Pular para o conteúdo principal

Maioridade penal


O mundo dá voltas. Oh, se dá! Eu que o diga. Nunca imaginei que um dia eu pudesse concordar com alguma coisa dita pelo senador ACM. Pois, hoje me peguei concordando com a sua opinião sobre a maioridade penal. Disse ele, hoje, “ que a pobreza e a miséria, cujo corolário mais cruel é a violência, não se eliminam com leis. Mas as leis podem reduzir a crueldade do impacto da pobreza e da miséria sobre a vida das pessoas.” Disse ainda que “ não é com leis que os chamem à responsabilidade criminal que se evita que os menores de 18 anos, hoje cada vez mais recrutados pelos agentes do crime organizado, continuem a delinqüir.” Mas, com a redução penal, pretende-se evitar que eles prossigam sem que nada lhes aconteça.

E aí está: penso assim também. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi um avanço e é muito importante. Temos que cuidar desses, mas não podemos fechar os olhos para o fato de que, ao ficarem conscientes da impunidade, agem com mais bravata e, consequentemente, mais violência e desrespeito ao próximo. Sei que a maioria deles vem de famílias desestruturadas, de uma miséria imensa. Mas pobreza não tem que ser sinônimo de vida bandida. Muita gente boa, trabalhadora e honesta mora em cortiços e favelas por esse mundo afora. Fosse essa a condição para ser bandido, não teríamos tantos filhotes das classes mais abastadas, menores de idade, adentrando para o mundo do crime. Meninas apaixonadas por traficantes e se envolvendo na criminalidade. Meninos que, por se acharem intocáveis, se acham no direito de tocar fogo em mendigos, de roubar, de estuprar .

Dizem que, como mãe (mesmo que emprestada), sou da linha dura. Na verdade, procuro ser justa. Acho que mãe, pai ou responsável deve dar amor e carinho, mas também dar limites, dar educação – principalmente a doméstica. Defendo que, se o jovem de 16 anos é considerado apto a escolher um governante – a votar, ele deve ser considerado apto a responder por seus atos. Ele não é incapacitado mentalmente.

Claro que o sistema carcerário é falho. Claro que até o sistema de abrigo de menores é falho. Não fosse assim, não veríamos tantas rebeliões. Precisamos criar condições de reinserir na sociedade aqueles que cometeram crimes e pagaram por eles. Precisamos reformar esse sistema judiciário que manda para a cadeia quem mata um passarinho e deixa livre quem rouba o dinheiro público ( inclusive juizes). Precisamos ampliar o acesso à educação e mudar o próprio sistema de educação. Precisamos de uma reforma ampla para dar dignidade a todos. Mas isso leva tempo. Enquanto isso, acho correto que aqueles que cometam crimes hediondos sejam condenados à prisão, mesmo que tenham 16 anos.

Comentários

  1. Vandinha,

    A questão merece ser muityo discutida. Há muitos ´prós e contras para avaliarmos.
    Gostei muito so sei texto

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Márcia. Precisamos mesmo de discussão, mas sem hipocrisia. Temos que avaliar sempre os dois lados, não é?

    ResponderExcluir
  3. Oi...

    Tõ fazendo uma varredura em seu blog hoje... :-)

    De onde é o gráfico que vc mostra no início do texto ? Seria bom sabermos a origem ou fonte dele, até prá dar mais credibilidade.

    A cor vermelha é prá identificar perigo ? Até gráficos podem ser feitos com objetivos determinados... de reforçar determinadas opiniões subjetivas...

    valeu, tõ indo...

    Carlos Baqueiro

    ResponderExcluir
  4. respeito sua opnião, mas discordo dela sobre a maioridade a partir dos 16 anos,pois as consequências seriam muitas ex:se as cadeias já estão lotadas onde deveríamos colocar os jovens?
    a cadeia ñ seria p/ eles uma faculdade da criminalidade?
    por que ñ investimos em educação de qualidade em vez de punições q ñ surtem efeito com os adultos imagine com os jovens?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere