Pular para o conteúdo principal

Eu namoro meu marido

Para namorar, basta gostar de sentir o outro junto de si
Certa vez, em um final de semana, uma jovem contava suas peripécias com o marido, também jovem. Dizia, às gargalhadas, que tinha ido dançar com ele e ficaram fingindo que eram namorados. Meu marido, Roberto, me chamou para ouvir a história: " Vanda, venha ouvir essa!". Fui até o grupo e a jovem repetiu a história.

_ Fingindo que eram namorados? Como assim?, perguntei.

_ Claro! Porque não não somos mais namorados. Agora somos marido e mulher. Aí a gente se abraçava e ria, fingindo que a gente era namorados.

Fiquei besta com essa conversa. Roberto olhava sorrindo pra mim, esperando minha reação.

_ Menina, vocês tem tão pouco tempo de casados (pouco mais de um ano) e já pensam assim? Pois eu e Roberto estamos juntos há 22 e continuamos namorados. No Dia dos Namorados fazemos todo o ritual como se não morássemos juntos. Chegamos do trabalho, tomamos banho separados, nos arrumamos e começamos nosso jantar, que faço em casa mesmo. Só depois, com música romântica e à luz de velas, é que trocamos presentes.

_ Ah! Não venha com essa! Depois que casa muda...

_ Muda se você quiser. Pergunte a Roberto se ele não gosta disso...

Roberto ria maroto, enquanto outro garoto olhava pra ele e dizia: "Gosta! Gosta! Olha a cara dele!"

Na verdade, o que é ser namorados? E por que não se continua a namorar depois que casa oficialmente?

Para mim, namorar não é apenas beijar, transar e viver como se só existisse isso. Para mim, namorar é fazer coisas que gosta, com alguém que você gosta e que gosta de estar com você. Pra namorar, além de ter tesão, tem que ter amizade, cumplicidade... mas sem aquela história de que somos uma só pessoa. Não! Namorado e amigo que ama respeita a individualidade e a diferença do outro.

É claro que, quando se está casado, com todas as responsabilidades assumidas pelo casal e não por terceiros (comum hoje em dia, onde os jovens brincam de casamento na casa dos pais, com tudo pago por eles), o sonho do amor 24 horas dissipa um pouco. Mas, quando há transparência e cumplicidade na relação, quando ambos entendem que casamento é compartilhar bons momentos e outros nem tão bons - como renunciar a compras supérfluas, ou às vezes até importantes, porque senão falta dinheiro para pagar alguma conta - a nuvem que atrapalha o amor é muito leve e nada muda.

Tirar a liberdade do outro, com ciúme e possessividade como se dono (ou dona) fosse, isso sim pode acabar com o romantismo, com a paixão, com o tesão e o amor em um casamento. Achar que não precisa fazer mais nada para conquistar a outra pessoa, porque já casou com ela... isso também muda o clima no casamento.

Mas, se você usa e abusa da criatividade na conquista, se você se cuida para estar bonita (bonito) para si e para o parceiro(a), se você se permite alimentar o amor, a paixão e o tesão com pequenas doses diárias... então você terá um (a) namorado(a) enamorado(a) por um longo tempo... para mim, por toda uma vida (ou todas as vidas, já que acredito em reencarnação).

E você, acha que o casamento é o fim do romance? O que você faz para manter acesa a chama do amor e tesão ?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere