Pular para o conteúdo principal

Quem quer ser assessor de comunicação?

É brincadeira, coisa de novela, ou a Rede Globo tem interesse outro em retratar Flora - a assassina, a má, a ardilosa da novela A Favorita... - como a nova integrante da Assessoria de Comunicação do Grupo Fontini?

De fato, como jornalista POR FORMAÇÃO, como uma das assessoras de Comunicação da Defensoria Pública do Estado da Bahia, estou indignada. Acredito que a Globo, de forma direta, quer mostrar que, definitivamente, não é necessário passar por uma faculdade, por um curso de Jornalismo, para exercer qualquer uma das funções inerentes do jornalista. Acredito, também, que a Globo queira mostrar que não é importante a proposta de atualizar a legislação que regulamenta a profissão de jornalista, incluindo a função de assessor de imprensa - um dos braços da Assessoria de Comunicação.

Por outro lado, depois que reclamo e desabafo, tenho - temos - que admitir que esta é a realidade do nosso Brasil varonil. Qualquer pessoa pode, de fato, ser um assessor de Comunicação. Na ECT ( Correios), até pouco tempo atrás, os assessores eram administradores, arquitetos, engenheiros..... menos pessoa da área de Comunicação ( jornalista, relações públicas ou publicitário. No governo do nosso Estado, o secretário de Comunicação cursou... Engenharia Elétrica. Não adiantou chiado da classe.

O roteiro da novela não é claro quanto a real atribuição que Flora terá. Diz que ela foi convidada para trabalhar na Assessoria de Comunicação do grupo Fontini. Mas todos nós que trabalhamos em assessorias de Comunicação sabemos que um simples integrante NUNCA terá uma sala de trabalho como aquela. Não com jornalistas que têm a auto-estima na palma do pé, que não se respeita e aceita salários vis, que aceita cada vez mais desenvolver cinco ou mais funções pelo salário de meio.

Antes que as brigas comecem, bombardeando a Globo, como foi feito com o jornalista Zé Bob em sua função de repórter especial na mesma novela, acho bom vestirmos a carapuça, despirmos as máscaras que o status ainda alimenta e as utopias e cairmos em campo. Vamos nos dar o respeito. Vamos fazer valer os nossos direitos.

Era isto que eu tinha para confabular nesta manhã.

Comentários

  1. Olá Vandinha, menina retada, tô com saudades do vaivem pra Natal, qdo me deparava, mais amiúde, com gente de nosso Nordeste. Às vezes, companheira, a Bahia nem parece...
    Olha, fui aluno de Mílton Cayres, na EBC, onde aprendi que a imagem do relações públicas é o que a vênus platinada e o governo militar priligegiavam. Q os redatores da Globo mantenham o conceito é compreensível, mas de fato dói(sic) q o governo petista estimule e mantenha prática q tanto combatemos
    um beijo e parabéns por levantar a bola.
    tá na vez.
    alf

    ResponderExcluir
  2. Respeito sua opnião, mas devo descordar, um diploma apenas não forma um profissional, o estudo ajuda para o complemento do profissional, digo isto porque sou jovem apenas 23 anos, trabalho em rádio já à 6 anos, escrevo para 2 jornais e agora recebi o cargo de assessor de comunicação da minha cidade, exerço estas funções e nunca entrei numa sala para fazer um curso especifico! E então o que me diz? Sorte? ou destino?

    Hebert Augusto

    ResponderExcluir
  3. Caro Herbert. É óbvio que não é a faculdade que faz o bom profissional, mas oferece a possibilidade de uma formação mais ampla, que passa por debates sobre ética pessoal e profissional, sobre economia, sociologia e, principalmente, sobre técnicas e estratégias de comunicação. Ninguém é melhor preparado para reportar notícias, por exemplo, que o jornalista. Mas o relações públicas tem formação em planejamento e desenvolvimento de estratégias de comunicação, o que o capacita, também, para a função de assessor de comunicação.
    Desculpe-me, mas não é o fato de você trabalhar desde os 17 anos em rádio que o habilitará para o cargo de assessor de comunicação da prefeitura da sua cidade - São Joaquim de Bicas, como pude ver. Tudo vai depender do que o prefeito pretende em sua administração. Não sei que tipo de programa você fazia, ou faz, na emissora em que trablhou, ou trabalha. Quanto à sua indicação para o cargo, não existe sorte ou destino, existe a visibilidade que a rádio lhe deu e a sua provável ligação política com o grupo eleito. Desejo que você não se deixe tomar pela soberba ou presunção e use esta chance para estudar. Ser assessor de comunicação de uma cidade com pouco mais de 23 mil habitantes é uma coisa. Se assessor de comunicação de uma empresa de porte, seja pública ou privada, é outra. Será que a rádio, apenas, sem a formação profissional que defendo, o habilitará para conhecer e aplicar todas as nuances da comunicação no fortalecimento da prefeitura? Reflita. Além disso, estudar nunca é demais. Só nos agrega mais valor. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Oi , sou Pedro Filho de Serrolandia Bahia, trabalho numa radio comunitária (locutor) a cerca de 4 anos, e agora fui nomeado acessor de comunicação da minha cidade, aceitei, o slário pequeno, mas quero mostrar serviço ser diferente e surpreendente... plantar pra colher... ms queria algumas dicas, o que me sugeria que eu fizesse?? e-mail pedrofilhopege@hotmail.com
    um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Pedro, a primeira coisa a fazer é ter consciência de que, quando assumimos um novo encargo para o qual nunca trabalhamos, temos que estudar.
    Você me disse que tem 4 anos de experiência como locutor de rádio. Ser locutor é muito diferente. Em rádio, você usa a voz e as pessoas não se importam muito com o jeito que você fale - embora o certo é falar corretamente o português, mesmo que de uma forma coloquial.
    Quando você passa a ser assessor de comunicação, tem a responsabilidade com a imagem da prefeitura. Portanto, se não tem um jornalista na cidade e você mesmo fará os textos de divulgação, procure revisar o que escreve, com a ajuda de uma gramática, se necessário for.
    Para ser diferente e surpreendente, é preciso, antes de tudo, que você saiba exatamente o que o (a) prefeito (a) pretende com sua administração. Tem que saber qual a melhor forma de se comunicar com os pouco mais de 12 mil habitantes de Serrolândia: é rádio, jornal, outdoor...? COmo você tem a experiência com locução, se for realmente bom seria legal um programa da prefeitura apresentado por você ( não esquecendo que é para informar sobre as ações da prefeitura).
    No mais, estude. Tem muito curso pela internet sobre assessoria de comunicação( lembro que esses cursos não o tornarão jornalista, apenas o ajudarão no trabalho como assessor). Procure o ISCOM no google e boa sorte.

    ResponderExcluir
  6. É Justamente isso, vamos fazer um programa na rádio, apresentado por mim, informativo, sobre o que ta acontecendo no executivo, tirando as dúvidas dos eleitores/ouvintes. Tenho apenas o 2º Grau e queria fazer um curso de especialização mas infelizmente aqui na minha cidade não existe, só longe daqui, então tenho que escolher, ou estudo ou trabalho... prefiro trabalhar e ganhar dinheiro. Obrigado pelas dicas quero e vou ser diferente...

    ResponderExcluir
  7. Olá Vanda, tudo bem?
    Gostaria, se possível fosse, que você me desse algumas sucintas dicas de, como ser um Assessor de Comunicação, não sendo um jornalista? Sei que defende o fato de um Assessor, ser um Jornalista, até mesmo, pq muitas técnicas, só aprendemos quando estudamos Jornalismo. Sou formada em Marketing, e tenho muito interesse em atuar nessa área de Comunicação Empresarial.

    Aguardo por um retorno seu.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, aliás, anônima

    Primeiro, gostaria de esclarecer que não defendo que o assessor de comunicação seja um jornalista. Defendo que a Assessoria de Comunicação seja gerida por um profissional da área de comunicação - jornalismo, relações públicas, publicidade. O jornalista é quem tem a técnica da notícia; o relações públicas, a técnica do planejamento; e o publicitário, a técnica de se comunicar através das diversa mídias. Uma boa assessoria tem esses três braços.
    Como você tem interesse em atuar na área e comunicação empresarial, sugiro que procure alguns cursos de curta duração que abordam temas específicos. A Aberje é quem tem os melhores cursos, embora quase todos ministrados em São Paulo. O Iscom tem promovido cursos a distância, via internet, que são mais acessíveis. O site Comunique-se também promove alguns cursos. Você pode localizá-los pelo google. Boa sorte.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere