Pular para o conteúdo principal

CORRENTE DA MÍDIA PELO BEM - HRS ganha agilidade em transplantes

Notícia divulgada pela Assessoria de Imprensa do Hospital Roberto Santos - HRS, em Salvador, aponta que o hospital vai receber a primeira Organização de Procura de Órgãos e Tecidos -OPO, que funcionará como uma parte operacional da Central de Transplantes dentro da Unidade. Informa, ainda, que já foi aprovado pelo Ministério da Saúde projeto para implantação de um Núcleo de Transplantes, para viabilização de transplantes de fígado, rim, pâncreas e córnea.

Essa é, de fato, uma boa notícia, principalmente por se tratar e um hospital público, com uma grande demanda. Segundo Bernadete Farias, assessora de Imprensa do HRS, técnicos do Ministério da Saúde visitarão o hospital no próximo dia 26 deste mês.

A OPO do Hospital Roberto Santos terá, em sua área de abrangência no que se refere a doações para transplantes, cinco outros hospitais: São Rafael, Aeroporto, Jaar Andrade, Geral de Camaçari e Menandro de Faria. Em vez de comunicar casos de morte encefálica para a Central de Transplantes, esses hospitais comunicarão à OPO do Roberto Santos.

Segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, Eraldo Moura, as OPOs tem o papel de organizar e apoiar o processo de doação e transplantes em conformidade com o Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes. A implantação de uma OPO no Hospital Roberto Santos deverá elevar o número de doações de órgãos e tecidos e, consequentemente, levar a uma maior efetivação dos transplantes na Bahia. O estado ainda tem um baixo índice de doações.

Muito boa e vem vinda a OPO. Resta, agora, que cada cidadão se conscientize da importância da doação de órgãos e tecidos e comunique a sua família da sua condição de doador. A minha já sabe que tem que doar tudo o que for doável em mim e depois crema o que sobrou. Quer saber mais sobre doação de órgãos, acesse o Ministério da Saúde através do http://doe.vc/mq,
  


Comentários

  1. Farei campanha sim, com o maior prazer.

    ResponderExcluir
  2. Fico sempre na dúvida sobre doações. Já doei sangue uma vez e me senti bem, mas fica a pergunta: se DOEI será que o receptor terá minhas hemácias de graça também? Nesse país de corrupção em que vence quem tem mais dinheiro me faço outra pergunta: Será que numa fila de espera por um órgão um ricasso não levará vantagem sobre um pobre na tal fila? Infelizmente não amadureci o suficiente para ignorar essas perguntas e pensar só no ato final: salvar uma vida.

    Bjs,

    Duh

    ResponderExcluir
  3. Certa vez, estávamos na fila de um supermercado (meu marido e eu), quando um senhor aparentando uns 65 anos pediu-me para ajudar pagando uma caixa de leite. Paguei, sob protesto do meu marido, que argumentava que senhor iria vender o leite para tomar cachaça. O homem não fedia a álcool. Respondi ao meu marido que, se o homem fizesse isso, o problema seria dele. Eu estava fazendo a minha parte. Vejo da mesma forma a doação de órgãos ou de sangue. Estamos fazendo a nossa parte. Como espírita, sei que quem age de esperto em cima da miséria alheia, cedo ou tarde terá que responder, talvez com situação reversa. Apenas mentalize que alguém que precisa será beneficiado com seu gesto e doe. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. É Vanda, sei que vc tem razão...mas preciso "evoluir" internamente para aceitar isso com mais facilidade.

    #tenquiú

    Duh

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere