Pular para o conteúdo principal

Homenagem ao meu pai



Hoje, 12 de agosto, além do Dia dos Pais, é dia do meu pai, Nilton Cavalcante Amorim, pai dos meus 16 irmãos - somos 11 filhos de Nicinha Amorim e seis filhos de Delma. Alguns de nós tem dentro de si sentimentos contraditórios em relação ao nosso pai. Um misto de amor e raiva pelo seu rigor.

Seu Nilton, que completa hoje 79 anos, é de uma geração onde o marido/pai era o provedor e exercia plenamente a função paterna, impondo ordem e disciplina quando a mãe pedia socorro na lida com os filhos.

Papai é pessoa que não sabe, por iniciativa própria, demonstrar seu amor; mas, sabe retribuir. Nunca tivemos luxo; tampouco passamos fome. Seu orgulho é nunca ter deixado os filhos, e as mães, passarem necessidade. Para ele, a educação é o maior legado e seus filhos só teriam casado quando formados. Mas nem sempre os filhos ouvem os pais.... Por isso, seu Nilton tem 23 netos e cinco bisnetos e nem todos os filhos tem formação universitária.

Natural do sertão de Alagoas, meu pai saiu da roça cedo pra ir trabalhar em Forquilha (Paulo Afonso), na construção das hidroelétricas pela CHESF. A esta empresa dedicou pelo menos 40 anos da sua vida. Aos 17/18 anos começou como trabalhador braçal, passando a telefonista, eletricista, técnico em  eletrônica e técnico em telecomunicação. Nesta área todos os cursos foram por correspondência pelo Instituto Universal. Como chefe do laboratório de telecomunicação da CHESF ajudou a implantar as torres e linhas de distribuição do sinal de TV. Na década de 70 muitas mulheres o xingavam nos horários das novelas, porque sua comunicação com a torre repetidora era ouvida em todos os aparelhos: sob chuvisco na imagem ouvia-se "alô maravilha, serra da maravilha, câmbio". Se fosse em final de novela, então... às vezes achava que ele fazia de propósito.

Orgulhoso e autosuficiente, características herdadas por quase todos os seus filhos, papai passa por dura provação. Está quase cego e dependendo de todos para ir ao trabalho - sim!, seu Nilton mantém sua oficina eletrônica em Paulo Afonso e vai  para lá de segunda a sábado, chova ou faça sol. Depende de todos para praticamente tudo.
Independentemente do sofrimento que possa ter causado às mães dos seus filhos na condição equivocada do ser macho, sempre tive, tenho e terei orgulho deste homem obstinado, inteligente e dedicado. Nem posso falar mal da sua teimosia porque eu e meus irmãos também a temos em grau elevado.

Meu amor por você, Nilton Cavalcante Amorim, é incondicional e eterno. Feliz Dias dos Pais. Feliz Aniversário! Que Deus permita - e o senhor se cuide - para que possamos conviver neste plano, nesta encarnação, por mais tempo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere