Pular para o conteúdo principal

Os justiceiros

O programa Bahia no Ar, na TV Record/Itapoan, mostrou hoje pela manhã a cena de um linchamento na Suburbana, se não me engano. A apresentadora, Daniela Prata, comentou que isso é fruto do descrédito que a população tem em relação à Justiça e alertou para o perigo de as pessoas saírem fazendo justiça com as próprias mãos - que é crime.
O rapaz que fez as imagens e cedeu para a TV Itapoan considerou preocupante que as pessoas fizessem isso abertamente, na frente de todo mundo, inclusive de crianças.
Concordo com ambos, mas volto aqui a questionar: como conter a população se alguns membros da polícia baiana não se intimidam nem se constrangem de fazer exatamente o mesmo, de linchar ou matar aqueles que tenham atingido alguém da corporação ou um parente ou amigo de alguém da corporação? Essa prática de alguns policiais, que se repete corriqueiramente, significa que eles também não acreditam na Justiça?

Comentários

  1. Vanda, querida, saudade de você!
    Também vi as cenas no Bahia no Ar e achei muitíssimo pertinentes as observações de Daniela Prata. Desde a minha passagem pela reportagem policial, coisas assim era o que mais me indignava. E, com base nessa minha experiência, que não foi pequena - seis anos corridos e, vez por outra, incursões pela mesma área, embora pertencendo a outras editorias - digo que não se trata somente de descrença na justiça. Tem um componente mais forte aí, que é o instinto animal do homem (e da mulher, mas muito mais ativo no homem, por questões hormonais mesmo, acredito). Tanto que, muitas vezes, a polícia (a justiça, em tese) tem um trabalho imenso para conter os linchadores, que liberam todo o seu instinto animal. É claro que, junto com esse instinto, vem também, em doses muito grandes, uma frustração social, o extravasamento de todas as tensões e carências e revoltas.

    Quando se trata do mau exemplo policial, aí a coisa é mais séria, porque também tem um pouco do componente de não acreditar na justiça (eles dizem que prendem, e a justiça solta logo, e eu pude comprovar isso muitas vezes), mas a coisa é mais de crueldade, de barbárie mesmo - o instinto animal que falei acima - agravado porque é duplamente crime, caracterizado como violência institucional. Essa prática, a violência institucional, foi tema de um seminário na OAB do qual participei, quando era assessora de lá, em 1992, e só tem crescido em várias partes do Brasil, até pelo galopante aumento da população com seus problemas de inchaço nas grandes cidades, má distribuição de renda, sobrevivência em condições indignas e por aí vai.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho saudades suas. Infelizmente a correria em que vivemos nos afasta das pessoas que gostamos, mas que também correm. Pra você ter idéia, neste ano não pude participar de nenhuma das atividades da nossa semana.

    Realmente esse esse componente do instinto animal nos linchamentos. E isso gera uma certa angústia em mim. Sabemos que neste clima podem sobrar inocentes que estavam no local errado, na hora errada. Cada vez mais comum isso, aliás.

    Acho importante que a imprensa, no seu papel de informador e de, principalmente, formador de opinião, faça o seu papel com responsabilidade, como o fez Daniela Prata.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere