15 anos e  nem lembrava do fim do mundo.
Sonhei, então, como minha chegada aos 30 anos. E sem planejar, os comemorei ao lado daquele amor da adolescência, reencontrado e reiniciado aos 27 anos. Ele já não era tão cabeludo. Eu já não estava na Paulo Afonso dos 15, no Recife dos 18, nem na Teixeira de Freitas dos 25 anos. Estava em Salvador, como repórter da Tribuna da Bahia e freelance em uns outros lugares, como a maioria dos jornalistas. Sonhei com filhos nesta época, mas eles não vieram. Tinha, porém, ganhado um emprestado. E o fim do mundo estava apagado das minhas lembranças.
Como numa câmera acelerada chegou o ano fatídico: 2000. E o mundo não acabou, graças a Deus! Imaginei, então, como seria chegar aos 40 anos. E ele chegou lindo e feliz! Estava há um ano morando em uma casa com jardim, como na minha infância e adolescência, bem acompanhada pelo meu amor dos 15 anos e seu filho, meu filho emprestado. Oficializamos nossa união de tantos anos no cartório e em uma cerimônia mística celebramos esse amor e a minhas quatro décadas de vida. Naquele dia marquei a próxima comemoração: meus 50 anos.
O tempo volta a correr e a ameaça do fim do mundo volta a pairar sobre nós. Desta vez os maias teriam deixado escrito que tudo acabaria em 2012. Mas... logo nos meus 50 anos?! Ah, não!! Decidi não esquentar, mas não esquecer que eu queria ter 50 anos. E eles chegaram, em 17 de julho, me pegando sem nenhum medo de ser feliz. De cabelos curtos e grisalhos, sem nenhum pingo de tinta senão a que restava do castanho escuro original, festejei minha nova idade e, em nova cerimônia mística, renovei os laços de amor e união com aquele por quem me apaixonei aos 15 e reencontrei aos 27. Como na minha adolescência, não pude reunir todos os amigos. mas os que foram somaram suas energias às nossas, à minha, no jardim da nossa casa.
O ano de 2012 já passou da metade e sinto-me honrada e orgulhosa de ser cinquentona. Sinto-me jovem, em plenitude intelectual e cercada pelo amor da minha família e dos amigos. Cercada pelo amor do meu primeiro e atualíssimo amor - Roberto, e do meu filho emprestado, Cacá. Sem medo de ter 50 anos. Próximo projeto? Festejar os 60 anos. Como será que estarei - estaremos - ao entrar, oficialmente, na "terceira idade"? Não sei, mas tenho 10 anos pela frente para me cuidar e chegar bem, acompanhada, sempre, do amor que encontrei aos 15 anos.











Comentários

  1. Vandinha,

    Que o sol ao nascer, te faça sorrir te mostrando que mais um dia se inicia...

    Que o vento leve seus sonhos até Deus, e que todos se realizem ...

    Mas quando entardecer e tudo escurecer não desanime, pois as estrelas vão brilhar e logo mais a lua aparecerá...

    E se as nuvens cobrirem o céu, feche os olhos e perceba que nem todos os dias são como a gente quer , mas podem começar como a gente sonha ...

    Te admiro muito e quero estar vivinha da silva pra ver as comemorações dos 60, 70, 80 e quem sabe 90 anos...rsrsrsrs

    Deus a abençoe!!!.Você merece tudo de bom.

    beijo com carinho,

    Bete

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere