Pular para o conteúdo principal

Aborto de fetos anencéfalos

Meu amigo Chico Muniz, jornalista como eu e também espirita, enviou-me dias atrás um link sobre uma polêmica que estava sendo travada entre uma defensora pública e seguidores de um blog que se posicionam contra o aborto e em defesa da vida. Tudo porque a defensora postara, em seu twiter, que tivera o prazer de entregar um alvará autorizando o aborto de um feto anencéfalo. E Muniz pediu que eu desse um parecer sobre o assunto.

Se esse pedido tivesse ocorrido há uns 15 anos atrás, certamente eu teria dito que era direito da mãe, sim, e que ninguém tem nada com isso. Mas, os anos passaram, amadureci, comecei a estudar a doutrina espírita e muitos conceitos que tinha desenvolvido na juventude, quando, inclusive, defendia o direito ao aborto, mudaram. Eu tinha muitas dúvidas de quando a vida começava, de fato. Dúvidas que foram sendo dissipadas com o estudo e com o passar do tempo.
Aprendi que todos temos direito à vida - ao reencarnar. E que muitas vezes o nosso tempo de vida, assim como a nossa condição física para viver, pode ter sidos definidos anteriormente, como desafios a serem vencidos. Com isso, passei a entender que mesmo um bebê anencéfalo tem um projeto de vida.

Segundo informações que encontrei no site http://www.anencephalie-info.org/ , "crianças com esse distúrbio nascem sem couro cabeludo, calota craniana, meninges, cérebro com seus hemisférios e cerebelo, embora normalmente tenham preservado o tronco cerebral. O tecido cerebral restante é protegido somente por uma fina membrana. A criança é cega, surda e não tem ou tem muito poucos reflexos. Cerca de 40% dos fetos anencefálicos morre intra-útero e 25% ao nascer. Aqueles que sobrevivem têm uma expectativa de vida de poucas horas, poucos dias e muito raramente poucos meses." Mas essa curta vida pode ser, inclusive, um processo de valorização da vida tanto para o espírito do bebê quanto para aqueles que o receberam como pais.

E quanto ao papel da Defensoria Pública nestes casos? Bem, fui assessora de Comunicação da Defensoria Pública da Bahia por quase três anos. E tive a oportunidade de ver que a instituição estava sendo cada vez mais procurada, em diversas partes do Estado, por gestantes de fetos anencéfalos que queriam interromper a gravidez. Lembro de pelo menos três casos, em curto espaço de tempo, onde os defensores públicos lograram sucesso nas suas defesas e conseguiram que a Justiça autorizasse o aborto.

Quando recebi a primeira informação e o pedido de divulgação,enfrentei um conflito interior. E agora? Divulgava só no site da Defensoria ou enviava a decisão da Justiça para a imprensa? Refleti, conversei com alguns colegas, debati com a defensora autora da ação e fiz minhas preces. Entendi que o livre arbítrio estava sendo exercitado pelos atores da questão: a mãe, o (a) defensor (a)público (a) e o(a) juiz(a). A mãe, demonstrava não estar preparada emocional e espiritualmente para levar até o final uma gravidez que não teria o resultado que ela sonhava. O representante da Defensoria Pública, que tem a missão de assegurar o acesso da Justiça àqueles que não podem pagar por advogados e o representante da Justiça cumpriam o seu papel constitucional.

Decidi publicar no site e sugerir uma pauta para um jornal e uma emissora de TV local (Salvador-BA). Queria que o tema fosse discutido com mais amplidão. Nenhum dos dois quis "comprar" a pauta. A Defensoria continuou - e deve continuar - sendo procurada por mães imaturas e assustadas com a gestação de anencéfalos.

Aprendi que não posso impedir que as coisas aconteçam. Pelo menos não condenando, agredindo verbal ou fisicamente quem tenha opinião oposta à minha. Posso apenas contribuir, com o esclarecimento ( assim como venho sendo esclarecida em muitos momentos), para que decisões que viabilizem a evolução individual possam ser tomadas. Se fosse comigo, provavelmente gostaria de levar a gravidez até o final, para que o espírito que acolhi pudesse completar a sua jornada e eu pudesse cumprir a minha missão. E se fosse você?



http://www.anencephalie-info.org/p/perguntas.php#9

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere