Pular para o conteúdo principal

Tour Venezuela - Coro

Por dificuldades de acesso a internet, devido aos horários nas lans houses da Venezuela e também pela infra-estrutura precária em alguns pontos, não foi possível atualizar minhas confabulações sobre o Tour Venezuela. Retomo aqui com as impressões de Coro, a capital do Estado de Fálcon, cujo Centro Histórico é Patrimônio Histórico da Humanidade.

De Mérida, capital do Estado de Mérida, até Coro, a viagem por ônibus é de 12 horas. Nossa viagem, entretanto, foi realizada em 21 horas. A Tormenta Omar, que atingiu o Mar do Caribe, provocou fortes chuvas. Uma das consequências foi a queda de uma ponte na rodovia que da acesso à Coro. Por conta disso, o motorista teve que fazer um novo roteiro. Chegamos sob chuva, em menor intensidade, em Coro. O terminal de passageiros é pequeno e sujo. Depois de confirmar vaga na Pousada Tun Tun ( 58-0268-4044-260, Calle Zamorra #92)no Centro Histórico, seguimos para lá.

Nos dois dias e meio que permanecemos na cidade, a impressão negativa só se confirmou. Além de estar sob efeito dos alagamentos, Coro mostrou que sofre com o problema da falta de educação do seu povo e a desorganização política dos seus administradores: o lixo se acumula pelas ruas da cidade. Só a área do Centro Histórico - que fica entre três ou quatro quarteirões - parece bem cuidada.



Visitamos a praia de Adicora, nosso primeiro contato com o Mar do Caribe, mas não pudemos aproveitá-la: chuva fininho, mas incômodo. Também visitamos a cidade de Punto Fijo, uma zona franca. Para nós, brasileiros, nada que valesse a pena em termos de custos. Para os venezuelanos, que enfrentam uma inflação de 40%, parecia tudo de bom, principalmente nos eletro-eletrônicos. Como Coro, Punto Fijo é suja, com bastante lixo, apesar das placas de " prohibido basura". Nas duas cidades, tal qual o centro antigo de caracas, os taxis são muito velhos, ford landau da década de 50, com som, ar condicionado e câmbio automático. Outra característica são os pequenos ônibus velhíssimos, no estilo marinetes, com um som potentíssimo e bocas de alto-falantes junto ao motorista e no fundo. A música, altíssima. Nem adianta pensar em reclamar.

O que Coro teve de melhor foi a oportunidade de estar em uma pousada que nos possibilitou longas conversas sobre política, sociedade, educação e desenvolvimento na Venezuela, Brasil e América Latina. Apesar de não estarmos com um espanhol muito fluente, conseguimos trocar impressões sobre o Governo Chavez, Governo Lula e outros temas com Angélica (belga, que tinha acabado de vender a pousada), Damien e Norka ( francês e venezuelana de Mérida, que tinham acabado de comprar a pousada) e Juan (colombiano).



A conclusão que tivemos foi que a América Latina só alcançará sua liberdade e seu desenvolvimento se investir na educação. Como em Caracas e em Mérida, percebemos uma aversão a Chavez, considerado "un lóco que guerrea con todos". Crêem que não será dessa forma que a Venezuela terá o respeito que busca do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere