Pular para o conteúdo principal

Adeus a Patrick Swayze

O ator Patrick Swayze, em foto de março de 2006 (Foto: Mario Anzuoni/Reuters)


Ontem não consegui parar para escrever. Queria muito ter falado sobre Patrick Swayze, ator e dançarino, que desencarnou ontem, aos 57 anos, vítima de câncer no pâncreas. Li que, numa entrevista ao The New York Times, em outubro de 2008, Patrick disse: "Como é que uma pessoa mantém uma atitude positiva quando todas as estatísticas dizem que ele está morto? Muito simples: vai trabalhar." A doença havia sido diagnosticada em janeiro de 2008 e a maioria das pessoas que são acometidos por esse tipo de câncer vivem menos de um ano.

Li também que, em janeiro deste ano ele tinha desistido do tratamento e não tomava nem mesmo analgésicos, para não atrapalhar sua perfomance nas gravações do seriado de TV The Beast.

Não quero confabular sobre câncer. Quero falar da capacidade de, em dois filmes, falar tão bem com o corpo através da dança. Quem é da minha faixa etária se envolver com a dança de Ritmo Quente (Dirty Dancing - 1987), que mostra a história de Johnny Castle, um atlético e sensual professor de dança de um hotel no campo, que se apaixona pela filha adolescente de um casal de hóspedes, vivendo com ela um romance entre números de dança exuberantes e eróticos. Ele sabia dançar muito bem.

Depois assisti A última Dança ( On last dance - 2003), onde ele interpreta o dançarino Travis McPhearson que, junto a outros dois, tentam salvar uma companhia de dança de Nova Iorque mundialmente conhecida, a Dance Motive, que tinha perdido o seu diretor artístico, Alex Mcgrath (Matthew Walker). Já vi comentários na internet de que o filme era fraco e que Swayze não tinha mostrado 1% do seu potencial. Vi diferente. É claro que, 16 anos depois de Ritmo Quente, ele não tinha a mesma massa corporal. Mas me encantou saber que o drama vivido por seu personagem - um dançarino que tinha problemas no joelho - era o mesmo vivido por ele na vida real. Tanto que havia deixado filmes musicais de lado. Encantou-me vê-lo trabalhando - na interpretação e na direção - com a sua mulher Lisa Niemi, com quem viveu uma história de amor raro em hollywood: ela foi sua namorada desde os 17 anos.

Terei sempre Patrick Swayze em minhas lembranças, por sua força e sua garra na luta contra o câncer. Deixo um link para quem quiser ver fotos dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere