Pular para o conteúdo principal

Ciência do bem

Fico feliz quando vejo como a ciência tem evoluído e proporcionado melhor qualidade de vida para muita gente. Apesar de ter alguns de nós usando a inteligência ainda para o mal, notícias como a da BBC Brasil, sobre a Alemã que teve lápis retirado do cérebro após 55 anos, reforça a minha certeza de que a força do bem é maior. Margret Wegner que o diga.
Segundo a BBC Brasil, essa mulher, Margret, uma alemã de 59 anos, vivia há 55 com um pedaço de lápis (2 cm) no cérebro. Quando ela era criança, caiu de rosto em cima do lápis de 8 cm, que perfurou a bochecha e parte do lápis foi parar no cérebro, acima do olho direito. Margret sabe o quanto sofreu nesses anos todos com dores de cabeças dores e sangramento nasal.
Mas a ciência, usada para o bem, permitiu uma cirurgia que retirasse o resto do lápis encravado no cérebro da alemã. O médico Hans Behrbohmn disse que foi possível fazer a cirurgia com base em uma reconstrução em 3D do interior do crânio de Margret. A área era muito difícil de operar, mas as técnicas modernas fizeram da cirurgia um perigo calculado. Além de não sofrer com as dores de cabeça que a perseguiram por 55 anos, a paciente ainda vai recuperar o olfato, prejudicado por um tumor nasal. Palmas para os homens que têm coragem de usar suas inteligências para o bem.
Que Margret tenha aproveitado a oportunidade de aprender com as provações que teve que passar por conta do acidente da infância que a acompanhou por uma vida inteira. E você, como tem usado a sua inteligência? Tem procurado aprender com as provas, ou as pedras - como queira chamar - que são colocadas à sua frente diariamente?

Comentários

  1. Há sempre a dualidade... bem e mal. Se por um lado a pesquisa nuclear foi acelerada violentamente em razão da II Guerra, para fins exclusivamente bélicos, por outro nos foi legado um conhecimento que pode ser usado na medicina. Se foguetes foram lançados contra Londres, matando milhares, o mesmo cientista que estava por trás das linhas alemãs nos legou outros propulsores que nos fazem sonhar com a colonização de outros planetas. Não adianta ter medo do conhecimento (vide o pavor que se tem por célula-tronco e biotecnologia). A ciência é o conhecimento posto à disposição da Humanidade. Cabe a esta decidir como vai utilizár esse conhecimento.
    Érico Penna

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere