Pular para o conteúdo principal

A força do querer e do não querer

O futuro é uma estrada desconhecida e depende do nosso querer


 Vejo, atualmente, muita gente argumentando que a adolescência e a juventude são épocas dificieis para saber o que se quer da vida. Ou que carreira quer seguir, por exemplo. E me questiono se essa "compreensão" não se traduz numa tolerância exagerada ou até mesmo em uma compensação, principalmente por parte de pais ausentes, por não se ter tempo de acompanhar e orientar o crescimento da criança.

Sempre que encontro pelo caminho algum adolescente sem sonhos ou um jovem que não sabe que rumo tomar, que não sabe o que quer para o futuro, pergunto-lhes se pelo menos sabem o que não querem para si. Ô, mas 'tamos falando de querer ou de não querer? Dos dois. Bom seria se soubessémos os dois. Mas, na nossa incapacidade de saber um, é importante pelo menos saber o outro. Tiro por mim.

Na área profissional, sempre soube que carreira seguir: jornalismo. Aos 7 anos eu já afirmava isso e mais à frente continuava firme em meu propósito, inspirada por Sandra Passarinho (ela mesmo, a repórter da Globo que voltou à ativa em muito boas reportagens). Aos 16 era repórter das olimpíadas estudantis da minha cidade natal (Paulo Afonso-BA) e aos 17 repórter oficial da minha rua, eleita pelas mulheres dos funcionários da CHESF que enfrentavam sua primeira greve.

Até tentei ser redatora da Rádio Cultura FM, também em PA, mas meu pai "mexeu os pauzinhos"; só que para eu não trabalhar lá. Rádio não era lugar pra moça de família. Ele ainda pensava assim em 1979. Aos 18 fui "raptada" por minha irmã Vitória, que me levou para o Recife, onde terminei o segundo grau e pude entrar, de primeira, na faculdade de Jornalismo. Para meu pai, eu ia passar fome. É claro que os jornalistas ainda são mal remunerados, mas isso não é regra. 'Tou aqui hoje, como vocês sabem. Sou fruto do saber o que queria.

Na vida pessoal foi outra coisa. A vida a dois dos meus pais não era lá bem o que eu queria. Apesar de muito romântica e sonhar com um princípe encantado, não sabia se queria casar e ter filhos. Mas sabia que NÃO QUERIA ser como minha mãe: uma mulher maravilhosa, mas com 11 filhos aos 37 anos, com pouquíssimo estudo (embora nunca tenha esquecido o que aprendeu), dependente financeira e emocionalmente do marido. Aos 41 estava praticamente sem marido, que dividia o tempo com outra pessoa (que felizmente está com ele, sem minha mãe, claro!, há quase 33 anos e através de quem tenho mais seis irmãos). Os filhos mais velhos não concordaram com a separação oficial porque tinham medo de ela não saber administrar a pensão alimentícia. Isso eu não queria pra mim.

Determinei então que primeiro teria uma profissão e depois resolveria o resto. Depender de homem não era minha praia. Com a força do meu querer o do meu não querer tenho uma profissão, que procuro abranger cada vez mais para a comunicação integrada, e tenho ao meu lado um homem que valoriza a mulher que tem. Se será para a vida toda, ninguém sabe. Mas procuramos querer todo dia que seja, sim. E isso faz a diferença.

Queria saber se você conhece a força do seu querer e do seu não querer. Chegue mais e confabule comigo.

Comentários

  1. Putz grila (pra não falar umopalavrão, rsrsr) quando eu era criança sabia exatamente o que queria: ser arquiteto. aos 25 anos fiz desenho arquitetônico (foi o que a condição permitia).
    Ralei muito, muito, muito mesmo pra conseguir um estágio e trabalhava pela paixão, pq remuneração quase zero. Depois de 6 meses fui convidado pra área comercial numa escola de idiomas e fiz carreira, mas sabe o que? Que saudades tenho da velha régua 'T'. Esse ano vou fazer arquitetura, seja somo tecnólogo ou bacharel...Preciiiiiso disso. Toda vez que passo em frente a uma obra inacabada a cabeça viaja nas plantas de projetos.

    Bjs,

    Duh

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere