Pular para o conteúdo principal

CORRENTE DA MÍDIA PELO BEM - Licença-paternidade será maior

Fiquei tanto tempo com apenas um foco que não consegui coletar boas notícias na web, jornais, ou ao meu redor. Hoje, ao ler o jornal da Câmara Federal (que chega com atraso na Assembleia Legislativa da Bahia) vi que está sendo analisado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) o Projeto de Lei 6753/10, do Senado, que finalmente faz justiça aos homens que assumem sua condição de pai-mãe.

De autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB /SE), o projeto altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43), assegurando ao empregado a licença-paternidade por todo o período da licença-maternidade (120 a 180 dias) ou pela parte restante dela que caberia à mãe, em caso de morte, de grave enfermidade ou do abandono da criança, bem como nos casos de guarda exclusiva do filho pelo pai. A licença-paternidade hoje é de apenas cinco dias.

De acordo com o site da Câmara Federal, o prazo para emendas encerrou no último dia 6. O relator é o deputado Ribamar Alves (PSB-MA). A proposta prevê que o empregado também faz jus à licença-paternidade de igual duração em caso de adoção, desde que a licença-maternidade não tenha sido requerida. O projeto também será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O projeto vai mais além. Prevê também benefício para pais que têm crianças de até três anos de idade com deficiência ou que necessitam de tratamento continuado. O empregado que trabalhar em empresas que tenham mais de 50 funcionários terá o direito de se ausentar do serviço por até 10 horas por semana, sem prejuízo de sua remuneração. Ele poderá compensar no mesmo dia ou depois, desde que a compensação não ultrapasse duas horas diárias do horário normal do trabalho. Isso, segundo o senador Antonio Carlos Valadares, já é realidade em países como Itália, Portugal e França que preveem, além da licença-maternidade, períodos de afastamento para o cuidado dos filhos tanto pelo pai quanto pela mãe.
Fiquei muito feliz com essa possibilidade. Ainda mais em saber que o projeto tramita em caráter conclusivo na Câmara Federal. Desta forma, a sociedade poderá corrigir a injustiça que sempre foi cometida com os homens que são mais que pais responsáveis: são pessoas que assumem o papel de pai e mãe, mostrando que se eles - os homens - não assumiram esse papel décadas e séculos atrás é porque sempre lhes foi retirado esse direito. Sempre defendi que não apenas educar, mas, principalmente, cuidar dos filhos é função também de pais; não apenas de mães.

O que vocês acham dessa proposta? Ela mudará alguma coisa na sua vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c...

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere...

São Francisco é a inspiração para me livrar de mágoas

Será que somos capazes, mesmo, de fazer exatamente o que pede São Francisco de Assis em sua prece? Você não conhece? Talvez pense que não, mas acho que conhece. Ela diz assim: "Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a fé..." Sempre achei, no alto da minha presunção, vaidade e orgulho, que eu era, sim, capaz de ser parte dessa oração. Sei, e quem está ao meu redor sabe, que realmente procurei, durante anos, levar amor onde havia ódio, perdoar ofensas, buscar a união e alimentar a fé. Assim fiz para a construção da minha família com o meu amor. Também o fiz para a reconstrução e harmonia da grande família construída por meu pai. Fiz isso por quase uma década, inspirada pelo exemplo de amor e perdão dado por minha mãe. Procurei me aproximar e trazer juntos quase todos, com carinho e atenção. Mas alguma coisa não...