Pular para o conteúdo principal

Desagravo à jornalista Cintia Kelly


Tenho confabulado no forquilha sobre a ética profissional e sobre a necessidade de termos o nosso conselho profissional. Este, não apenas para que sejamos fiscalizados no cumprimento das nossas atividades, mas também para que tenhamos um instituto a nos defender da sanha de políticos que, protegidos pela imunidade parlamentar, se acham no direito de agredir, de denegrir quem quer que seja do alto da tribuna do Plenário.

Hoje venho em defesa da colega jornalista Cíntia Kelly, que cobre a Assembléia Legislativa e que, no último dia 22, foi vítima da raiva do deputado Gaban. Só o faço hoje porque não tive conhecimento antes. mas estranho que o Sinjorba e a ABI não tenham se manifestado em nota de repúdio ao parlamentar ou de desagravo à jornalista, profissional por formação como eu.

Procurei no site da Assembléia Legislativa a íntegra do discurso feroz de Gaban que atinge Cíntia Kelly, colocando-a como mentirosa e sua inimiga pessoal, segundo relatado pelo blog Política Livre, do jornalista Raul Fonseca . Nada consta ali. Os discursos só estão postados até o dia 12 de janeiro, apesar de já estarmos no dia 30.

É gritante o desrespeito à jornalista, que esclareceu à situação ao Política Livre e que transmito aqui:

" Qui 22 Jan 2009

Repórter se diz espantada com discurso em que deputado a chamou de “inimiga”
Em email a este site, a jornalista Cíntia Kelly, do Correio da Bahia, disse ter ficado espantada “com a irritação e a falta de decoro e de respeito aos profissionais de imprensa que atuam” na Assembléia Legislativa, exibidos hoje pelo deputado estadual Carlos Gaban, durante discurso em que protestou contra matéria assinada por ela no jornal que o apontava com um dos virtuais candidatos nas eleições para a mesa diretora da Casa. “Em nenhum momento a matéria sob o título “PMDB lança candidatura avulsa para Mesa Diretora” denigre o deputado ou informa qualquer inverdade, como foi afirmado pelo mesmo. O nome do deputado foi citado pelo líder do seu partido na Assembléia, Heraldo Rocha (DEM), em entrevista concedida ao jornal. Causa ainda estranheza o fato de o deputado chamar-me de sua “inimiga pessoal”, já que não tenho e nunca tive qualquer relação mais próxima com tal parlamentar”, disse Cíntia, observando que, diante do fato, só “tem a lamentar tal postura e afirmar que discursos como este não amedrontam o trabalho dos profissionais de imprensa que buscam levar a informação à população”.

Não é correto usar os profissionais de imprensa como saco de pancada. Mesmo que ele, Gaban, não tenha dito a Cíntia Kelly que era provável candidato à Mesa, um outro parlamentar, líder do seu partido, o disse. Espero, sinceramente, que a jornalista tenha gravado a sua entrevista. Sim, porque é uma temeridade dar cobertura a uma Casa como a Assembléia, onde as opiniões mudam de acordo com o interesse político, sem que se faça uso de gravador. Senão, parodiando o ditado, ouviu, não gravou, o pau comeu.

Que Cíntia não se intimide e tenha a coragem de olhar a Assembléia com olhos de ver, levando pautas quentes sobre este nosso parlamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere