Pular para o conteúdo principal

Combate às drogas

Hoje pela manhã, depois de ter lido uma mensagem que finalizava com " a felicidade começa em quem tem bons princípios", resolvi priorizar a atualização do Forquilha. Nos últimos meses não tenho dado essa prioridade, deixando-me consumir pelas demandas dos trabalhos e da família. Mas hoje acordei com vontade de escrever. Ao acessar o blog, vi que tinha um comentário a moderar para a confabulação Olhos fechados para as drogas , postada em 4 de Julho de 2007. É de um adicto (dependente de drogas) relatando seu drama pessoal, sua luta para vencer o crack:


" OLÁ, MEU NOME É (ALDSJ), SOU UM ADICTO EM BUSCA DE RECUPERAÇÃO, TENHO 24 ANOS, MORO EM SALVADOR, COMECEI O USO DE DROGAS AINDA NA INFÂNCIA, NÃO CULPO MINHA FAMÍLIA NEM SUPOSTOS "AMIGOS", A DOENÇA É MINHA. EM 11 DE ABRIL DE 2007 APÓS TER VENDIDO TUDO QUE TINHA DENTRO DA MINHA CASA PARA FAZER O USO DE CRACK, FUI INTERNADO NA VILA SERENA (CENTRO DE TRATAMENTO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA) QUE USA COMO TRATAMENTO OS DOZE PASSOS DE NARCÓTICOS ANÔNIMOS, VI MUITA COISA RUIM LA DENTRO MAIS TAMBÉM VI MUITO MAIS COISAS BOAS, SOU MUITO GRATO PELA OPORTUNIDADE QUE MINHAS TIAS ME DERAM E DA TERAPEUTA VALÉRIA DA VILA SERENA, MAIS MESMO COM ESSA FORÇA TODA NÃO ADIANTOU, ATÉ CONSEGUIR FICAR LIMPO QUASE SEIS MESES MAIS NO DIA DOS PAIS TIVE UMA RECAIDA E DE LÁ PRA CÁ NÃO TENHO CONSEGUIDO FICAR LIMPO NEM 90 DIAS.MEU PONTO DE VISTA É QUE DROGAS É SIM UM PROBLEMA SOCIAL MAIS NINGUÉM VAI NO BAIRRO DO RICO, SÓ OLHAM PRO POBRE FAVELADO, MAIS NÃO DIVULGAM O QUE O RICO ROBOU NA RUA PQ SUA FAMÍLIA TEM INFLUÊNCIA.SÓ POR HOJE QUERO FICAR LIMPO E SER FELIZ ENQUANTO AINDA TENHO SAÚDE, PEÇO DESCULPAS A TODOS QUE MACHUQUEI.VANDA, PARABÉNS CONTINUI COM ESSE TIPO DE TRABALHO E QUE DEUS ESTEJA SEMPRE CONOSCO."


Concordo com ALDSJ: as batidas são sempre nos bairros de população mais pobres, passando o rodo em traficantes e usuários. Mas, e os usuários e traficantes que residem nos bairros de classe média? Quando assisti Tropa de Elite, não tive como não concordar com o Capitão Nascimento, que responsabiliza o universitário, de classe média, pela morte do traficante.


Como disse no artigo de Julho do ano passado e como diz o meu leitor, a adicção não é culpa da família ou dos amigos. É, na minha opinião, fruto de uma escolha errada feita em algum momento, por motivos diversos: curiosidade, angústia, depressão, revolta... Todos significando uma só coisa: fraqueza interior. Uma fraqueza física, mental e espiritual. Cada um de nós tem que encontrar e reconhecer a força que traz no seu próprio EU. Sem esse reconhecimento, nenhuma mão estendida será capaz de salvar da pena de morte decretada pela droga: overdose ou morte (pela polícia ou pelo traficante).


Acredito na força da espiritualidade. Acredito na vida após a morte e na força do trabalho dos que estão na outra dimensão, seja para o bem, seja para o mal. Em ambas, contudo, o efeito só acontece se permitirmos com nossos pensamentos, vontades, atitudes.


Mas, independentemente das ações desenvolvidas pelos espíritos do bem, digamos assim, o Poder Público pode e deve fazer alguma coisa. Claro que não é permitir que a polícia ou grupo de exterminadores saia matando por aí, fazendo uma limpeza, principalmente étnica. Mas com programas sociais, principalmente nas escolas de Ensino Fundamental. Como disse o meu leitor, a adicção começa cedo, muito cedo. Com um agravante, sem que os pais - desatentos, ou ocupados, ou liberais, ou... - se dêem conta. Não adianta tapar o sol com a peneira. Precisamos agir. Dentro de casa, sendo mais presentes nas vidas das nossas crianças. Na vida, sendo mais tolerantes com as fraquezas alheias. Como diz a Oração da Serenidade, adotada pelos A.A., Al-Non, N.A. e Nar-Non, que Deus nos conceda a serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar, coragem para modificar as que podemos e saberia para perceber a diferença entre elas.


Para os adictos que confabulem comigo,aliás, para todos que confabulem comigo, indico para leitura o blog recuperarequeestaadar.blogspot.com


A felicidade, é vero, começa com bons princípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere