Pular para o conteúdo principal

Manipulação da imprensa

O Senado viveu mais um dia de conflitos ontem, com o bate-boca entre os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Pedro Simon (PMDB-RS), com interferência agressiva de Fernando Collor (PTB-AL).
Collor disse que é a imprensa que está tentando derrubar Sarney e que sabe muito bem como isso funciona. Ele foi cassado como presidente da República depois de uma série de denúncias.
Não creio que seja invenção da imprensa. Os fatos denunciados parecem reais. O que sempre me incomodou, como jornalista e cidadã, é que que, periodicamente, os donos dos veículos de comunicação - políticos em sua maioria - pautam a caça a bruxas, aliás, a bruxos.
Se esses fatos existem, porque não foram denunciados antes? Vejam bem, não estou fazendo defesa de Sarney. Estou criticando a postura da imprensa, da qual faço parte. Será que fechar os olhos para as mazelas de um poder e dos seus membros por tempos sem fim e, de acordo com o calor das ondas políticas centrar fogo em uma única pessoa, é a transparência da imprensa que queremos, que merecemos?
Quando, na Bahia, eu cobria a Assembleia Legislativa, fica atenta aos bastidores e, principalmente, ao Diário do Legislativo. Ali estavam as melhores pautas. Plenário é apenas para briga de comadre. E apenas algumas comissões levam a sério o seu trabalho. Recentemente, uma colega, ao cair a sessão, reclamou de não ter pauta. Fiquei impressionada, confesso. A pauta não está ali.
Se temos que fazer mudanças ou limpezas, que ela seja em todo o ambiente e não apenas focada em uma pessoa que, caindo, terá repercussão imensa no Maranhão. Há interesse político ou não. Temos que parar de tapar o sol com a peneira e ver que a imprensa não é livre. É manipulada - a grande imprensa - pelos donos do poder.

Comentários

  1. acredita que todos dias entro em seu blog para olhar sua foto? Vanda você é apaixonante...

    ResponderExcluir
  2. A foto está muito legal, frutp do trabalho do meu querido Érico Penna. Mas ressalto que já se passaram dois anos desde o click. Portanto, amadureci mais um pouquuinho. Que tal dar sua opinião sobre algumas das confabulações?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere