Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2011

Unila idealiza alcançar outra globalização com integração do continente

Milton Santos continua sendo um homem que atrai seguidores para a sua obra, mesmo que já tenha se passado 10 anos desde a sua morte, em 24 de junho de 2001. Uma prova disso é a adoção, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila)do curso de Geografia Humana. Para Maria Adélia Aparecida de Souza, pró-reitora de graduação estudiosa das obras de Milton Santos, a Unila contribuirá não apenas para que se estude a nova geografia, mas para disseminar uma outra globalização. A geógrafa acredita que, com os cursos que estão (a equipe da Unila) montando, com certeza conseguirão isso, através da integração do continente latino americano. Leia a íntegra da reportagem no Caramurê - o portal do conhecimento.

Poucos se beneficiam de Tecnologias da Informação e Comunicação no Brasil

Não haver questionamentos em massa sobre a ampliação e melhoria da TIC no Brasil pode encontrar eco na avaliação de Milton Santos, em Por uma outra globalização – do pensamento único à consciência universal, sobre a figura do cidadão. “Em nosso país jamais houve a figura do cidadão”, destaca o professor. Em sua avaliação, isso acontece porque as classes chamadas superiores, incluindo as classes médias, jamais quiseram ser cidadãs; e os pobres jamais puderam ser cidadãos. Leia matéria na íntegra no Caramurê

Em busca de uma globalização mais justa

A globalização é caracterizada pelo processo de interligação econômica, política, social e cultural, em nível global. Consequência, principalmente, da expansão dos sistemas de comunicação por satélites, da telefonia, da presença da informática na maior parte dos setores de produção e de serviços, através da internet. Mas, por não beneficiar a todos com esse estágio máximo da internacionalização, é que o doutor em geografia Milton Santos a condenou, uma década depois do marco dessa “mundialização” e há uma década, e alertou para a possibilidade de uma outra globalização, menos perversa com os pobres. Apesar de ter início com as grandes navegações nos séculos XV e XVI, segundo alguns pesquisadores, a globalização ainda é desconhecida de muita gente, a exemplo de Maria das Graças Lopes. Empregada doméstica, 44 anos, que deixou Anguera (400º lugar no Índice de Desenvolvimento Econômico da Bahia) há 25 anos, ela supõe que globalização seja “ aquela coisa de preservar a natureza”. Só e

Adivinhações de Santo Antonio

Sou romântica inveterada. Sempre acreditei no amor e continuo acreditando. Mas também sempre acreditei que o amor é um sentimento para nos fazer bem, para nos fazer sonhar - não para ter pesadelos. Como toda romântica, sonhava em encontrar um príncipe encantado. E, claro, quando adolescente, estimulada pelas amigas, irmãs e vizinhas, acreditava que Santo Antonio não só promovia casamentos, mas também podia dar pistas através de adivinhações feitas no dia que lhe era dedicado.

Ainda em defesa do Conselho Federal de Jornalismo

Acompanhando o grupo Velha Tribuna no Facebook, vi uma discussão a respeito do conselho de jornalistas, que estava sendo confundido com o Conselho de Comunicação Social proposto colocado em pauta pelo Governo do estado. Fui conferir a quantas anda a tramitação do Projeto de Lei 3981/2008 , do deputado Celso Russomano, que dispõe sobre a criação do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Jornalismo e sobre o exercício da profissão de Jornalista. Vi que há pouco mais de um mês, mais precisamente em 4 de maio deste ano, foi designado relator na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público  (CTASP)  da Câmara dos Deputados-  Designado Relator, Dep. Roberto Santiago (PV-SP.