Pular para o conteúdo principal

Onde foi que erramos


Hoje, por volta da 8 horas, enquanto Roberto e eu íamos dar uma caminhada na praia, vimos um grupo de meninas indo para a escola. Estavam com farda de uma escola pública da região. Passamos, então, a confabular sobre as mudanças dos tempos para a educação. Desculpem-me, mas não tenho como não dizer " no meu tempo não era assim".
Como muitos sabem, sou pauloafonsina, filha de chesfiano e, portanto, com direito a estudar na escola da Chesf, que era pública (visto que não pagávamos mensalidades - só fardamento e livros). Durante todo o primário estudei das 7 às 11. Mamãe nos acordava cedinho, nos aprontava, dava-nos café com pão e manteiga e depois nos deixava no portão... de casa. Íamos pra escola sozinhos, caminhando por cerca de 2 km, fizesse chuva ou sol. O irmão mais velho pegando na mão do mais novo. (Sou a do meio de 11 irmãos).

Todas as escolas da Chesf funcionavam em quatro turnos: 7 às 11, 11 às 15, 15 às 19; à noite tinha escola pra adulto.

Tínhamos quatro meses de férias: dezembro, janeiro, fevereiro e julho. As de julho sempre encarei meio ressabiada, porque nunca passava meu aniversário na escola.

Fazíamos a ponta do lápis com uma banda de gillete (lâmina de barbear) que nossas mães enrolavam em um pedaço de papel e colocavam dentro do nosso livro.

Pois bem, íamos sozinhos, sem medo de ladrão, estuprador ou sequestrador. No máximo, medo do papafigo (Isso é assunto pra outra confabulação).
Com quatro horas de aula (com um intervalo de 30 minutos) e quatro meses de férias, o aproveitamento era excelente, a repetição baixa e a grande maioria aprendia o que se ensinava.

Hoje, quase que não se tem férias, algumas escolas ficam com horários obsoletos e o índice de aproveitamento, de aprendizado, é ridículo de tão ínfimo. Tem um monte de gente entrando e saindo da faculdade sem saber escrever ou interpretar um texto.

Usávamos a gillete todos os dias, mais de uma vez (dependia de quanta palhaçada queria se fazer para os colegas enquanto a professora estava escrevendo no quadro) e nunca tive relato de um colega cortar o outro. As diferenças se resolviam na mão: entre os meninos, com socos; entre as meninas, com puxões de cabelo (talvez fosse este um dos motivos porque mamãe sempre cortava nossos cabelos curtinhos). Sempre cercados pelos colegas que estimulavam os briguentos com suas torcidas. Nunca aconteceu nada de grave. E olhe que eu tinha uns dois colegas que estavam sempre dispostos a brigar.

E aí? Onde foi que erramos? Acho que na falta do amor, da atenção e do limite. Dê a sua opinião.

Comentários

  1. vandinha,
    Eu tb usava a gilette para fazer a ponta do lápis. E merendava lanche mirabel ou cream cracker com goibada.. Bons tempos...
    Bjs
    Márcia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A dor dos filhos "bastardos"

Hoje, ao fazer cobertura do trabalho dos defensores públicos na Ação Cidadã Sou Pai responsável, no bairro da Liberdade, em Salvador, tive a oportunidade de confirmar a fragilidade das relações dos casais da atualidade e o buraco deixado em muitos por uma legislação marcada pelo preconceito, embora já justamente corrigida. No Centro Social Urbano da Liberdade passaram mais de 100 pessoas, a convite da Defensoria Pública, que busca estimular a paternidade responsável e oferece exame de DNA gratuito. Tive a oportunidade de conversar com alguns, que me autorizaram relatar os seus dramas. Gostaria de contar a história de Arivaldo José Veloso (foto), 54 anos. Ele conviveu por toda a sua vida com o estigma de " filho bastardo", imputado por uma legislação preconceituosa. Durante a infância não sentiu muito o peso desta condição. Mas, ao se tornar adulto e ser questionado, todas as vezes em que apresentava a carteira de identidade (RG), o porque de não ter o nome do pai, começou a f