Pular para o conteúdo principal

Mãe entrega filho a polícia: certo ou errado?

Entregar o filho à polícia é um ato de amor?

Ficou na minha cabeça a reportagem de uma mãe que entregou à polícia, em Brasília, o filho de 13 anos e mais três coleguinhas - também menores de idade, que tinham furtado um mercado. Como muitos viram nas TVs e outros veículos de comunicação, a mãe viu o grupo dividindo o que tinha roubado e levou todos para a Delegacia da Criança e do Adolescente. Ela está sendo ameaçada pela família de um dos adolescentes, mas continua firme no seu propósito.

Esta mãe não admite ficar passando a mão na cabeça do filho, fazendo de conta que nada acontece enquanto ele assalta. Com assertividade, ela quer mostrar ao filho que não concorda com os seus atos e que ele precisa, desde já, aprender a arcar com as consequências dos atos dele. Acredita que assim estará dando ao filho a chance de ver se é isso o que ele realmente quer para vida dele.

Coitada dessa mãe. Como deve estar sendo crucificada por milhares de pessoas que acham que mãe deve proteger a cria de tudo e de todos, e em qualquer situação.

Que valente essa mãe. Que demonstração de amor. Com certeza deve estar sendo admirada e elogiada por outras milhares de pessoas que acreditam ser necessário saber dizer não numa relação de amor, principalmente entre pais e filhos. Eu me incluo nesse grupo, mesmo sem saber se teria coragem de fazer o mesmo que ela. O mais provável é que, como muitos, procurasse punir o meu filho no escondido do meu lar, para que "os outros" não soubessem. Como se "os outros" já não soubessem do que o filho estaria aprontando.

Essa mãe também declarou que procura ajuda psicológica para o filho há dois anos. Como o filho já foi apreendido (a forma técnica de dizer que um menor de idade foi preso) anteriormente, podemos traduzir que esse garoto já está se desviando do caminho do bem desde os 11 anos, pelo menos. Ou até antes, não sabemos.

O que está acontecendo com as nossas famílias? Cada vez mais acho que meu marido está certo ao dizer que tudo começou a degringolar quando as mães saíram de casa para trabalhar. Claro que tem lares em que as mães estão em casa e nem por isso os filhos estão dando menos problemas. Será que estamos cumprindo bem nossa tarefa? Não somos nós os responsáveis pela lapidação desses a quem recebemos como filhos? Será que estamos sendo incapazes de perceber as possibilidades de desvios que são acenadas desde a infância, na maioria dos casos? Se sim, por quê?

Confabule comigo. Como você age em seu lar? Você sabe dizer não aos seus filhos? Você teria a coragem dessa mãe de Brasília?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A dor dos filhos "bastardos"

Hoje, ao fazer cobertura do trabalho dos defensores públicos na Ação Cidadã Sou Pai responsável, no bairro da Liberdade, em Salvador, tive a oportunidade de confirmar a fragilidade das relações dos casais da atualidade e o buraco deixado em muitos por uma legislação marcada pelo preconceito, embora já justamente corrigida. No Centro Social Urbano da Liberdade passaram mais de 100 pessoas, a convite da Defensoria Pública, que busca estimular a paternidade responsável e oferece exame de DNA gratuito. Tive a oportunidade de conversar com alguns, que me autorizaram relatar os seus dramas. Gostaria de contar a história de Arivaldo José Veloso (foto), 54 anos. Ele conviveu por toda a sua vida com o estigma de " filho bastardo", imputado por uma legislação preconceituosa. Durante a infância não sentiu muito o peso desta condição. Mas, ao se tornar adulto e ser questionado, todas as vezes em que apresentava a carteira de identidade (RG), o porque de não ter o nome do pai, começou a f