Pular para o conteúdo principal

Serviço Militar ajuda na luta contra deliquência juvenil?



Local onde era cumprido o serviço militar obrigatório em Mendoza - Argentina 
 Adoro férias e faço questão de gozá-las. Já teve um período de minha vida em que podia não podia viajar. Em outros, viajar por apenas 15 dias. Em outros, por trabalhar com assessoria de comunicação na área política, no máximo viajava por uma semana. Apenas uma escapulida, vamos dizer assim. Mas hoje faço questão dos 30 dias. Um luxo? Não. Um direito que faz bem.

Férias é bom, principalmente quando é curtida com alguém que, mesmo diferente de você, gosta de coisas parecidas. É bom porque relaxa e porque lhe permite conhecer novas culturas, apreciar novas paisagens, aprender coisas novas, ver outras contextualizações políticas e, daí, poder comparar com a sua realidade.

Agora em setembro vi que em Mendoza, Argentina, a sociedade e o governo enfrenta dificuldades como as nossas devido à deliquência juvenil. Vi, no Paseo Sarmiento ( um calçadão que corta três ruas no centro histórico da cidade), uma família chorar publicamente sua dor, em protesto feito com um megafone. Motivo: um adolescente da família morreu em confronto com a polícia, com pelo menos 14 tiros.

É certo que não vi, nas áreas que andei, grupos de jovens em situação que gerasse insegurança ou medo. O centro da cidade é monitorado por câmaras. Nada posso dizer das áreas periféricas, porque não passei por lá. Mas vi que é nas noites que a pobreza se apresenta em Mendoza, a terra dos vinhos, com mais de 1000 bodegas (vinículas). No Paseo Sarmiento, enquanto sentada nas cadeiras de um bar no calçadão, vi pobres crianças, adolescentes e adultos pedindo esmolas aos turistas. Também ao escurecer e nos finais de semana surgiam os camelôs, que estendiam suas mercadorias em mantas sobre as calçadas. 

Durante o passeio que fizemos para a Alta Montanha, o guia Gabriel nos mostrou uma área do exército onde era cumprido o serviço militar obrigatório. Uma área grande, incrustada próxima às montanhas pré cordilheiras (dos Andes). Gabriel, profundo admirador do libertador San Martin, defendia a volta do serviço obrigatório, que há pouco mais de uma década passou a ser opcional na Argentina, tal qual no Brasil. Em sua opinião, se todos tivessem que passar pela disciplina do exército talvez não houve tanta deliquência juvenil.

Não sei se só o serviço militar resolveria. Mas concordo que ajudaria em muito. Já confabulei outras vezes sobre o problema social que vivemos e apontei a falta de disciplina como um dos fatores da desordem em que vivemos hoje. Disciplina que os pais/as mães não sabem mais dar. Disciplina que muitos pais/mães talvez nem tenham recebido enquanto filhos. Tem faltado o exercício do NÃO.

E você? Considera que o serviço militar obrigatório pode ajudar a reduzir a delinquência juvenil? Quero saber sua opinião. 

Comentários

  1. Não sei se o serviço militar ajudaria, mas uma coisa é fato: a cada dia que passa vemos em menor quantidade pessoas com disciplina e educação. Sei que é difícil cobrar de quem não teve que passe adiante tais valores para os seus filhos. Aprendi disciplina em casa em paralelo com a escola que teve um papel muito importante na minha formação. Sou do tempo em que os professores eram vistos como ídolos, como pessoas que sabiam muito e sempre ensinavam coisas importantes pra gente, é uma pena constatar que nos dias atuais ninguém respeita mais ninguém. Quando ao serviço militar não sei se ajudaria muito, tenho idéia de que muitos dos que estão lá no comando são frustrados e pensam que tudo se resolve na base do chicote. As vezes tenho a sensação que mesmo com tanto conhecimento ao alcance das mãos (internet, livros, revistas, jornais etc...) muitos estão desaprendendo ou talvez nunca aprenderam o valor de um "muito obrigada", "com licença", "por favor", "posso ajudar?" Mesmo assim ainda acredito que a educação é a salvação, mas salvação essa que caminha a passos ultra lentos... é, assim vamos "...caminhando e cantando e seguindo a canção...". Vanda, esse é um assunto que dá muito pano pra manga e seria uma maravilha discutir contigo bebendo aquela velha cerveja gelada! Bjs e saudades de todos!

    ResponderExcluir
  2. Jackie, querida. Com certeza em breve debateremos sobre isso e outros temas com uma geladinha -ou um vinho, quem sabe (estou aprendendo a gostar de vinho.
    Quanto à educação, concordo: as pessoas estão desaprendendo ou não apredendo palavras mágicas que tanta harmonia gera. A disciplina do serviço militar, que aqui proponho discussão, realmente ajuda muita gente. Um dos meus irmãos serviu num momento em que sua indisciplina e rebeldia preocupava mamãe. Um ano no exército o ajudou muito. Um beijão.(Tou sempre de olho na caixa mágica da Jackie.)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere