Pular para o conteúdo principal

Liberdade de imprensa existe?

Hoje é comemorado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. Minha confabulação é: LIBERDADE DE IMPRENSA EXISTE? SE SIM, EM QUE CONSISTE?

Logo nas primeiras horas da manhã fui pesquisar sobre o tema na internet. Ali encontrei a Declaração sobre os princípios fundamentais relativos à contribuição dos meios de comunicação de massa para o fortalecimento da Paz e da compreensão internacional para a promoção dos Direitos Humanos e a luta contra o racismo, o apartheid e o incitamento à guerra, proclamada em 28 de novembro de 1978 na vigésima reunião da Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e à Cultura, celebrada em Paris.
Essa declaração faz referência a resolução 59 (1) da Assembléia Geral das Nações Unidas, adotada em 1949, que declara: "A liberdade de informação é um direito humano fundamental e alicerce de todas as liberdades às quais estão consagradas as Nações Unidas [...] A liberdade de informação requer, como elemento indispensável, a vontade e a capacidade de usar e de não abusar de seus privilégios. Requer também, como disciplina básica, a obrigação moral de pesquisar os fatos sem prejuízo e difundir as informações sem intenção maliciosa [...]".

Aí fui procurar conceitos de liberdade e encontrei o seguinte: 1) O conceito técnico e filosófico de liberdade significa AUTONOMIA DE ESCOLHA, não fazendo distinção entre intenção e ato. 2) Do ponto de vista legal, O INDIVÍDUO É LIVRE QUANDO A SOCIEDADE NÃO LHE IMPÕE NENHUM LIMITE INJUSTO, DESNECESSÁRIO OU ABSURDO. 3) O consenso universal reconhece a RESPONSABILIDADE DO INDIVÍDUO SOBRE SUAS AÇÕES EM CIRCUNSTÂNCIAS NORMAIS, e em razão disso o premia por seus méritos e o castiga por seus erros. Considerar que alguém não é responsável por seus atos implica diminuí-lo em suas faculdades humanas, uma vez que só aquele que desfruta plenamente de sua liberdade tem reconhecida sua dignidade.

Voltando à primeira declaração citada acima, temos o Artigo 2, item 2, que diz que “ O acesso ao público à informação deve ser garantido mediante a diversidade das fontes e dos meios de informação de que disponha, PERMITINDO ASSIM A CADA PESSOA VERIFICAR A EXATIDÃO DOS ACONTECIMENTOS E ELABORAR OBJETIVAMENTE SUA OPINIÃO SOBRE OS ACONTECIMENTOS. Para esse fim, os jornalistas devem corresponder às expectativas dos povos e dos indivíduos, favorecendo assim a participação do público na elaboração da informação ”. No item 4, diz “ Para que os meios de comunicação possam promover em suas atividades os princípios da presente Declaração, é indispensável que os jornalistas e outros agentes dos órgãos de comunicação, em seu próprio país ou no estrangeiro, desfrutem do estatuto que lhes garanta AS MELHORES CONDIÇÕES PARA EXERCER A SUA PROFISSÃO.”

Volto à pergunta : Liberdade de Imprensa existe? Creio que não. O que vemos hoje é uma luta dos empresários da comunicação, cada um defendendo seus próprios interesses e fazendo com que os jornalistas deixem de lado o que aprenderam sobre a premissa de que todo fato tem duas versões, que devem ser apresentadas à sociedade. A teórica liberdade de imprensa gira de acordo com o famoso IP ( interesse do patrão). E esse interesse tem varáveis econômicas, políticas, etc. O IP tem se institucionalizado de tal forma que alguns jornalistas fizeram a opção de não ouvir mais os dois lados. Chegaram a incorporar um poder tal que uma boa parte deles deixou de lado a narrativa para apresentar sua opinião – nem sempre especializada – sobre tudo e sobre todos. Auto intitularam-se “ donos da verdade”.

Em nome de uma falsa liberdade de imprensa tentam cercear o direito de uma categoria de trabalhador – sim, jornalista é trabalhador – ter o seu conselho de classe, como mais de 50 categorias os tem ( absorvidas em 30 conselhos). Tentam anular um direito adquirido de uma profissão reconhecida, sob argumentos de que a exigência de diploma atravanca a liberdade de imprensa. Mas ninguém se preocupa em oferecer melhores salários e condições de trabalhado ao profissional da imprensa. Nem mesmo a classe consegue se unir e se fortalecer nesse sentido.

Ao longo de 22 anos de profissão tenho visto muitos abusos em nome da liberdade de imprensa. Tenho visto os meios de comunicação serem tomados por pessoas sem ética e sem moral que cometem absurdos protegidos sob a aba da liberdade de imprensa. O arrendamento de horários de rádios e tvs contribuiu muito para isso. Exemplos todos nós, jornalistas e radialistas, conhecemos. No interior e na capital, jornais se proliferam com o objetivo de arrancar dinheiro de políticos. Fazem acusações sem direito de resposta. Tudo em nome da liberdade de imprensa.
Termino aqui por hoje sem saber a resposta: em que consiste a liberdade de imprensa? Se você sabe, confabule comigo.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere