Pular para o conteúdo principal

Quem tem coragem de ser pai investe na paz

Adoro filmes. No final de semana sou capaz de ver pelo menos uns três, se ninguém me tirar desse vício. Entre os que vi está um que diz exatamente o que penso sobre a responsabilidade dos pais na educação dos filhos como contribuição para a diminuição da violência e da delinquência infanto-juvenil. Corajosos - esse é o filme, produzido pelos irmão Kendrick (evangélicos) e com  Alex Kendrick interpretando o personagem principal.

Corajosos aborda o dever dos pais (especificamente do pai) em relação aos filhos. Trata de decisões tomadas por homens, amigos e policiais, que convivem diariamente com a delinquência na cidade onde moram.

Na esteira dos meus 51 anos e fazendo parte de uma família de 11 irmãos (na verdade são 17, mas isso é outra história), considero que a maioria de nós dessa geração perdeu a mão no preparo do bolo da vida para os filhos.

Saídos de uma infância e juventude reprimidos por muitas regras e limites, resolveram criar os seus filhos com mais liberdade. Aliás, total liberdade, sem nãos na convivência, sem regras ou limites.

Aliado a isso tem uma mudança cultural. Era comum, principalmente no interior onde nasci e cresci, que os homens tivessem a matriz e a filial, ambas de longas datas e com ambas tinham filhos. Os mais corajosos registravam as crianças. Poucos, é claro! Mas, mesmo aqueles que não registravam os filhos exerciam a função de pai provedor e regulador. Hoje, muitos também não registram seus filhos. Tampouco cumprem com os deveres da paternidade e nem mesmo conhecem os filhos.

Muitas mães, como disseram os Kendrick, bem que tentam assumir os dois papéis. Entretanto, a luta pela sobrevivência é tão mais árdua que as mães também estão fora de cara. A saída das mães para trabalhar fora de casa, aliás, é atribuída por meu marido, ao início dos problemas com o aumento da delinquência infanto-juvenil. E mãe, por mais eficiente que seja, não substitui a figura do pai.

É essencial a presença, com qualidade, dos pais. Não adianta satisfazer as necessidades materiais dos filhos se não são preenchidos os espaços do sentimento, com carinho e atenção, e do caráter, com exemplos emoldurados por princípios de ética e honra. Não importa se os pais vivem juntos ou não. Precisam, sim, cuidar juntos.

Poderemos ter menos violência num futuro próximo, sem precisar de bilhões gastos com armas e outros equipamentos de repressão e na construção contínua de presídios. O nosso futuro de paz pode começar agora mesmo em nossos lares. Basta cumprirmos nossa missão como pais (pai e mãe, mesmo que emprestados como eu) e lembrarmos que dizer NÃO é a forma mais difícil de amar. Difícil, mas não impossível.

Independentemente de qual religião professe, não devemos esquecer que Deus colocou os filhos sob nossa tutela para que os ajudemos a seguir o caminho do bem. Os Kendrick são evangélicos; eu, espírita. Se não assumirmos nossa missão no lar, dando aos nossos filhos a base do sentimento e do caráter, não poderemos chorar sobre o sangue derramada num futuro temido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere