Pular para o conteúdo principal

CORRENTE DA MÍDIA PELO BEM: Albergue Bezerra de Menezes

Sempre digo que o mal nunca vence o bem, mesmo que batalhas perdidas para ele ganhe mais ibope que as batalhas ganhas pelo bem. Vitórias como a do Albergue Bezerra de Menezes, que há 41 anos tem dado assistência à pessoas que estão à margem da vida - abandonados por si mesmos ou por familiares. Idosos. Jovens. Gente que precisa de amor. Gente que ganha alimento para a alma e para o corpo.

Tomei conhecimento do Albergue Bezerra de Menezes através do seu presidente, César Brandão, ontem pela manhã, durante a cobertura de uma audiência no Tribunal de Justiça da Bahia.

Sr, Bionor Rebouças Brandão, fundador do Albergue Bezerra de Menezes
Sr. Bionor Rebouças Brandão, fundador do albergue
A história começou com o pai de César, Sr. Bionor Rebouças Brandão, agricultor e comerciante, espírita. Depois de ter recebido orientação do seu mentor espiritual, Sr. Bionor fundou o albergue, em 10 de outubro de 1970, para atendimento às vítimas de uma epidemia de tuberculose em Itabuna, que eram abandonadas pela família por medo da contaminação, gerado pela ignorância. Os trabalhos foram conduzidos por ele até 1988, quando fez seu retorno à vida espiritual em 25 de setembro. A partir daí César Brandão, economista e professor na área de empreendedorismo, assumiu os trabalhos.

Atualmente o Albergue Bezerra de Menezes atende a 91 pessoas com idades que vão dos 20 aos 91 anos. Mas, durante  o seu tempo de atividade, mais de 28.400 pessoas já foram beneficiadas pela caridade do grupo, que tem hoje 21 funcionários.
O Albergue Bezerra de Menezes, segundo César Brandão, cuida de pacientes com diversos tipos de patologia, procurando lhes oferecer conforto, respeito, amor e carinho, no sentido de reabilitar sua saúde e dignidade.

A instituição hospeda e alimenta seus pacientes, oferece transporte, intermedia autorizações para para exames e consultas, fornece medicamentos e encaminha para outros centros quando necessário. Atividades culturais e de lazer também são promovidas.


Caso você queira fortalecer essa instituição, tem várias opções. Se mora em Itabuna (BA), pode contribuir mensalmente atravaés de carnê.  Para quem é da cidade ou de qualquer outra cidade/Estado, pode fazer depósito em conta favor do Albergue Bezerra de Menezes no Banco do Brasil – Agência 3175-5 C/C 310.019-7. Também podem ser doados alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, roupas e sapatos (em estado aproveitável).

Como você vê, o bem existe. Torná-lo mais forte depende de cada um de nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere