Pular para o conteúdo principal

Tour Venezuela - Mérida II

Este é o nosso último dia em Mérida, nos Andes Venezuelano. ( Volto a lembrar que nao consigo achar o til nos teclados daqui) Nestes dias que passamos aqui nao temos como nao comparar determinadas coisas com o nosso Brasil. Primeiro vamos às boas coisas.

Por toda a cidade existem praças com jardins e árvores centenárias , bancos de ferro e madeira, sem ter grade que as cerquem, como acontecem em quase todas as cidades grandes no Brasil. Exemplo da pouca importância que sedá às praças no brasil, Salvador, é a Praça Jornalista Edson Alves, em Piata, que leva mais de um mês para ser limpa e nao tem uma árvore adulta para dar sombra âs pessoas que fazem caminhada ou levam suas crianças para brincar.




O melhor exemplo que tivemos aqui foi o de que, quando há vontade política, as coisas acontem
em benefício do cidadao. O governo do Estado de Mérida, em parceria com o governo federal -leia-se presidente Hugo Chaves, implantou e inaugurou em junho de 2007 a Linea 1 do Trol Mérida. O que isso significa? Um sistema de trolebus ( ônibus elétrico) que, em sua primeira etapa, tem 14 estaçoes espalhadas em 14 km, aproximadamente. Desde a inauguraçao a passagem é gratuita, há previsao de começar a ser cobrada a partir de dezembro deste ano (2008).


Nao sei quanto foi investido, mas creio ter sido bem menos do que já foi gasto para a construçao, infindável, do metrô de Salvador, que teve ao longo destes anos várias denúncias de desvio e verba. O Sistema Trolebus de Mérida nao gastou toneladas de concreto para construçao das horríveis colunas, como em Salvador. Os ônibus circulam em faixas exclusivas centrais, tal qual o sistema viário de uma parte da cidade do Recife -PE e como já existe em algns trechos em Salvador.


Certamente, nao fosse a mania de grandeza dos nossos governantes, teríamos em Salvador um sistema como o Trolebus nao apenas com 14 km, mas muito mais, capaz de beneficiar toda a comunidade do Centro da Cidade até Cajazeiras. Abaixo vocês vêem as fotos. A última é do Terminal.



Agora, nao posso deixar e dizer que Mérida, como umdos principais pontos turìsticos da Venezuela, ainda está engatinhando na administraçao dos serviços de turismo. Como postei ontem, o tleférico está fechado sem nenhum aviso desde agosto, sem data para reabrir. A Plaza del Toros só tem touradas em fevereiro.
E a Helladeria Coromato , sorveteria que está incluída no Guiness por ter a maior quantidade de sabores, também está fechada por todo o mês de outubro para manutençao dos equipamentos. Quando a gente consegue loalizar o endereço - Calle 28 ( a casa laranja) depara-se com um aviso em papel ofício na porta. Muito mal para uma sorveteria turística.



No geral, Mérida é muito bonita e organizada, mesmo com seu trânsito agoniado - pior que Salvador.

Seguimos agora para Coro, que é a única cidade da Venezuela decretada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. De Mérida para lá sao 12 horas de viagem. Até lá.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere