Pular para o conteúdo principal

Como governo da Bahia acolherá os usuários de droga?


Drogas: Jaques Wagner propõe criação de Pacto Pela Vida e acolhimento de usuários

Hoje, durante a abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa da Bahia, o governador Jaques Wagner falou sobre as realizações do seu governo nos últimos quatro anos e das medidas que adotará desde já no primeiro ano do seu segundo mandato. Na Tribuna da Imprensa, de onde eu acompanhava o discurso junto a dezenas de outros jornalistas - repórteres e assessores de imprensa - queria saber apenas uma coisa: o que seria feito para prevenir e cuidar das milhares de crianças, adolescentes e jovens que se envolveram nas teias traiçoeiras das drogas, que afundaram, principalmente, na fumaça de um miserável cachimbo que queima o crack.

Wagner anunciou oficialmente vai propor a criação, dentro da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, da Superintendência de acolhimento ao usuário de drogas. Que pretende, com isso, garantir maior eficiência do Pacto pela Vida - uma política de segurança pública com a proposta de mobilizar a sociedade civil e "todos aqueles que queiram contribuir para uma cultura de paz".  O governador acredita que as iniciativas do Pacto pela Vida vão ajudar a construir um verdadeiro sistema de defesa social.

O projeto ainda não foi encaminhado à Assembleia Legislativa para análise e aprovação dos deputados. Não sei, portanto, se ela trabalhará com a parceria com as outras secretarias, a exemplo das de Saúde e Educação. Quem sofre na pele, no coração e até no bolso por ter alguém da família que sucumbiu ao crack, sabe o quanto ele é diferente das outras drogas. O adicto não tem a capacidade de emergir, respirar fundo e reagir apenas com palestras ou acompanhamento psicológico ou psiquiátrico ambulatorial. É preciso muito mais que isso.

Essa ação não pode se limitar a uma superintendência que acolha apenas. Aliás, como se pretende esse acolhimento? A Fundac também acolhe menores em conflito com a lei, mas sem interdisciplinaridade - ou outro termo que signifique isso - não tem funcionado muito, apesar da extrema sensibilidade, dedicação e competência do seu diretor geral, Valmir Mota. Este, infelizmente, pediu exoneração do cargo ontem (14/02), segundo o site Jornal Grande Bahia.

Volto a sugerir que o Governo da Bahia estude a adoção das seguintes medidas, elencadas a partir de análise dos programas em vigor na Secretaria de Saude:
  • inclusão da dependência do crack como uma doença a ser tratada preventivamente;
  • criação e implementação do Centro de Referência de Prevenção e Tratamento de Dependência Química;
  • inserção no Programa de Saúde do Adolescente – Prosad de planejamento e elaboração, com diferentes setores, de um plano estratégico de ações específicas para os adolescentes voltados para a prevenção e tratamento de dependência química;
  • enfrentamento da dependência química com a sua inserção dentro do Programa de Saúde Mental;
  • implementação do programa de Prevenção do Abuso de Substâncias Psicoativas – Prevdrogas, com a previsão de leitos em unidades psiquiátricas para tratamento dos casos agudos de dependência do crack.

Tomara que a Bahia esteja acordando, Wagner. Todos ficaremos bem se isso acontecer. Afinal, ninguém está livre de ter um adicto ao seu lado.
 
E você? Qual sua opinião sobre isso?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere