Pular para o conteúdo principal

CORRENTE DA MÍDIA PELO BEM - Transformando Hábitos para a Saúde do Planeta

É muito bom ver que gestores públicos também podem ser comprometidos com a qualidade de vida, contrapondo-se às constantes, e decepcionantes, denúncias de prevaricação e malversação do dinheiro público.

Em 2008 o deputado estadual Gilberto Brito me possibilitou conhecer a Escola Ambiental de Mogi das Cruzes, em São Paulo. Fui como sua assessora, para conferir de perto e buscar mais informações sobre o trabalhado ali realizado sob coordenação da professora Maria Inês Soares Costa Neves.

Hoje (04/06/10), recebi da professora um e-mail relatando sobre o sucesso de mais um programa desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes - o " Transformando Hábitos para a Saúde do Planeta".

O objetivo é reduzir em 20%/mês, por um período mínimo de 6 meses, o consumo de água e energia elétrica nas unidades escolares. A Escola Ambiental de Mogi das Cruzes apoia e assessora as unidades escolares com palestras para alunos e comunidade e materiais para consulta. Ou seja, através de sensibilização sobre o tema proposto, são oferecidas aos educadores, gestores e funcionários da área administrativa das escolas municipais de Mogi das Cruzes ferramentas de aprendizagem através de práticas diárias.

O Projeto conta com o apoio da Secretaria Municipal de Obras, SEMAE e Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Furnas Centrais Elétricas também apoia este projeto, que envolve as 93 escolas no uso consciente de energia elétrica e água.

De acordo com dados da Secretaria de Educação desse município, até o dia de hoje foi economizado em 530 contas de água e 593 contas de energias das escolas da rede municipal de Mogi das Cruzes R$ 214.240,72. É mole ou que mais?

No mês de maio último a professora Maria Inês apresentou este trabalho em Braga/Portugal ( entre outros 4 projetos da Escola Ambiental de Mogi das Cruzes). O melhor disso é que as crianças estão aprendendo nas escolas e aplicando a lição em casa. Então, ainda há esperança de mudança.

Se você quiser conhecer o projeto, acesse o link abaixo.
http://www.reflorestevida.com/rv/downloads/apostilas/apostila_tranformando_habitos.pdf

O trabalho é muito bom. Você também pode conferir reportagem na Globo News, Programa Via Brasil.
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1275127-7823-ESCOLAS+ADOTAM+HABITOS+DE+CONSUMO+INTELIGENTES+EM+MOGI+DAS+CRUZES+SP,00.html

Você conhece outros trabalhos bons que estejam sendo desenvolvidos? Então informe através do e-mail correntedobempelamidia@gmail.com ou deixe um comentário nesta postagem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere