Pular para o conteúdo principal

Você tem liberdade de expressão?

Há coisas que não consigo entender, por mais que tenha desenvolvido uma capacidade razoável de interpretação de textos e estudos comparados. Ao derrubar a exigência do diploma de jornalista, sob comando do ministro Gilmar Mendes, o Supremo Tribunal Federal entendeu que "o artigo 4º, inciso V, do Decreto-Lei 972/1969, baixado durante o regime militar, não foi recepcionado pela Constituição Federal (CF) de 1988 e que as exigências nele contidas ferem a liberdade de imprensa e contrariam o direito à livre manifestação do pensamento inscrita no artigo 13 da Convenção Americana dos Direitos Humanos, também conhecida como Pacto de San Jose da Costa Rica." Vejamos:
A nossa Constituição é datada de 1988, ou seja, completará 21 anos. O Decreto lei 972 é de 1969 - 40 anos, portanto. Em Brasília, senadores, deputados e ministros do STF estão sempre analisando o que é ou não constitucional. As casa legislativas tem suas comissões de Constituição e Justiça com o fim de analisarem a constitucionalidade dos projetos apresentados. Durante a Assembléia Constituinte de 1988 muitas questões foram discutidas. Por quê não foi identificado que a exigência do diploma de jornalista era inscontitucional? Foram necessários 21 anos para isso? Não era inconstitucional antes?
Confesso a vocês que nunca tinha lido a COnvenção Americana de Direitos Humanos. Como ela foi citada, fui buscá-la para conferir. E ela diz, no artigo citado pelo Gilmar mendes em seu relatório:

"Art. 13 - Liberdade de pensamento e de expressão
1. Toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento e de expressão. Esse direito inclui a liberdade de procurar, receber e difundir informações e idéias de qualquer natureza, sem considerações de fronteiras, verbalmente ou por escrito, ou em forma impressa ou artística ou por qualquer meio de sua escolha.
2. O exercício do direito previsto no inciso precedente não pode estar sujeito à
censura prévia, mas as responsabilidades ulteriores, que devem ser expressamente previstas em lei e que se façam necessárias para assegurar:
a) o respeito dos direitos e da reputação das demais pessoas;
b) a proteção da segurança nacional, da ordem pública ou da saúde ou da moral
públicas.
3. Não se pode restringir o direito de expressão por vias e meios indiretos, tais como o abuso de controles oficiais ou particulares de papel de imprensa, de freqüências radioelétricas ou de equipamentos e aparelhos usados na difusão de informação, nem por quaisquer outros meios destinados a obstar a comunicação e a circulação de idéias e opiniões. "

Não vejo onde a exigência do diploma impede este direito. Não é o jornalista, com o seu diploma, que limita o espaço nos jornais, rádios ou televisão. Quem controla esses espaços são os donos dos veículos de comunicação - na verdade, concessionários. Eles que usam ao seu bel prazer, no
movimento das ondas da política - a maioria está sob comando de políticos, detentores ou ex-detentores de mandato. Em que a derrubada do meu diploma vai mudar isto? Em nada. Quer fazer um teste. Escreva uma opinião grande, ou faça uma matéria sobre algo e mande para um jornal ou TV para ver se eles vão lhe dar o espaço que você julga merecer na sua liberdade de expressão. Muitos veículos já tinham suas colunas de opinião e o espaço do leitor, onde a quantidade de linhas é limitada. Bora ver se essa liberdade de expressão reivindicada pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do stado de São Paulo será dada por seus sindicalizados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quantas moradas tem o seu afeto?

Vanda Amorim · Quantas moradas tem o seu afeto Onde é o seu lugar, o seu lar? Temos um único lar, uma única família ou, como diz na Bíblia sobre a "Casa do Pai", também podemos ter muitas moradas? Acredito nas muitas moradas de Deus e na possibilidade de muitas moradas nossas, nas devidas proporções, claro! Comecei a refletir sobre isso ao acordar hoje, dia em que completo 32 anos que cheguei a Salvador, e resolvi confabular com vocês. Minha morada inicial nesta encarnação é Paulo Afonso - BA. Ali fui recebida por meus pais, Nilton e Nicinha, e por cinco irmãos (três meninas e dois meninos); também por meus avós maternos, Zezinho e Minice, e por tias, tios, primas e primos. Depois recebi com minha família outras cinco irmãs.  E depois mais cinco irmãs e um irmão, trazidos só por meu pai, em nova união. Meu coração aprendeu a amar ali.  Muitos dos que alimentaram este coração já retornaram ao lar espiritual: meus avós, tias e tios. Do lado materno só Manezinho prossegue c

O Filho de Jesus

O papa Bento XVI, recentemente, indignou muita gente mundo afora ao declarar que cristãos são apenas os católicos. Cristão, pelo que tenho estudado, é aquele que segue os ensinamentos deixados por Jesus Cristo, sendo o maior " Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Jesus Cristo foi um líder - é um líder. E é comum que seguidores de líderes sejam cunhados com algum termo quer faça referência ao líder. Assim é com os budistas. Na política acontece a mesma coisa. Os liderados por ACM eram (são) carlistas; tem (ou tinha) os waldiristas, vianistas, soutistas, lulistas... Mas não quero confabular sobre política partidária. Portanto, voltemos ao tema Cristo. No final da semana passada surgiu uma nova teoria sobre o quadro " A Última Ceia", de Leonardo da Vinci, foco de especulações em todo o mundo desde que o romancista Dan Brown baseou seu livro "O Código Da Vinci" na obra, argumentando em sua história que Jesus casou-se com Maria Madal

A água doce está acabando

Mais de 1 bilhão de pessoas poderão sofrer com a falta de água em um futuro próximo. Essa foi a conclusão a que chegaram os mais de 400 cientistas que participaram, em Bruxelas, da segunda parte de um relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas ( IPCC , na sigla em inglês). Talvez ele quisessem dizer que outros 1 bilhão vão sofrer também com a falta d'água. Sim, porque o Greenpeace vem alertando há tempos que JÁ falta água para cerca de 1,7 bilhão de pessoas em todo o mundo. Alerta, também, que a água doce representa 2,5% do total da água existente no mundo e desta, não podemos beber quase nada, pois 99,7% dela está nas geleiras e sob o solo, nos lençóis freáticos profundos (água subterrânea). Essencial para a vida, a água doce já se esgota em muitas partes do planeta. O Brasil, com uma das maiores reservas do planeta, é um dos países que mais desperdiçam esse recurso. O uso doméstico consome cerca de 10% do total, e economizar água em casa faz muita difere