Pular para o conteúdo principal

Vício da internet leva jovens brasileiros à era dos substitutos


Bruce Willis em Substitutos (Surrogates)

Ontem pipocou nas redes sociais e demais mídias o Relatório Mundial de Tecnologia Conectada, elaborado pela Cisco, que mostra que quase dois terços (63%) dos jovens universitários e adultos em início de carreira consideram a rede mundial algo imprescindível, e mais da metade a descreve “como parte integrante de sua rotina”.


A Cisco abordou dois universos em sua pesquisa, onde foram ouvidas mais de 5 mil pessoas de 14 países: uma com universitários e outra com jovens trabalhadores com até 30 anos de idade. Jovens brasileiros participaram.

Incrível, e preocupante, o resultado obtido com os universitários nesses países e, principalmente, no Brasil. Eu já sabia do vício de adolescentes e jovens com a internet. Recentemente uma sobrinha minha, de 14 anos, postou em seu mural no Facebook que seus pais deveriam agradecer por ela ser viciada em internet e não em drogas ou bebidas. Eu comentei que nenhum vício é legal, nem mesmo o da internet, porque ao nos dedicarmos a ele, deixamos de produzir, de viver, de amar, de fazer amigos reais, que a gente pode abraçar, conversar, rir, brigar – porque não?, fazer as pazes...

De qualquer forma, o resultado do relatório mostra que as coisas são mais graves do que eu pensava. Entre todos os entrevistados, dois em cada cinco universitários disseram que a web é mais relevante para eles que namorar, sair com os amigos ou ouvir música. No Brasil, 72% preferem navegar na rede.

Como pode ser isso? Sei que vivemos no Brasil uma paranóia gerada pelo aumento da criminalidade. Mas, daí a substituir o contato pessoal pelo virtual... Como seremos em uma década? Será que iguais aos personagens do filme Substitutos (Surrogates, com Bruce Willes e direção de Jonathan Mostow), no qual os homens vivem isolados em seus quartos e se comunicam por meio de robôs-clones?

Eu não gostaria de ver os jovens que amo viverem assim. A vida é real quando podemos olhar no olho, tocar as mãos, sentir a pele num abraço, ouvir a voz do outro sem a interferência eletrônica.

E você? Qual a sua opinião ou sua experiência? Você troca a vida pela internet?

Comentários

  1. Como sempre surpreendente seus posts. É triste mesmo saber que os jovens preferem a vida eletrônica a real. O estranho, na verdade, e ver um declaração que jovens brasileiros preferem a net a contato físico...Coma assim? Países Latinos adoram contato físico, será que essa caixa conectora é capaz de mudar até culturas???
    Há alguns meses vi um programa na TV em que um garoto de 8 anos concorria, por telefone, a um prêmio numa roleta e ele repetia: computador, computador,computador. Ao final ele ganhou uma bicicleta e chorava desesperadamente pq queria computador. Na minha époica uma criança dava um braço por uma magrela....bons tempos.

    Adorei seu post.

    Bjs,

    Duh

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanda, eu li uma reportagem a respeito disso e cheguei aqui através do blog do Eduardo.
    Gostaria de dizer que achei muito legal a sua proposta de usar este espaço para promover uma maior reflexão entre as pessoas e divulgar notícias interessantes. Confesso que não estou acostumada com isso.

    Sobre a reportagem, sempre achei que internet, em vez de promover o contato entre as pessoas e encurtar distâncias, muito pelo contrário, nos tira do contato real com o mundo lá fora. É muito comum encontrar pessoas carentes, que reclamam de solidão na frente do pc. E muitas vezes elas parecem não perceber no comportamento delas o que causa esse isolamento todo.
    O homem nunca precisou de internet e celulares para ser feliz ou se dar bem profissionalmente. Incrível como hoje em dia elas acreditam que sem isso as suas vidas estarão comprometidas. É uma dependência tão grande que se desesperam quando se veem sem um dos dois! Não adianta criticar se tudo parece nos estimular e incentivar a perder um tempo cada vez maior na frente do pc.
    Bom, um beijo e gostei daqui!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Neanderthal. Que bom que vc gostou do Forquilha. Vamos ampliar os debates. Sinta-se à vontade para opiniar e sugerir temas, assim como informar sobre coisas boas que pessoas estão fazendo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Vandinha, querida, gosto da internet principalmente para ouvir música. Ao ler sua postagem, lembrei-me de um cartum que me enviaram hoje, no qual uma criança examinava o conteúdo de sua mochila com aparatos (mesmo!) escolares: um pendrive, um celular, um ipad, etc., etc. A certa altura, esse menino pergunta ao pai, sentado lendo um jornal: "Papai, em sua época, o que usavam na escola?" E o pai responde na bucha: "A cabeça!"
    Por aí a gente nota o que o futuro do presente está fazendo com nossos jovens. Precisamos tomar as rédeas da situação, né não?

    ResponderExcluir
  5. Usávamos a cabeça em jogos coletivos, exercitávamos o corpo nas brincadeiras coletivas também. Lembrei hoje do pega-varetas. Como eu gostava daquilo. Beijão. Chico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A dor dos filhos "bastardos"

Hoje, ao fazer cobertura do trabalho dos defensores públicos na Ação Cidadã Sou Pai responsável, no bairro da Liberdade, em Salvador, tive a oportunidade de confirmar a fragilidade das relações dos casais da atualidade e o buraco deixado em muitos por uma legislação marcada pelo preconceito, embora já justamente corrigida. No Centro Social Urbano da Liberdade passaram mais de 100 pessoas, a convite da Defensoria Pública, que busca estimular a paternidade responsável e oferece exame de DNA gratuito. Tive a oportunidade de conversar com alguns, que me autorizaram relatar os seus dramas. Gostaria de contar a história de Arivaldo José Veloso (foto), 54 anos. Ele conviveu por toda a sua vida com o estigma de " filho bastardo", imputado por uma legislação preconceituosa. Durante a infância não sentiu muito o peso desta condição. Mas, ao se tornar adulto e ser questionado, todas as vezes em que apresentava a carteira de identidade (RG), o porque de não ter o nome do pai, começou a f