Pular para o conteúdo principal

A violência vai levar você para que lado?

Começamos uma nova caminhada, deixando pra trás um monte de coisa. Neste início de 2010 senti um quê de epitáfio. Devia ter feito muito mais coisas e trabalhado menos. Devia, inclusive, ter priorizado mais as minhas confabulações. Nem mesmo consegui postar as minhas aventuras pela Bolívia e Peru (mas o farei, retroativamente).

Sobre o novo ano e as espectativas e perspectivas, relato uma conversa que tive na manhã do dia 4 com um motorista de Defensoria Pública. Dizia ele, preocupado, que esperava que o ano fosse de menos violência, porque o mostrado pela TV Itapoan dava medo. Disse-lhe eu que a emissora era tendenciosa porque ganhava pontos no ibope com a miséria alheia; que, infelizmente, poucos setores da imprensa se dão ao trabalho de buscar e divulgar coisas boas, iniciativas de solidariedade, de apoio, de paz. O bem, infelizzmente, não dá ibope.

Li uma vez uma parábola que falava da influência da opinião dos outros sobre nossas vidas. Era sobre um pai que, em uma cidade do interior, resolveu colocar uma barraca na estrada para vender algumas coisas. Tudo dava certo até ele contar para o filho, que morava na capital, e ter como resposta que era doido, porque o mundo estava enfrentando uma crise. Ele ficou tão influenciado que negligenciou o negócio e o fechou por causa da "crise".

Não que a violência não exista. Ela está aí e muitos de nós a sente na pele. Mas considero, como cidadã e jornalista, que o mal tem muito mais espaço na mídia, em detrimento de boas ações que vem acontecendo em todos os cantos do planeta. O problema é que estamos nos deixando encurralar e logo logo estaremos tal qual no filme os substitutos, com Bruce Willis, onde os humanos, em 2054 ficam em casa e colocam andróides para os substituíresm em suas tarefas diárias. Creio que podemos mais que isso. Somos humanos e com a solidariedade podemos dar início a um processo de reversão desse quadro.
Em que lado você prefere ficar? Do lado daqueles que querem mudar ou dos que preferem deixar o medo se instalar e se permitir ser acuado? A escolha é individual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere