Pular para o conteúdo principal

Merecemos asfalto de mentira?

Muitos de nós, residentes em Salvador, estão felizes com a chegada do "asfalto " às nossas ruas. Muito felizes por não ter que conviver com a poeira da rua de barro. É verdade. Gostaria, contudo, de sugerir uma reflexão aos que moram no miolo de Piatã -ou Placafor, como alguns chamam.

Moramos em uma área considerada nobre, em cujo IPTU, pelo menos no meu, vem classificada como área MÉDIA. Pagamos caro por nosso IPTU.

As nossas ruas já constam como asfaltadas na prefeitura: Humberto Machado, Mandiguaçu, Manoel Galiza, Travessa Manoel Galiza, Ozi Miranda, Juiz Heleno Orlando, Acari e Joana Angélica. A Orlando Heleno recebeu uma borra de asfalto de uma construtora interessa em vender apartamento que construir no fim da rua - um buraco.
Desta vez, resolveram colocar o cascalho do asfalto da orla, que está sendo raspado para receber um novo. A Joana Angélica foi a primeira a receber essa bagaceira que a chuva já está esburacando. Agora é a vez da Humberto Machado e da Travessa Manoel Galiza receber esse refugo, sem a devida preparação técnica. Sem meio fio, sem rede de escoamento da água da chuva. SEM ASFALTO DE VERDADE.

Portanto, já pagamos por serviço inexistente e continuaremos pagando CARO por um asfalto de mentira.

Muita mobilização já foi feita por alguns moradores, com abaixo-assinados, reivindicando atenção. E agora estamos recebendo um cala-boca.

Essas ruas asfaltadas com barro e que receberão asfalto-cascalho estão situadas em vale - um buraco, com problemas crônicos de alagamentos. Antes, estes alagamentos prejudicavam alguns moradores em pontos isolados - como a esquina da Humberto Machado com a Dias Gomes (o piscinão) e a rua depois da Igreja Adventista.

Sem rede de drenagem, corremos o risco de termos alagamentos em vários pontos. A sua porta pode virar uma piscininha. O motorista da escavadeira diz que o engenheiro mandou fazer quedas para as extremidades, para que a água escorra para o final da rua , em direção ao Home Help. Lá, vai a água vai bater com a ladeira - e fará um novo piscinão porque não terá para onde escoar.

Você acha justo tirar o problema de um jogando para outro? E se você é o outro?

Muitas casas têm canalização interna para que a água da chuva escorra pra rua. Algumas casas despejam na rua água da piscina ou da lavagem de carros, ou da molhação de jardins. Antes, a terra absorvia em pouco tempo. Depois, com o cascalho de asfalto, essa água não penetrará mais na terra e se juntará à enxurrada recebida das ladeiras que nos cercam.

Vocês acham que, como cidadãos que pagam seus CAROS impostos, merecem esse tratamento de terceira? Porque outras áreas recebem asfalto de verdade, com meio-fio alinhando as calçadas, com rede de água pluvial e nós não podemos? Por quê temos que nos satisfazer com o pouco? Para pelo menos ficar melhor do que antes? Será?

Digo aqui da minha indignação em ver essa farsa de asfalto e reivindico mais respeito por parte da prefeitura. Afinal, pelo IPTU que pagamos só temos uma capinação mensal. Luz, água e lixo pagamos à parte. Se você tem algo a dizer, a reivindicar, faça-o. Exerça sua cidadania. Exija os seus direitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere