Pular para o conteúdo principal

CORRENTE DA MÍDIA PELO BEM - Ceará dá lição de promoção da Paz.


O Diário do Nordeste, jornal de Fortaleza (CE), tem como marca divulgar bons exemplos em todas as áreas, principalmente na Educação. Uma das mais recentes reportagens, publicada em 1º de abril, Dia da Mentira, é uma grande verdade, digna da Corrente da Mídia pelo Bem, mostrada no texto do repórter Maurício Vieira. Seu relato conta a experiência do município cearense de Maracanaú, que fez a opção de incentivar aos alunos das escolas municipais as qualidades do valor humano, construindo a cultura de paz entre os alunos.

Primeiro, os números das salas foram trocados por nomes de pessoas que derem grande contribuição para a paz no mundo. Depois, as escolas incluíram no conteúdo das disciplinas os trabalhos desenvolvidos pelos pacifistas – antes os alunos ficavam restritos ao aprendizado de fatos e personalidades que fizeram história por meio das guerras.

Maurício Vieira conta que “em cada sala, professores e alunos colocam em prática as qualidades dos valores humanos e estudam a história de Jesus Cristo, Madre Tereza, Gandhi, Martin Luther King e Chico Xavier, além de outros pacifistas que também desenvolveram ações por um mundo melhor.” E que, além da biografia de cada um deles, os alunos estudam temas relacionados ao respeito, paz, amor, solidariedade, fé, justiça, ética e humildade. Essas mensagens ficaram estampadas nas salas de aula e são trabalhadas no decorrer do ano letivo. Semanalmente, os alunos desenvolvem atividades sobre os diversos temas.

A diretora da Escola EMEF Rui Barbosa, no Bairro Piratininga, Maria de Fátima do Vale, disse ao repórter que o tema trabalhado na semana é desenvolvido pelos alunos através de trabalhos de pintura, do teatro, de vídeos. Eles ficam livres para desenvolver suas habilidades.

Essa nova metodologia, segundo a reportagem, surgiu em 2007, por meio do Programa Cultura de Paz nas Escolas e já garantiu excelentes resultados na relação professor-aluno e, também, na conscientização dos estudantes para a inclusão de valores humanos na família. O Programa Cultura de Paz, desenvolvido nas 90 escolas de Maracanaú com cerca de 1.700 educadores, tem o objetivo de levar ações e mensagens pacifistas para os 44 mil alunos matriculados na rede municipal, como também aos familiares e amigos.

A reportagem traz depoimento da professora Criseilane Menezes, conhecida por Cris. Para ela, a paz torna-se possível quando cada aluno passa a respeitar sua vida, independente de religião. Ela destaca que ensinam que paz é também respeitar o meio ambiente, o livro, os amigos e a si mesmo, mas que o segredo para que haja uma cultura de paz, é reconhecer e aprender que cada um tem os limites que devem ser respeitados.

Essa reportagem me faz lembrar a campanha do governo da Bahia, que considero equivocada e que vem sendo desenvolvida desde o Carnaval sob o slogan “A Bahia na luta pela paz”. Esse título me incomodou desde a primeira vez que o vi em outdoor. Quem quer paz não LUTA por ela, mas PROMOVE ações pacifistas. E a experiência do Ceará, como esta de Maracanaú, e a de mediação escolar, com o mesmo objetivo de estimular a paz, deveriam ser seguidas por todos.

E você, conhece alguém ou alguma instituição, pública, privada ou ONG que esteja desenvolvendo algo de bom? Então envie sua informação através de um comentário neste post. Faça parte da Corrente da Mídia pelo Bem.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere