Pular para o conteúdo principal

Casseta sem humor

Algumas pessoas que me conhecem acham que sou bem humorada; outras, que convivem muito de perto, acham que nem tanto. Gostaria muito de ter o humor do meu querido pai, sêo Nilton Cavalcante Amorim(alagoano de Palmeiras dos Índios), que não perde uma oportunidade de fazer pilhéria, mas acho que saí mais ao jeito da minha mãe, dona Maria Cleonice "Nicinha" Amorim (pernambucana de Pesqueira), que leva as coisas mais a sério do que deveria. Já fui do tipo 80 ou 800 (sim, pra ver que extremos). Hoje me classificaria em 8 ou 500.
Este preâmbulo nada mais é senão para registrar a minha decepção - e INDIGNAÇÃO - com aqueles que fazem o Casseta e Planeta. Não é de hoje que já vinha perdendo o interesse pelo programa, que vem deixando o humor inteligente para se limitar ao humor de duplo sentido, sempre com o sexo no meio - ou no lado, ou na ponta, sei lá. Mas ontem, ao ver o quadro sobre o Personal Código Penal Tabajara, não acreditei. Como pode humoristas tão geniais descerem tanto e se dignarem a confundir humor com estímulo à baderna?
Sei que nosso país está de pernas pro ar; que é um caso atrás do outro de corruptos localizados, presos, soltos, e como sempre impunes. Mas isso não justifica que pessoas com um espaço na mídia, em horário tão valorizado, esqueça da responsabilidade que temos - profissionais da comunicação e do engtretenimento - com as palavras e incentive o desrespeito às leis.
Recentemente, no Instituto Espírita Boa Nova, debatemos sobre o cuidado que devemos ter com qualquer tipo de divulgação: desde aquela fofoquinha sem supostas consequências, até reportagens na televisão, que têm um poder subliminar de fazer com que as pessoas repitam palavras e atos que vêem e ouvem. Assim como o pensamento, a palavra tem muita força. Aliada à imagem, então, é poderosa. Não fosse assim as igrejas não estariam cada vez mais ocupando espaços na televisão para atrair fiéis incautos.
Lamento, mas não consegui ver humor nesse quadro do Casseta e Planeta. Não consegui mover um músculo no sentido de, pelo menos, esboçar um sorriso. Não adiantou meu marido dizer:"É só brincadeira...".
Estimular violência, agressividade, irresponsabilidade não é humor. Exceto se for humor negro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere