Pular para o conteúdo principal

Você é baiano ou bariano?

Muita gente pergunta se sou baiana ou pernambucana, principalmente ao saberem que minha carteira de identidade foi emitida pela Secretaria de Segurança Pública de Pernambuco e que cursei jornalismo na Universidade Católica daquele estado. Sou baiana de Paulo Afonso, mas com um pé em Pernambuco - por minha mãe, Nicinha, ser de lá - e outro em Alagoas - por causa de meu pai, Nilton, alagoano brabo.

Quando eu morava em Recife (fiquei por lá seis anos), sempre que as pessoas sabiam que eu era baiana, diziam: " adoro a Bahia, as praias, o elevador Lacerda..." Percebia que elas ficavam um pouco desapontadas quando eu interrompia a divagação e dizia que eu era de Paulo Afonso. " Ah, mas você disse que era da Bahia". E eu repetia que era, mas não de Salvador. Aí era onde estava o "x" da questão. As pessoas achavam - e muitas ainda falam assim no Brasil inteiro - que a Bahia se resumia a Salvador.

Acho, aliás, que grande parte dos soteropolitano se sentiram assim nem que seja uma vez na vida - a Bahia é só Salvador. Meu filho emprestado, Cacá, quando começou a estudar, se perguntado se era baiano ele dizia que não: " sou soteropolitano". Muito orgulho de todos. Muitos nem sequer admitiam ser nordestinos. Hoje a coisa tá diferente, mas continuo encafifada com uma coisa: se nós baianos - e agora não falo só dos soteropolitanos - somos tão orgulhosos da nossa terra, porque muitos de nós, inclusive colegas jornalistas, ao escrever a sigla da Bahia escreve Ba, transformando-a de um imenso e lindo Estado em um elemento químico - o Bário? Vá lá que a imagem do Bário também parece uma festa (veja imagem abaixo), mas cada um no seu cada qual, é ou não é?



Os pernambucanos não trocam o seu Estado por padre - PE/Pe (abreviatura de padre). Os sergipanos, nossos vizinhos, não confundem seu Sergipe (SE) com o elemento químico Selênio (Se). Para os paraibanos, sua guerreira Paraíba( PB) não é Chumbo (Pb); tampouco os alagoanos trocam Alagoas (AL) por Alumínio (Al).

Aprendi, ainda no primário - hoje Ensino Fundamental - no Colégio Adozindo, com a professora Marlene, que as siglas dos estados e das regiões brasileiras são formadas por duas letras MAIÚSCULAS. Assim não fosse, nosso Nordeste (NE) seria confundido com o Neônio (Ne) e Minas Gerais (MG) com Magnésio (Mg). O Ceará (CE), com suas belas praias e sol o tempo inteiro certamente abomina ser trocado pelo radioativo Césio (Ce), aquele do acidente em Goiania, em 1987.

Tem mais: se quiserem trocar de nome, como estão fazendo, descuidadamente, muitos baianos, os catarinenses terão o Estado do Escândio (Sc), os paranaenses serão naturais de Prascodínio (Pr), os acreanos de Actínio (Ac) , os paraenses seriam de Protactínio (Pa) e os capixabas de Einstéinio (Es). Nossa cobiçada Amazônia não estaria mais localizada no Amazonas (AM), mas no Amerício (Am). Neste caso não sei se seria muito bom, porque os Estados Unidos das Américas poderia dizer que o nome é mais próprio ao seu país e quererem se apossar de vez daquelas terras.

Definitivamente, não quero deixar de ser nascida na Bahia (BA) para ter no meu registro de naturalidade Paulo Afonso - Bário (Ba).

Vamos combinar uma coisa de uma vez por todas. Siglas de estados se escreve com DUAS LETRAS MAIÚSCULAS. É UFBA, não UFBa. É Salvador - BA, não Ba. E se vocês garantem que não estudaram isso na escola, então realmente fui e continuo sendo uma pessoa privilegiada por ter passado por professores excelentes, que tinham coragem e prazer de ensinar, mesmo em escola pública. Estudei do pré-primário ( hoje educação infantil) até o 2º ano científico ( depois 2º grau e hoje Ensino Médio) no SPEI, escolas que a CHESF mantinha em minha terra natal.

Comentários

  1. Vanda,

    Essa foto tá linda, és uma gata!
    Adorei as informações sobre essa confusão de siglas. Legal amo nossa BA, principalmente Paulo Afonso-PA-BA.

    um beijo,
    Antão Neto

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Antão, embora vc seja suspeito, por morar em meu coração.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Vc, como sempre, vai na veia
    adoro o Ba, de bário, quer dizer adepto dos bares, e da Bahia, com B maiúsculo. O a é zinho-e fica bonitinho, baianinho, como os diminutivos de painho e mainha, que só tem aqui. Em Natal, onde morei, se dizia papai, mamãe -coisa mais sem personalidade. Isso, estilo e baianidade, a gente tem de sobra
    É que além da estréia, marca da gente, nóis é diferente, vc que o diga, por mais pernambucana e alagoana que possa ser.
    E quem vai querer ser igual a todo nordestino, a todo nortista, a todo sulista -ou carioca,ou paulista...???
    Definitivamente, de Salvador -ou Soterópolis, viu aí?- mesmo do interior, a gente é mermo diferente!!!
    chêro no cangote
    af

    ResponderExcluir
  4. é fato, Vandinha, vc tá mesmo uma gatinha
    de gato não, sou chegado não, mas gatas assim...

    ResponderExcluir
  5. Eu aprendi que as siglas de estados com nome compostos são escritos com as duas letras maiúsculas como SC, MG, RJ e SP. Estados com apenas uma palavra no nome escreve-se com apenas a primeira letra maiúscula como Ba, Pr, Ac e Pi.

    ResponderExcluir
  6. Henderson, essa regra vale para as demais siglas, não para a de estados. Como a maioria das gramáticas não trazem mais essa referência, busquei-a na Academia Brasileira de Letras, como você pode ler abaixo:

    ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

    --------------------------------------------------------------------------------

    ABL RESPONDE

    Pergunta : Como escrever as siglas dos estados: as duas letras maiúsculas ou só a primeira maiúscula, seguindo a regra geral de siglas?

    Resposta : As abreviaturas de nomes de Estados devem ser escritas com maiúsculas: SP; RJ; ES; MG etc

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. eu estou procurando os nomes de pais dos alunos sonia sidnei e shirlei q estudaram na escola moxoto B A no tempo da cetenco daniel e clarice se vc poder ajudar! entre em comtato com galimdo obga

    ResponderExcluir
  8. Vou tentar sim, mas não sei como entrar em contato com esse Galindo ( conheço mais de um).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere